Semana do SARESP/SAEB /10/2015 CGEB/CIMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Orientação – acesso ambiente virtual
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Pedagogia da pesquisa-ação
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
O Aluno a Distância.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Secretaria da Educação e Cultura
INSCRIÇÕES OBQ OBQjunior - 8º ou 9 º ano do ensino fundamental e
PAR – Plano de Ações Articuladas
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Tutorial Aulanet Mundo Verde Manual do Aluno.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
1.Acesso a página do CCEAD. Login e Senha. 2.Verificando os alunos inscritos na turma. 3.Configurações iniciais da disciplina 4.Configurações do tópico.
CONFIRA NOSSO NOVO ATENDIMENTO ON-LINE REPLETO DE NOVIDADES !!!
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Sobre o GEEKIE Games Ao entrar na plataforma, o aluno faz um teste diagnóstico para identificar quais são suas dificuldades e níveis de proficiência em.
Após a carregar a página, digite seu usuário e senha, disponibilizado pela SERAC ou pelo Setor de TI, caso tenha recebido o treinamento presencial. Clique.
Colégio Positivo de Arapoti Autor: Prof. Ronaldo C. de Oliveira
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Atividade complementar 04 e 05
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
CRIANDO UMA WEBQUEST NO GOOGLE SITES
Coordenador: Prof. Eduardo Sardinha Lisboa
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
PROJETO FOCO NO SARESP SETEMBRO/2015.
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
PATRIMÔNIO.
Oficina de Divulgação de Resultados
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA 11 DE MAIO DE 2016.
MAPA DE HABILIDADES.
O papel pedagógico do órgão gestor
Área Exclusiva e Black Board
CONFIRA NOSSO NOVO ATENDIMENTO ON-LINE REPLETO DE NOVIDADES !!!
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS NIVELAMENTO 17/03
Passo 1 Acesse o site do Projeto Rondon – Clique no banner “Operações Janeiro 2013”.
Transcrição da apresentação:

Semana do SARESP/SAEB 2015 05/10/2015 CGEB/CIMA Videoconferência Semana do SARESP/SAEB 2015 05/10/2015 CGEB/CIMA

Roteiro Objetivos da Semana do SARESP/SAEB 2015 Lançamento oficial Plataforma Foco Aprendizagem Simulado Online Prova Brasil/SAEB Mobilização da comunidade escolar Interação: Dúvidas e Perguntas

Antes de começarmos Recadastramento www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br A reunião bimestral com os pais em outubro é um momento fundamental para relembrá-los sobre essa importante ação. Flyer será enviado para todas as escolas até o dia 16/10.

Datas de aplicação Quando será o SARESP e o SAEB (Prova Brasil)? SAEB/Prova Brasil: 3 a 13 de novembro Coordenadores de Polo (408) – indicados pelas DEs – estabelecem junto aos diretores das escolas as datas de aplicação no Polo. SARESP: 24 e 25 de novembro Cronograma de atividades será enviado para as DEs na primeira semana de outubro.

1. Objetivos da Semana do SARESP/SAEB 2015

Semana do SARESP/SAEB Objetivos específicos da “Semana” Disseminar junto à equipe escolar os objetivos e formato de aplicação das avaliações, assim como os pontos em comum entre elas;

Reconhecer a evolução histórica dos resultados das avaliações do SARESP por meio da nova plataforma “Foco Aprendizagem”, a fim de refletir sobre os resultados e, principalmente, planejar ações pontuais até os dias de aplicação das avaliações;

Planejar a aplicação do “Simulado Online SAEB – 2015”, com vistas a trabalhar o “gênero item” junto aos alunos e apoiar o direcionamento de ações pontuais a partir do retorno dos resultados em tempo real;

Planejar ações de mobilização dos alunos e comunidade escolar como um todo, para assegurar ampla participação e engajamento com a realização das avaliações.

Material orientador específico já está disponível na intranet

2. Lançamento oficial Plataforma Foco Aprendizagem

“A gente não se vê no SARESP!”

PROFICIÊNCIA

Itinerário de aprendizagem Conjunto de habilidades que se estruturam a partir das habilidades construídas nas etapas anteriores, ampliando e/ou aprofundando conceitos das diferentes áreas do conhecimento. Etapa 3 Conjunto de habilidades que se estruturam a partir das habilidades construídas na etapa anterior, consolidando conceitos das diferentes áreas do conhecimento. Itinerário de aprendizagem Etapa 2 Conjunto de habilidades fundamentais que conferem as condições necessárias para construção dos conceitos nas diferentes áreas do conhecimento. Etapa 1

Interpretação do Grau de Domínio: Se selecionarmos um aluno aleatoriamente no grupo, qual a probabilidade de este acertar um item aleatório referente à habilidade. Defendido amplamente nas literaturas de avaliação como um parâmetro adequado para “Bom” desempenho. 65% Baixo Médio Alto Grau de domínio Histórico: 2012 a 2014

Interpretação do Grau de Domínio: Se selecionarmos um aluno aleatoriamente no grupo, qual a probabilidade de este acertar um item aleatório referente à habilidade. Calculado com base em estudos empíricos para cada habilidade. 65% Baixo Médio Alto Grau de domínio Histórico: 2012 a 2014

Central (Rede) 9º ano EF Matemática

Regional (D.E.) SUL 3

Local (Escola) DE CENTRO-OESTE ANTONIO ALVES

O que a plataforma permite? Atuação ainda mais precisa e focada pelas diretorias de ensino e escolas, na medida em que poderão identificar as competências e habilidades que devem ser priorizadas;

Promover a reflexão e revisão da prática docente e das ações de formação continuada em todas as disciplinas, em âmbito regional (DE) e local (escola), levando em consideração as principais dificuldades que nossos alunos estão, de fato, enfrentando.

FLUXO ESCOLAR

AMERICANA 0,99 0,94 0,86

AMERICANA GERMANO MAESTRO 0,98 0,87 0,76

Para acessar: www.focoaprendizagem.educacao.sp.gov.br Login: e-mail institucional pedagógico da escola Ex.: eXXXXXXp@educacao.sp.gov.br Senha: foi enviada, no domingo, para cada um dos e-mails pedagógicos institucionais. As diretorias permanecem com o mesmo login e senha que já foram divulgados em agosto.

3. Simulado Online Prova Brasil/SAEB

Todos os alunos estão familiarizados com as provas objetivas?

Vídeo Simulado Online

Simulado Online Como acessar?

Passo 1: O aluno deve acessar o site: www.sed.educacao.sp.gov.br Passo 2: Fazer seu login inserindo o RA e a senha. Obs.: Sempre que for primeiro acesso, a senha é a data de nascimento do aluno.

Acesso Usuário: Senha: Entrar

Passo 3: Clicar em “Aluno”.

Passo 4: Clicar em “Iniciar”.

Passo 5: O aluno irá visualizar o passo a passo para realizar a prova.

Passo 6: Sair de todas as contas Google que ele estiver logado Passo 6: Sair de todas as contas Google que ele estiver logado. Basta clicar no link indicado na página. Passo 1 Clique aqui para sair de todas as contas Google que você esteja logado.

Passo 7: Selecionar a turma do aluno. 05 ANO TARDE

Passo 8: Selecionar a disciplina que deseja fazer o simulado. Língua Portuguesa Matemática

Passo 9: Colocar a senha no e-mail Passo 9: Colocar a senha no e-mail. A mesma senha que o aluno utilizou para entrar no SED. Em seguida, clicar em “Fazer Login”. Fazer login |Senha

Passo 10: Realizar o simulado.

Prazo sugerido para realização do Simulado Online 23 de outubro

4. Mobilização da comunidade escolar

Como a escola pode mobilizar a comunidade escolar para promover a participação no SARESP/SAEB? Até o dia da aplicação Apresentação do SARESP a pais, alunos e professores: importância do SARESP e do SAEB, como os resultados vêm sendo utilizados etc.;

Vídeo 1: SARESP orienta práticas pedagógicas e engaja alunos em escola com bons resultados Vídeo 2: Esquenta SARESP - Mobilização dos Pais

Até o dia da aplicação Divulgação dos dias de aplicação do SARESP e SAEB (e-mail, WhatsApp etc.). Envolvimento do Grêmio Escolar; Vídeo 3: Rap do SARESP “Papo Reto”

Até o dia da aplicação A importância do clima de acolhimento; Os pais de alunos, que não sejam funcionários da escola, podem ser convidados para acompanhar.

5. Interação: Dúvidas e Perguntas