Windyzferreira-capesp2007 PRINCIPIOS DA PRATICA DE ENSINO INCLUSIVA.

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Transcrição da apresentação:

windyzferreira-capesp2007 PRINCIPIOS DA PRATICA DE ENSINO INCLUSIVA

windyzferreira-capesp2007 Princípios da prática de ensino inclusiva Aprendizagem ativa Aprendizagem ativa Negociação de objetivos Negociação de objetivos Demonstração, prática e feedback Demonstração, prática e feedback Apoio e colaboração Apoio e colaboração Avaliação contínua Avaliação contínua

windyzferreira-capesp2007 O que sei sobre a aprendizagem? EU, enquanto aluna(o)… 1. Aprendo devagar quando… 1. Aprendo depressa quando… Modulo 01 – O que sei sobre a aprendizagem

windyzferreira-capesp2007 ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS

windyzferreira-capesp2007 Conhecer os aluno(a)s para diferenciar as atividades nas aulas Criar um clima acolhedor onde todo(a)s se sentem benvindos e colaboram entre si Identificar dificuldades especificas e buscar meios e recursos para apoiar o aluno(a) Usar a avaliação para APOIAR o processo ensino e aprendizagem

windyzferreira-capesp2007 Como conhecemos nossos aluno(a)s e diferenciamos nossas aulas? Interesses Interesses Hobby Hobby Habilidades Habilidades Necessidades Necessidades Experiencias de vida, origem, conhecimentos previos

windyzferreira-capesp2007 Mapa da sala de aula

windyzferreira-capesp2007 Como fazer para que os estudantes se sintam benvindos e trabalhem cooperativamente? Cultura inclusiva: valores ( direito,respeito) Cultura inclusiva: valores ( direito,respeito) Incentivando apoio e colaboracao Incentivando apoio e colaboracao Diversidade de agrupamentos na sala Diversidade de agrupamentos na sala Diversidade de atividades ao mesmo tempo sobre o mesmo topico Diversidade de atividades ao mesmo tempo sobre o mesmo topico

windyzferreira-capesp2007 Mapa da Mente CULTURA INCLUSIVA

windyzferreira-capesp2007 Quais estratégias de ensino e aprendizagem podem nos ajudar a diferenciar o currículo? Identificação da dificuldade especifica de cada aluno(a) Identificação da dificuldade especifica de cada aluno(a) Conhecer os niveis de aprendizagem Conhecer os niveis de aprendizagem Aluno(a) em risco de exclusão Aluno(a) em risco de exclusão Diferenciar as estratégias Diferenciar as estratégias Tipo de erro Tipo de erro Nível de leitura Nível de leitura Nível de compreensão Nível de compreensão Apoio mútuo Apoio mútuo

windyzferreira-capesp2007 Princípios da prática de ensino inclusiva Aprendizagem ativa Aprendizagem ativa Negociação de objetivos Negociação de objetivos Demonstração, prática e feedback Demonstração, prática e feedback Apoio e colaboração Apoio e colaboração Avaliação contínua Avaliação contínua

windyzferreira-capesp2007 Preparando uma aula inclusiva… Escolha em grupo uma disciplina (matematica, ciencia, portugues, etc) Escolha em grupo uma disciplina (matematica, ciencia, portugues, etc) Escolha em grupo um conteudo curricular Escolha em grupo um conteudo curricular Elabore um plano de aula com base no roteiro Elabore um plano de aula com base no roteiro

windyzferreira-capesp2007 Plano de aula inclusiva … FOCO DA AULA: Conteudo curricular FOCO DA AULA: Conteudo curricular OBJETIVO DA AULA: o que o aluno(a) deve aprender nesta aula? OBJETIVO DA AULA: o que o aluno(a) deve aprender nesta aula? Turma: No de alunos - Série – Periodo Turma: No de alunos - Série – Periodo Quais alunos sao vulneraveis? Quais alunos sao vulneraveis? INTRODUCAO da Aula (como iniciar o tema?) INTRODUCAO da Aula (como iniciar o tema?) - Como apresentar o conteudo curricular? - Como envolver os alunos? ATIVIDADES - Reflexao individual sobre o topico abordado - Como vou dividir os grupos? (Tempo necessario/estrategia) - Quais atividades diferenciadas serao organizadas? (Tempo/estrategias) - Como assegurar que TODOS participam? INTERDEPENDENCIA APRESENTACAO DOS RESULTADOS – plenaria (turma/escola) APRESENTACAO DOS RESULTADOS – plenaria (turma/escola) AVALIACAO – como vou saber quem aprendeu ou nao? AVALIACAO – como vou saber quem aprendeu ou nao?