Genética e Evolução: Abordagens e metodologias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Letramento: um tema em três gêneros
Matemática para todos Educação Básica
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Área do conhecimento: Biologia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
A NECESSIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM CAPACIDADE DE AVALIAR O IMPACTO DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE. Prof. Enio Borba Carli Colegiado de Física – FAFIL 2009.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Prof. Esp. Marcelo Valente
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Ciência e tecnologia no ensino médio
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
O computador como Meio e como Fim...
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade Federal de Alagoas
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Matriz de avaliação processual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Genética e Evolução: Abordagens e metodologias UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Departamento de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal Genética e Evolução:  Abordagens e metodologias Profª Drª Maria do Carmo Pimentel Batitucci

O que é previsto para o ensino de Biologia no Ensino Médio Desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo.

Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias A crescente valorização do conhecimento e da capacidade de inovar Cidadãos capazes de aprender continuamente Essencial uma formação geral e não apenas um treinamento específico.

“É objeto de estudo da Biologia o fenômeno vida em toda sua diversidade de manifestações.”

A percepção da profunda unidade da vida, diante da sua vasta diversidade, é de uma complexidade sem paralelo em toda a ciência e também demanda uma compreensão dos mecanismos de codificação genética, que são a um só tempo uma estereoquímica e uma física da organização molecular da vida.

Ter uma noção de como operam esses níveis submicroscópicos da Biologia Pressuposto para uma compreensão mínima dos mecanismos de hereditariedade e mesmo da biotecnologia contemporânea.

Genética

Objetiva explicar os mecanismos e as bases, tanto para as diferenças quanto para as semelhanças biológicas entre os seres vivos. Cabe ao ensino de genética, socializar, não apenas os conhecimentos produzidos pela ciência da genética, como também, o percurso dessa produção. O ensino de genética pode contribuir para a alfabetização científica, evitando, no entanto, dogmatizar seus conceitos,

Abordagem questionadora, para que não fiquemos passivos diante de tantas discussões. Apenas a informação não é suficiente, Questionar a aplicação dos conhecimentos de genética e os procedimentos envolvidos na sua construção. Para tanto, é preciso compreender os conceitos básicos da genética para analisarmos e discutirmos conscientemente.

Por que fugir da Genética? Estamos abordando os temas essenciais?

A importância do pensamento evolutivo na Ciência. Evolução A importância do pensamento evolutivo na Ciência. O papel da evolução no âmbito da Biologia.

Cerne da discussão de temas biológicos? A compreensão do surgimento e da evolução da vida nas suas diversas formas de manifestação demanda uma compreensão das condições geológicas e ambientais reinantes no planeta primitivo. Tem ocupado este lugar? Abordagem do tema no Ensino Médio – ausência ou superficialidade?

Motivos apresentados para a não abordagem dos temas

O trabalho solitário do professor Temos oportunidade de discutir com os colegas?

A distribuição dos temas durante os bimestres e séries é adequada? Falta tempo? A distribuição dos temas durante os bimestres e séries é adequada?

Condições de trabalho Disponibilidade de material Laboratórios Desconhecimento de novas metodologias Falta de apoio

Condições dos alunos Falta de conteúdo? Dificuldade de abstração?

Falta interesse? Apesar do interesse dos alunos por temas ligados à genética, os estudantes demonstram pouco entendimento sobre as informações transmitidas sobre estes temas, como indicam pesquisas, no Brasil e na Inglaterra.

METODOLOGIAS DISPONÍVEIS

Método científico – Aulas práticas O método científico tem sido abordado de maneira a priorizar o treinamento e a repetição.

As aulas práticas Quando existem!!! As hipóteses já vêm prontas, São organizadas de forma a fazer com que o aluno vivencie todas as etapas do método científico, porém como receita. As hipóteses já vêm prontas, Os materiais utilizados para a experimentação já estão arrolados; Os procedimentos já estão definidos.

Discussão - conduz a conclusões prévias. Papel do aluno Montar o experimento, Testar as hipóteses pré-definidas, Anotar os resultados, em quadros e tabelas já elaborados, Responder às questões - discussão dos resultados obtidos. Discussão - conduz a conclusões prévias.

Livro didático – principal recurso? Supervalorização do livro didático. A seleção dos conteúdos de ensino - temas contemplados no livro. O planejamento das aulas - sugestão que o próprio autor faz aos professores. Os exercícios, as atividades, as figuras, desenhos, fotos, esquemas são retiradas do livro didático. As avaliações elaboradas a partir do texto e dos exercícios que livro didático traz

Estamos contribuindo para a mudança desse quadro?

A compreensão dos conceitos básicos é essencial ao entendimento das novas tecnologias.

Novas tecnologias

Modelos didáticos Uso adequado dos modelos didáticos – facilitadores da compreensão dos conceitos genéticos e de evolução. Elaboração e utilização de materiais didáticos; Cuidado na confecção para evitar equívocos sobre conceitos.

Primeiro caso de sucesso – Modelo do DNA Watson e Crick Uso do modelo auxiliou o entendimento da estrutura de DNA

Acesso à internet - Softwares educativos - Lousa digital Como é o uso da internet na Educação? Há alguma atividade para iniciar os alunos na rede? Há problemas de exposição a sites inadequados e eventual necessidade de controle?

Em quais aspectos poderia ajudar? Conceitos básicos de Genética e Evolução; Abordagem de temas genética e biotecnologia na mídia; Ética, Transgênicos e Projetos Genomas

OBRIGADA PELA ATENÇÃO! E-mail: docarmo_batitucci@yahoo.com.br Telefone: 3335-7495.