Marketing de Relacionamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Advertisements

Profa. GISELY JORGE MESQUITA
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Tendências do mercado Consumidor
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Etapas do Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Expansão Geográfica Mkt Internacional Marketing Internacional
OPORTUNIDADES.
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
Criando Valor para os Clientes
Estratégias do agronegócio
Como avaliar o negócio e definir a (melhor) estratégia de mercado
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
CRM Customer Relationship Management
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
Posicionamento e o plano de comunicação
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
SELECIONANDO CLIENTES
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
Análise fundamentalista de Ações
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
Marketing Criando Valor para os Clientes
Logística Planejamento e Programação Logística
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Introdução ao Marketing
Cenário atual de CRM nas empresas e suas tendências
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
Repensando a Logística
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Douglas Pereira da Silva
Diagnóstico Organizacional
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Empreendedorismo ________________________________________
Estratégias de Ponto Aula 10.
BRIEFING DE WEB SITE.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
DISTRIBUIÇÃO.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
MARKETING DE RELACIONAMENTO
Vendas & Motivação! Boa noite pra você que é Maluco, pra você que é Corajoso, pra você que é Criativo. Pra você que ama o que faz, pra você que tem orgulho.
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Administração Mercadológica I
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
TÉCNICAS DE FECHAMENTO E CONTRA OBJEÇÕES As melhores táticas para conseguir mais negócios.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 10. SIE CRM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Marketing de Relacionamento Profa. Vania R. Grillo vania.grillo@yahoo.com.br

Gerência de Relacionamento com o Cliente

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) Motivos da queda da lealdade no Brasil A proliferação incontrolável de produtos e marcas, com concorrência impiedosa; Novas tecnologias reduzem custos; Pisam uns nos outros. Campus l.

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) As famílias mudaram. Aproveitamento do tempo; Hábitos Alimentares; Busca por lazer e tecnologia Campus ll 4

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) Clientes: Gastam melhor e são mais cuidadosos; Menos dependentes; Campus ll

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) Clientes: Transferência de Poder: a empresa tem que buscar conhecer o cliente, entender como ele se comporta, que produtos ele precisa ou gostaria de ter; de modo a poder lhe oferecer algo relevante, no momento certo, com a abordagem certa, pelo preço que o cliente achar justo. Campus ll

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) As crenças empresariais: Promoções equivocadas; Foco no curto Prazo. Isto quer dizer: Empresas de sucesso são aquelas voltadas para o desenvolvimento de soluções (produtos ou serviços). Após o levantamento das necessidades. Campus ll 7

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) Foco agora é no CLIENTE. O relacionamento é a chave de tudo. Campus ll 8 8

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) Cliente precisa sentir que a venda foi consequência de um trabalho de conhecimento e de seus requisitos. Bem como de uma comunicação dirigida e personalizada. Campus ll 9 9

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) Um NOVO PARADGMA: Em dezembro de 1996 a Havard Business Review, revista da Universidade de Havard, trazia em um artigo a seguinte frase: Campus ll 10 10

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) Um NOVO PARADGMA: “O crescimento da FIDELIDADE do CLIENTE é o mais importante fator isolado para a boa performance financeira a longo prazo” – (CONCEITO DE CICLO DE VIDA DO CLIENTE). Campus ll 11 11

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) Tecnologia: Antes: Centrada no PC: O usuário tinha que ir aonde o computador estava. Campus ll 12 12 12

A EVOLUÇÃO DO MERCADO (PREFERÊNCIAS, HÁBITOS) Tecnologia: Hoje: Centrada na Pessoa, Modelo Móvel: O computador estará onde o usuário estiver Campus ll 13 13 13

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO Os principais tipos de clientes: 1 – Cliente: O Cliente de Varejo que compra o produto ou serviço final. Normalmente , um indivíduo ou uma família. Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO Os principais tipos de clientes: 2- Empresas para empresas: Cliente que compra o seu produto ou serviço e revende para aumentar a lucratividade da organização. Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO Os principais tipos de clientes: 3 – Canal/ Distribuidor/ Franquia: Pessoa ou Organização que não trabalha diretamente para você e (normalmente) não está na sua folha de pagamento, que compra o seu produto para vender ou para utilizá-lo como representante ou ponto de venda nessa área. Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO Os principais tipos de clientes: 4- Cliente Interno: Pessoa ou unidade de negócio dentro de sua empresa (companhias associadas) que precisa do seu produto ou serviço para obter sucesso nos próprios objetivos de negócio. Normalmente, este é o cliente mais ignorado de uma organização e potencialmente o mais lucrativo ao longo do tempo. Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO Já que vendemos para TODOS estes tipos de clientes: CLIENTE INTERNO EMPRESA DISTRIBUIDORES Campus ll 18 18

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUE ESTRATÉGIAS DE MARKETING E COMUNICAÇÕES EU TENHO PARA CADA TIPO DE CLIENTE??? QUAIS AS NECESSIDADES E CONHECIMENTOS DESTES CLIENTES E SUAS COMBINAÇÕES?? Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO Pense na empresa como DOMICÍLIO de PESSOAS as quais você deseja comercializar. ( desta maneira você Planeja cuidadosamente comunicações efetivas de marketing e vendas com diferentes características e perfis de clientes ou lares (não importa que sejam domicílios de empresas ou domicílios de famílias ou ambos). Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO Pense nestes DOMICÍLIOS como NEGÓCIOS atuais e também como OPORTUNIDADES FUTURAS. Domicílios são compostos por vários tipos de “clientes” Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO Ex: Você deve entender seus clientes, se for uma instituição financeira, mais que contas individuais ou simples contas com transações, saldos…. O que está por trás destas transações… porque os clientes aplicam o dinheiro desta maneira…. Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUEM REALMENTE CONHECE OS CLIENTES? Cliente ganha uma posição importante nas ações de uma companhia devido a concorrência. Essa ações fazem com que as companhias entendam que conhecem pouco ou nada sobre seus clientes. Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUEM REALMENTE CONHECE OS CLIENTES? Examinando a distância: Todos clientes têm algo em comum estão mais próximos e começam a se dividir em grupos; cada grupo com: características, requisitos e comportamentos diferentes Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUEM REALMENTE CONHECE OS CLIENTES? Chegando mais perto…. As definições de cada grupo começam a desvanecer…. Até que sobra um grupo com muitos segmentos……………… Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUEM REALMENTE CONHECE OS CLIENTES? ……… Proximidade: não é um fim em si mesmo – os requisitos de cada cliente mudarão DIARIAMENTE, de forma que é necessário: Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUEM REALMENTE CONHECE OS CLIENTES? FLEXIBILIDADE!!! PARA ENTENDER COMO OS CLIENTES SÃO ENTENDIDOS… Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUEM REALMENTE CONHECE OS CLIENTES? Que encruzilhada??? Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUEM REALMENTE CONHECE OS CLIENTES? Ninguém mais é fornecedor exclusivo de alguém e o melhor…. As empresas possuem uma multidão de rivais, todos visando o mesmo cliente. Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUEM REALMENTE CONHECE OS CLIENTES? Acordos existentes no passado (cartéis de preços em alguns setores) estão se desagregando. Campus ll

GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO QUEM REALMENTE CONHECE OS CLIENTES? - Empresas que utilizam novos canais estão conquistando grande parcela do mercado em questões de meses, e o mais interessante: SEM EFETUAR INVESTIMENTOS SIGNIFICATIVOS. Campus ll