Planejamento de Mídia Informações Básicas Objetivos - de Marketing Estratégia de Mídia - meios Tática de Mídia - veículos Mapas de Programação Cronograma Resumo da verba Anexo
Informações Básicas O Produto – Categoria, características, hábitos de consumo, sazonalidade, concorrentes diretos ou indiretos e market share O Público Alvo – Prioritário e secundário, perfil( demográfico e psicográfico) . O Mercado – Praças previstas para a veiculação,disponibilidade de mídia por praça
Objetivos de Marketing Lançamento de Produto Relançamento de Produto Sustentação Ampliar o share Responder à ação da concorrência Ação Promocional
Objetivos de Mídia Diretamente ligados aos Objetivos de MKT Lançamento - Grande cobertura junto ao PA Sustentação - buscar continuidade, estar presente o maior tempo possível Atuar com maior eficiência do que a concorrência - Ganhar share
Estratégia de Mídia Seleção e recomendação dos meios – justificar a recomendação de cada um deles Período de veiculação para cada meio Definição de esforços por mercados, se houver atividade extra de propaganda em alguma praça
Tática de Mídia - seleção e defesa dos veículos Televisão (aberta e por assinatura) – quais as emissoras e quais os gêneros de programa selecionados RV e JN – Títulos selecionados Rádio – quais as emissoras e quais os gêneros/ faixa horária selecionados Outdoor e Outbus - roteiros e nº de cartazes Internet – site e tipo de anúncio Cinema – quais as salas selecionadas.
Mapas de Programação Fazer uma mapa para cada meio de comunicação, com a programação, total de inserções, custo unitário e custo total. Calcular o total para cada emissora/veículo, ex: total rede Globo, total SBT, total revista Veja,etc Calcular o total por cada meio de comunicação, ex: total televisão, total Revista,etc Incluir o período de validade das tabelas de preços utilizadas
Cronograma
Resumo de aplicação da verba (exemplo)
Tabelas de preços utilizadas no planejamento Anexo Tabelas de preços utilizadas no planejamento