Marketing Digital Carlos Freire.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caso Google vs Microsoft
Advertisements

HISTÓRIA DA INTERNET.
Conceitos do marketing digital
A evolução da internet e o novo consumidor
REDES SOCIAIS.
Marketing Digital.
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
QUEM SOMOS. QUEM SOMOS VISÃO 360 GRAUS Integração e unificação da comunicação. Website Hotsite Redes Sociais Mobile FOCO NOS RESULTADOS.
A grande rede mundial de computadores
Tecnologia da Informação
Apresentação. Apresentação Apresentação Marketing, planejamento, criatividade e monitoramento. Quatro palavras e uma missão: uma Agência de Marketing.
AGÊNCIA MOUSE SOLUÇÕES PARA WEB
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Quem Somos Uma empresa jovem formada por profissionais de diversos ramos: tecnologia, administração, marketing, publicidade, psicologia e design; Com.
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
1. Administração: José Carlos Rodrigues | Rua de Entreparedes, º Esq – Porto| Tel:
SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA
Introdução Hoje a internet é um dos maiores meios de comunicação em massa, atingindo milhares de consumidores. O Google possui uma das maiores e melhores.
Primeiro Técnico Histórico de Internet.
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
Histórico e conceitos básicos.
Uso das Redes Sociais na Gestão
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Aplicações de redes em sistemas de informação
INTERNET BÁSICA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
PROCESSAMENTO DE DADOS
Soluções Web | SEO. Criada em 2015, busca parcerias para inovar o mercado web A RW não quer clientes, quer parceiros e quer ser agente de soluções Queremos.
MARKETING 2.O Prof. Dr. José Francisco Resende. Relembrando
A Revolução da Internet.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007. Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet.
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.
PLANO DE NEGÓCIOS.
Apresentação Surgimento nos EUA na guerra fria 1969; Em desuso após a guerra cientistas passaram a usar; Hoje em dia é o maior sistema de comunicação.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Carlos Freire E-commerce. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital A Internet surgiu há um pouco mais de quinze anos; É uma rede de computadores.
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
CIRCUITO CÂMERA COTIDIANA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES - julho/agosto 2013 A cada ano, uma equipe de 15 Multiplicadores passa por um curso.
Carlos Freire Marketing Digital. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
E-commerce Carlos Freire.
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
 Um web site não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo de um mundo.
Muito prazer! A YEP é uma agência que planeja e desenvolve estratégias de comunicação e marketing. Desde 2009, trabalhamos com o intangível, juntamos um.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Uso Educativo da Internet. O que é Internet? É uma rede mundial de computadores interligados, que permite trocar informações dos mais variados assuntos,
Criação de sites bh A Lytron Brasil é uma Agência de Marketing Digital Completa. Com experiência nesse mercado desde 2001, atendemos com sucesso e consideração.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
A História da INTERNET.
WEB Marketing A internet como ferramenta de Negócios e Marketing. Br Portais e Tecnologia (14) ; (14)
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Marketing Digital Carlos Freire

Planejamento Marketing Digital Internet 1960 – Começou a ser idealizada pelo Departamento de Defesa dos USA que desenvolveu uma rede de computadores batizada de Arpanet.

Planejamento Marketing Digital O Objetivo era interligar pontos estratégicos, bases militares e centros de pesquisas e de tecnologia, com segurança para evitar ataques externos.

Planejamento Marketing Digital A grande evolução em relação às redes já existentes residia no fato de não haver uma central, todos os nós da rede tinham a mesma importância possibilitando que os dados fossem transmitidos em qualquer sentido. Estava-se em plena Guerra Fria.

Planejamento Marketing Digital Planejamento Marketing Digital Pouco tempo depois quatro universidades e outras instituições que trabalhavam também com projetos de defesa, conectaram-se à rede e, em 1975, existiam cerca de 100 sites. A troca de mensagens e arquivos já era uma realidade.

Planejamento Marketing Digital No mesmo ano, 1975, foi criada a Telenet, primeiro serviço comercial norte-americano de acesso à rede.

Planejamento Marketing Digital Em 1983, uma mudança de tecnologia que mudou a linguagem de NCP (Network Control Protocol) para TCP/IP linguagem utilizada até hoje, possibilitou um grande crescimento da rede que passou a se chamar Internet.

Planejamento Marketing Digital Em 1991 foi criado o sistema de hipertexto world wide web (www) , que facilitou a nevegação pela rede.

Planejamento Marketing Digital Nessa época, 1991, a rede contava com aproximadamente 50 mil redes internacionais, 50% delas nos USA. Em julho de 1995 a rede contava com mais de 6 milhões de computadores conectados à Internet e ainda sistemas portáteis e desktops que ficavam online por alguns momentos. Era a segunda geração da web.

Planejamento Marketing Digital Em 1994 foi criado o Yahoo!; 1997 o Google; 1998 o MSN; 2009 o Bing. A velocidade das transformações e do surgimento de novidades era impressionante.

Planejamento Marketing Digital No Brasil a Internet chegou em 1989 quando uma rede conectou a FAPESP ( Fundação de Amparo à Pesquisa SP) ao Fermilab (Laboratório de Física de Altas Tecnologias de Chicago/ EUA) para troca de arquivos e correios eletrônicos.

Planejamento Marketing Digital No mesmo ano, 1989, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) colocou no ar a rede Alternex. Em 1991 essa rede foi liberada para ONGs, universidades e setores ligados à atividade acadêmica.

Planejamento Marketing Digital Ainda em 1989 o Ministério de Ciência e Tecnologia inaugurou a RNP – Rede Nacional de Pesquisa que foi fundamental para a implantação da Internet no Brasil, tanto no aspecto da tecnologia, quanto na capacitação de recursos humanos, políticas de preço, gestão e uso.

Planejamento Marketing Digital Finalmente, em 1995, por iniciativa dos Ministérios das Telecomunicações e de Ciência e Tecnologia deu-se a abertura da Internet para o setor privado e exploração comercial.

Planejamento Marketing Digital O Crescimento foi muito rápido, passando de 100 mil usuários, em 1996, para um milhão de pessoas em 1998. Em um período de 10 anos o Brasil chegou a 67,5 milhões de usuários.

Planejamento Marketing Digital Nessa época, relatórios da ITU (União Internacional de Telecomunicação) apontava para 1,7 bilhão de internautas no mundo (26% da população mundial). O relatório atual dá conta de quase 3 bilhões de usuários, 40% da população mundial.

Planejamento Marketing Digital Três gerações de Internet: 1a geração – Internet 1.0 Internet como surgiu, com sites estáticos e pouca interatividade.

Planejamento Marketing Digital 2a geração – Internet 2.0 A Era Social, internet interativa, surgimento dos blogs, redes sociais, conteúdo produzido pelos próprios internautas.

Planejamento Marketing Digital 3a geração – Internet 3.0 Estamos vivendo essa transição, caracterizada pela informação de forma organizada o que possibilitará que não só os humanos, mas as máquinas possam entender e responder a pesquisas e perguntas. Também é conhecida como Web Semântica ou Web Inteligente.

Planejamento Marketing Digital 3a geração – Internet 3.0 Outra característica da Internet 3.0 é que a navegação deixa rastros que passam a ser utilizados para apresentar aos usuários informações ligadas àquilo que ele pesquisou.

Planejamento Marketing Digital Se fizermos uma pesquisa de viagem nas férias, ou mesmo comentarmos isso nas redes sociais, passaremos a receber ofertas de agências de viagens. É importante ler os contratos de todas as redes em que nos cadastramos, para saber ao que estaremos expostos.

Planejamento Marketing Digital Já se fala em Web 4.0 que será caracterizada por redes fechadas, dentro da rede global, o Facebook já é um exemplo. Outra característica é a Internet restrita, como já ocorre em países como China, Arábia Saudita e Egito. Sites destinados apenas a locais específicos.

Planejamento Marketing Digital Outra tendência é a de sites e portais começarem a cobrar pelo acesso. Crescimento dos aplicativos, que já é uma realidade. Pequenos feudos baseados em sistemas operacionais específicos: OSX, Android, WindowsPhone.

Planejamento Marketing Digital A evolução da Internet no Brasil: 2,5 milhões de usuários 2011 85 milhões de usuários

Planejamento Marketing Digital Classes C, D, E 52% dos usuários Desde 2007 se vendem mais computadores que televisores no Brasil.

Planejamento Marketing Digital Base de computadores no Brasil (FGV) 100 milhões (2012) 50 milhões acessam a rede atualmente 38 milhões de casa 35% acessam por intermédio de lan houses 16% acessam da escola

Planejamento Marketing Digital Brasileiro passa em média 48 h / mês na Internet Buscas (search) 85,5% Redes sociais E-mail Entretenimento Mensagens Instantâneas Compras 62,1% Blogs Informações e notícias Fotos

Planejamento Marketing Digital Pequenas e Médias Empresas (PMEs) Fonte: ACSP – 2010 60% possui site próprio 36% realizam negócios pela Internet

Planejamento Marketing Digital Cetic.br Pesquisa Proporção de domicílos que possuem computador na Região Norte; Tipo de Computador; Empresas na Região Norte que tem área ou departamento de TI; Empresas na região Norte que têm mais de 10 computadores.

Planejamento Marketing Digital A Internet surgiu há um pouco mais de quinze anos; É uma rede de computadores interligados em que indivíduos, empresas e especialistas podem publicar informações que podem ser acessadas por pessoas interessadas ou clientes; A grande novidade para o mundo dos negócios é a possibilidade de disponibilidade e acesso a informações sobre produtos e serviços. Além disso: Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Deixou de existir a separação entre produtor e consumidor; Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Deixou de existir a separação entre produtor e consumidor; Não há mais exclusividade de produção de conteúdo, mídia ou software; Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Deixou de existir a separação entre produtor e consumidor; Não há mais exclusividade de produção de conteúdo, mídia ou software; Não há mais distinção entre informação, entretenimento e relacionamento; Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Deixou de existir a separação entre produtor e consumidor; Não há mais exclusividade de produção de conteúdo, mídia ou software; Não há mais distinção entre informação, entretenimento e relacionamento; O indivíduo é quem decide se consome informação, entretenimento, relacionamento, produtos ou serviços, na hora que desejar e da forma como desejar; Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital A Internet deixou de ser a corporação.com e, por iniciativa das pessoas, passou a ser uma rede de pessoas. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Junto com a Internet vieram os emails, os sites, as URLs, os Blogs, Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Junto com a Internet vieram os emails, os sites, as URLs, os Blogs, A Internet tornou-se, a princípio, um grande catálogo eletrônico; Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Junto com a Internet vieram os emails, os sites, as URLs, os Blogs, A Internet tornou-se, a princípio, um grande catálogo eletrônico; De repente, sem ninguém esperar as empresas da Internet ( Google, Youtube, Yahoo) passaram a ter um enorme valor de mercado; Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Junto com a Internet vieram os emails, os sites, as URLs, os Blogs, A Internet tornou-se, a princípio, um grande catálogo eletrônico; De repente, sem ninguém esperar as empresas da Internet ( Google, Youtube, Yahoo) passaram a ter um enorme valor de mercado; Blogueiros (?) tinham mais audiência que qualquer jornal impresso ou televisivo; Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Nesse período a Internet cresceu assustadoramente e incorporou-se à vida das pessoas de tal forma que é difícil imaginar como se vivia sem ela. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Para facilitar o estudo vamos dividí-la em 5 grandes grupos, quais seja: As ferramentas de busca; Os sites e portais; As redes sociais e os blogs; As ferramentas de comunicação; Os mundos virtuais. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Ferramentas de Busca Com o crescimento das URLs começaram a surgir as ferramentas de busca, que se encarregavam de procurar o que se desejava encontrar; Yahoo!, AltaVista, Bing e Google passaram a ser as principais portas de entrada da Internet; Ou seja, se o indivíduo frequenta um site muitas vezes ele o coloca nos Favoritos, nos outros casos, utiliza uma ferramenta de busca qualquer; Daí a importância do SEO ( Search Engine Optimization) que é a ferramenta que executa as buscas. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital 2. Portais, sites e hotsites A Internet começou com um conjunto de websites, um conjunto de páginas com textos, imagens e hiperlinks que podiam ser acessados e continham um determinado conteúdo; Em seguida, surgiu o conceito de Portal, que tinha como objetivo fixar o indivíduo, dando a ele a impressão de que poderia fazer tudo que precisasse ali; Assim surgiram: UOL, Terra, G1 e tantos outros; Em seguida, unindo-se a tecnologia da web e a tecnologia dos Cartões de Crédito surgiu a possibilidade de compra e venda, o e-commerce. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital 3. Redes Sociais, fóruns e blogs A partir de um determinado momento o internauta deixou de ser espectador e passou a ser o sujeito da internet. Surgiram as redes sociais, os fóruns locais em que os indivíduos podiam gerar seus próprios conteúdos, podiam se relacionar com outras pessoas, se informar, se divertir tudo ao mesmo tempo. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital 4. Ferramentas de Comunicação Outro grande grupo dentro da rede mundial são as ferramentas de comunicação. A princípio o email era o “rei” da comunicação virtual. Em seguida surgiram outras possibilidades: ICQ, MSN, Skype (VOIP). Hoje praticamente todas as ferramentas de busca e mídias sociais permitem a comunicação “online”. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital 5. Mundos Virtuais e jogos online Os jogos on-line, acessados pela Internet, representam um conceito antigo, mas sua capacidade e complexidade foi aumentando de tal forma que eles conseguiram criar verdadeiros mundos virtuais, que incluem comunidades, troca de mensagens e diversas formas de interação entre os jogadores. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Termos Google . Busca - Palavra- Chave . Resultado – Busca Orgânica . Anúncios Pagos – Links Patrocinados . Google AdWords – Gerencia links patrocinados Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital . Google AdSense – permite que links patrocinados sejam exibidos em seu site . Conjunto de sites AdSense – Rede de Conteúdo . Google Analytics – monitora as visitas ao site . iGoogle – Widgets para páginas de abertura . Google Maps – mapas do mundo todo Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital . Widgets e Mashups – Mapas google e Youtube . Crowdsourcing (fonte coletiva)/ Sites colaborativos – O primeiro tem um fim específico e o segundo não (Youtube). Crowdsourcing: www.camiseteria.com.br - você envia estampas de camisetas que são votadas e as primeiras colocadas são produzidas e compradas pelos próprios membros. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital . Crowdsourcing InnoCentive – Empresa com problema de desenvolvimento (SEEKER), apresenta um desafio no site, descrição do problema, restrições e oferece premiação para a melhor solução. Os profissionais cadastrados (SOLVERS) apresentam soluções, a empresa analisa, escolhe e paga o prêmio. A InnoCentive conta hoje com 150 mil profissionais cadastrados de 175 países e é utilizada com empresas como Procter& Gamble, Eli Lilly, fundação Rockfeller e outras. Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital . Sites de Código Aberto São desenvolvidos em grupo com utilização livre, online. WordPress, excelente plataforma para blogs (www.wordpress.org) Magento, plataforma de e-commerce (www.magentocommerce.org) Wiki, plataforma da Wikipedia (www.wiki.org) V-Tiger, plataforma completa para CRM (www.vtiger.com) PHPBB, plataforma para criação de fóruns (www.phpbb.com) PHPlist, plataforma para criação de newsletter (www.phplist.com) OpenX, software para gerenciamento de banners (www.openx.org) PhpIzabi, plataforma para criação de redes sociais (www.phpizabi.net) Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital . Pesquisas A Internet é um dos setores onde as pesquisas são fartas. Você pode encontrar todo tipo de informação e pesquisa, seja qualitativa ou quantitativa. Muitas empresas e instituições tem se dedicado a fazer este trabalho. No Brasil ao CETIC – Comitê Gestor da Internet no Brasil realiza uma pesquisa anual que mostra o perfil do internauta no Brasil www.cetic.br/usuários Carlos Freire 2013

Planejamento Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital devem ter, pelo menos, 7 ações estratégicas: Marketing de Conteúdo; Marketing nas Mídias Sociais; Marketing Viral; E-mail marketing Publicidade On-line Pesquisa On line Monitoramento Carlos Freire 2013