Interdisciplinaridade: o que é isso?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Parâmetros Curriculares Nacionais
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Pacto do Ensino Médio e o REM
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Interdisciplinaridade: o que é isso?
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Universidade Federal de Uberlândia
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Ensino Médio e Educação Profissional
Artista: Natália Abranches “A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação vê”. - Bruno Munari -
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Os PCN e o Ensino Médio.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
TÍTULO Substitua pelo título do seu trabalho Autor, autor, autor, autor, autor, autor Substitua o texto pelo nome dos autores INTRODUÇÃO O tema empreendedorismo.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
TEMAS TRANSVERSAIS.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Interdisciplinaridade: o que é isso?
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Interdisciplinaridade: o que é isso?. Interdisciplinalidade como desafio para a educação básica.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Documentos e Propostas legais
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Censo Escolar 2010 Visão geral dos principais resultados Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Interdisciplinaridade: o que é isso?

Interdisciplinalidade como desafio para a educação básica educação básica é um conceito, definido no art. 21 como um nível da educação nacional e que congrega, articuladamente, as três etapas que estão sob esse conceito: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96

Interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente ética, meio ambiente, saúde, trabalho e consumo, orientação sexual e pluralidade cultural

Interdisciplinaridade: heterogênea, Pseudo-interdisciplinaridade, Interdisciplinaridade auxiliar, compósita, unificadora,

Interdiciplinalidade para desenvolver habilidades e competências

interdisciplinaridade transcende o espaço epistemológico, sendo incorporada aos valores e atitudes humanos

a interdisciplinaridade tem uma função instrumental

reflexão Entendemos por atitude interdisciplinar, uma atitude diante de alternativas para conhecer mais e melhor; atitude de espera ante os atos consumados, atitude de reciprocidade que impele à troca, que impele ao diálogo – ao diálogo com pares idênticos, com pares anônimos ou consigo mesmo – atitude de humildade diante da limitação do próprio saber, atitude de perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes, atitude de desafio – desafio perante o novo, desafio em redimensionar o velho – atitude de envolvimento e comprometimento com os projetos e com as pessoas neles envolvidas, atitude, pois, de compromisso em construirsempre da melhor forma possível, atitude de responsabilidade, mas, sobretudo, de alegria, de revelação, de encontro, de vida (FAZENDA, 1994,

referencias BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002a. ______. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília:Ministério da Educação, 2002b FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1994. CARLOS. Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Interdisciplinaridade: o que é isso? http://4pilares.net/text-cont/garcia-transversalidade-print.htm Acrsso em 28/09/2010. GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-principio-da-interdisciplinaridade-transversalidade.htm. Acesso em 29/09/2010 HAMZE, Amélia. O principio da interdisciplinalidade da transversalidade