APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus conhecimentos, produzindo, de forma colaborativa, textos de conteúdos pedagógicos.
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS Deve estar pautado nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, nas diferentes Disciplinas Curriculares e em seus Conteúdos Estruturantes.
O 'CORPO' DO FOLHAS CABEÇALHO Autor: NRE: Escola: Disciplina:
O 'CORPO' DO FOLHAS ( ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio Disciplina da relação Interdisciplinar 1: Disciplina da relação Interdisciplinar 2:
FORMATO Problema inicial; Desenvolvimento teórico disciplinar e contemporâneo; Desenvolvimento teórico interdisciplinar;
FORMATO Propostas de atividades (distribuídas ao longo de todo o Folhas); Referências.
PROBLEMA Instigar o aluno a buscar, através do estudo, sua resolução; A linguagem utilizada deve estar de acordo com a capacidade de abstração do aluno;
PROBLEMA O problema deve provocar o aluno, mobilizando-o por meio de uma situação problema.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DISCIPLINAR Desenvolvimento teórico do conteúdo proposto; O texto deve fornecer subsídios ao aluno para a solução ou para as tentativas de solução do problema;
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DISCIPLINAR O desenvolvimento do conteúdo deverá focar aspectos contemporâneos da disciplina;
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO INTERDISCIPLINAR O objeto de ensino de cada disciplina possui caráter interdisciplinar;
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO INTERDISCIPLINAR Relacionar o conteúdo a outras duas disciplinas não apenas mencioná-las ou remeter os alunos a consultarem a Internet, livros; etc.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO INTERDISCIPLINAR Para que ocorra a relação interdisciplinar, o professor deverá consultar as DCE's e o Manual Folhas das disciplinas contempladas;
PROPOSTAS DE ATIVIDADES Deve proporcionar aprofundamento dos conteúdos discutidos no Folhas.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES Devem ser provocativas, instigantes, mobilizadoras, reflexivas;
PROPOSTAS DE ATIVIDADES É fundamental que estejam dispostas ao longo de todo o texto, realimentando a mobilização alcançada pelo problema inicial.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES No caso de atividades de análise de filmes e/ou pesquisas, explicitar o encaminhamento metodológico e sua relação com o conteúdo abordado.
REFERÊNCIAS Estar de acordo com as normas contidas no Manual Folhas;
REFERÊNCIAS Respeitar a lei de direitos autorais e propriedade intelectual, Lei nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998;
REFERÊNCIAS Consultar o portal:
REFERÊNCIAS Nele constam imagens de domínio público de diversas disciplinas e assuntos, que podem ser utilizadas na composição do Folhas;
REFERÊNCIAS Outra alternativa é o autor utilizar imagens próprias, desde que não fira o direito de imagem previsto na lei supra- citada;
ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DO FOLHAS Elaboração da Sinopse; Validação na escola;
ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DO FOLHAS Inscrição do Folhas on-line, preenchendo os campos do formulário, incluindo a sinopse e os pareceres da validação na escola.
SUGESTÃO DE SITES: da universidade).br
SUGESTÃO DE SITES:
BIBLIOTECA DO PROFESSOR: OLIVEIRA, Sávio Assis de. Reinventando o esporte; BARRETO, Débora. Dança..., ensino, sentidos e possibilidades na escola; KUNZ, Elenor. Transformação didático- pedagógica do esporte;
BIBLIOTECA DO PROFESSOR: COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física; SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo; ______. Corpo e história;
BIBLIOTECA DO PROFESSOR: CAPARROZ, Francisco Educardo. Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola; GOELLNER, Silvana Vilodre. Educação Física/Ciências do Esporte: Intervenção e conhecimento;
BIBLIOTECA DO PROFESSOR: BRACHT, Valter et al. Pesquisa em ação: Educação Física na escola; MARCELINO, Nelson Carvalho. Lúdico, Educação e Educação Física; GARCIA, Regina Leite. O corpo que fala dentro e for a da escola.