APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
NRE DE APUCARANA – PROF.BURIM – REUNIÃO TÉCNICA – 04 À 06 DE SETEMBRO DE CURITIBA.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Características de um bom professor de biologia
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Prof.ª Camila Belarmino
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Orientação Técnico-Pedagógica
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Prof. José Roberto Medina
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
Subprojeto: Geografia
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Disciplina de Arte.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Formação continuada ANO 2015
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Reunião Geral C. E. Profª Francisca Jeremias. O IDERJ é um índice de qualidade escolar criado para fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus conhecimentos, produzindo, de forma colaborativa, textos de conteúdos pedagógicos.

APRESENTAÇÃO DO FOLHAS Deve estar pautado nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, nas diferentes Disciplinas Curriculares e em seus Conteúdos Estruturantes.

O 'CORPO' DO FOLHAS CABEÇALHO Autor: NRE: Escola: Disciplina:

O 'CORPO' DO FOLHAS ( ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio Disciplina da relação Interdisciplinar 1: Disciplina da relação Interdisciplinar 2:

FORMATO Problema inicial; Desenvolvimento teórico disciplinar e contemporâneo; Desenvolvimento teórico interdisciplinar;

FORMATO Propostas de atividades (distribuídas ao longo de todo o Folhas); Referências.

PROBLEMA Instigar o aluno a buscar, através do estudo, sua resolução; A linguagem utilizada deve estar de acordo com a capacidade de abstração do aluno;

PROBLEMA O problema deve provocar o aluno, mobilizando-o por meio de uma situação problema.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DISCIPLINAR Desenvolvimento teórico do conteúdo proposto; O texto deve fornecer subsídios ao aluno para a solução ou para as tentativas de solução do problema;

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DISCIPLINAR O desenvolvimento do conteúdo deverá focar aspectos contemporâneos da disciplina;

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO INTERDISCIPLINAR O objeto de ensino de cada disciplina possui caráter interdisciplinar;

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO INTERDISCIPLINAR Relacionar o conteúdo a outras duas disciplinas não apenas mencioná-las ou remeter os alunos a consultarem a Internet, livros; etc.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO INTERDISCIPLINAR Para que ocorra a relação interdisciplinar, o professor deverá consultar as DCE's e o Manual Folhas das disciplinas contempladas;

PROPOSTAS DE ATIVIDADES Deve proporcionar aprofundamento dos conteúdos discutidos no Folhas.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES Devem ser provocativas, instigantes, mobilizadoras, reflexivas;

PROPOSTAS DE ATIVIDADES É fundamental que estejam dispostas ao longo de todo o texto, realimentando a mobilização alcançada pelo problema inicial.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES No caso de atividades de análise de filmes e/ou pesquisas, explicitar o encaminhamento metodológico e sua relação com o conteúdo abordado.

REFERÊNCIAS Estar de acordo com as normas contidas no Manual Folhas;

REFERÊNCIAS Respeitar a lei de direitos autorais e propriedade intelectual, Lei nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998;

REFERÊNCIAS Consultar o portal:

REFERÊNCIAS Nele constam imagens de domínio público de diversas disciplinas e assuntos, que podem ser utilizadas na composição do Folhas;

REFERÊNCIAS Outra alternativa é o autor utilizar imagens próprias, desde que não fira o direito de imagem previsto na lei supra- citada;

ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DO FOLHAS Elaboração da Sinopse; Validação na escola;

ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DO FOLHAS Inscrição do Folhas on-line, preenchendo os campos do formulário, incluindo a sinopse e os pareceres da validação na escola.

SUGESTÃO DE SITES: da universidade).br

SUGESTÃO DE SITES:

BIBLIOTECA DO PROFESSOR: OLIVEIRA, Sávio Assis de. Reinventando o esporte; BARRETO, Débora. Dança..., ensino, sentidos e possibilidades na escola; KUNZ, Elenor. Transformação didático- pedagógica do esporte;

BIBLIOTECA DO PROFESSOR: COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física; SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo; ______. Corpo e história;

BIBLIOTECA DO PROFESSOR: CAPARROZ, Francisco Educardo. Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola; GOELLNER, Silvana Vilodre. Educação Física/Ciências do Esporte: Intervenção e conhecimento;

BIBLIOTECA DO PROFESSOR: BRACHT, Valter et al. Pesquisa em ação: Educação Física na escola; MARCELINO, Nelson Carvalho. Lúdico, Educação e Educação Física; GARCIA, Regina Leite. O corpo que fala dentro e for a da escola.