Renata Teles Moreira Orientador: Alexandre Vasconcelos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

Qualidade de Software Aula 4
Contexto da Informação
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Seis Sigmas é um Alvo de Performance
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CMM(Capabililty Matury Model)
QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SEPG Conference ´97.
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
IN1149 – Qualidade, Processos e Gestão de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Capability Maturity Model (CMM)
Gerenciamento da Integração
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Introdução à Qualidade
Prof. Alexandre Vasconcelos
Melhoria de Processo: O Modelo IDEAL
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Implantação e Melhoria de Processos de SOFTWARE
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Planejamento estratégico
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MPS-Br.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Gerenciamento da Qualidade
Melhoria do processo de software brasileiro
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS
Modelagem de Processos de Negócio
Modelos de Qualidade para indivíduos e grupos: PSP & TSP
Seis sigma Análise de falha.
Processo Seis Sigma O que é Seis Sigma: é uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos,
Melhoria de Processos usando o Six Sigma
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Profª Eliane Costa Santana
DMAIC – Seis Sigmas (6σ) Prof. Fábio Benevenuto de Lima
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
Qualidade de Produtos de Software
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Uma abordagem de Melhoria de Processo de Software Geovane Nogueira Lima Orientador: Alexandre Vasconcelos Recife, 27 Março de 2007.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
CMMI Capability Maturity Model – Integration
O que é Six Sigma? Six Sigma é a maneira pela qual gerenciamos nosso negócio, melhorando a qualidade e eliminando defeitos. É um símbolo, uma meta, uma.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Princípios de gestão da qualidade
1. Qualidade, Processos e Gestão de Software Uma proposta de uso do TMM para melhoria da capacidade nas áreas de Verificação e Validação do CMMI 13/12/2008.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
Six Sigma Amanda Rodrigues (arbg2) Camila Souto (cscbb) Maria Julia (mjgfl) Simone Cohen (scc) SEIS SIGMA 6.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL para Melhoria de Processo de Software Renata Teles Moreira rtm@cin.ufpe.br Orientador: Alexandre Vasconcelos Centro de Informática - UFPE Tópicos Avançados em Engenharia de Software 3 27 de março de 2007

Roteiro Introdução Objetivo Abordagem de Melhoria IDEAL DMAIC Mapeamento entre as duas abordagens Utilizando DMAIC no contexto IDEAL Considerações Finais Referências

Introdução Organizações iniciam programa melhoria de processo por diversas razões diferentes: Mandatos e/ou exigências, como a necessidade de alcançar um nível de maturidade; Questões de negócio, como um contrato perdido ou uma oportunidade de mercado nova; Produtos retornam para re-trabalho depois da liberação.

Introdução A maioria das organizações buscam a melhoria através da conformidade com modelos e normas Algumas organizações têm tentado conciliar várias soluções em busca da melhoria Para que estas iniciativas integradas funcionem é necessário que elas estejam de acordo com os processos padrões da organização e que haja sinergia entre elas.

Objetivo Combinar as abordagens IDEAL e DMAIC para melhoria de processo de software Com isso esperamos: Avaliar retorno do investimento em um período mais curto de tempo; Avaliar a melhoria de forma quantitativa; Melhorar a satisfação do cliente pela prevenção e eliminação de defeitos e, aumentar assim, rentabilidade nos negócios.

Abordagem de Melhoria Uma abordagem para melhoria é uma orientação para um conjunto de ações para a melhoria de processo em uma organização; Algumas abordagens conhecidas: PDCA ISO 15504 IDEAL DMAIC PRO2PI

IDEAL Abordagem desenvolvida pelo SEI para apoiar a implementação de modelos; Descreve em termos gerais o que uma organização envolvida com melhoria do processo de software deve fazer Fornece um guia para a melhoria contínua, focando no gerenciamento do programa de melhoria; Estabelece a base para uma estratégia de melhoria a longo prazo.

Ciclo IDEAL

DMAIC Abordagem utilizada para atingir os objetivos do Seis Sigma e foca principalmente em: Satisfação do cliente; Redução de defeitos; Redução do tempo de desenvolvimento. Busca reduzir a variabilidade do processo; É utilizada para melhorar e aperfeiçoar processos e produtos já existentes; Relacionado à melhoria da lucratividade (ROI).

Ciclo DMAIC

Mapeamento entre as Abordagens IDEAL DMAIC Initiating Identificar requisitos do cliente - Define Realizar uma análise custo benefício – Define Definir escopo do projeto – Define Definir equipe do projeto - Define Estímulo à Mudança do Processo de Software Definição do Contexto Definição do Patrocinador Estabelecimento da infra-estrutura inicial para suporte da mudança Diagnosing Desenhar o processo y=f(x) - Measure Analisar sistema de medição e coletar dados - Measure Medir o desempenho do processo atual (Sigma) - Measure Analisar dados - Analyze Identificar e priorizar as causas raízes do problema - Analyze Caracterizar o Estado Atual e o Estado Futuro desejado para a Organização Desenvolver Recomendações de como proceder nas fases seguintes

Mapeamento entre as Abordagens IDEAL DMAIC Establishing Identificar oportunidades de melhoria – Analyze Desenvolver o plano do projeto- Define Update no plano de projeto – Analyse Por as prioridades para as alterações Desenvolver uma estratégia para desenvolver o trabalho e identificar recursos disponíveis Desenvolver um plano de implementação do trabalho Acting Identificar soluções possíveis – Analyze Selecionar soluções - Improve Implementar Soluções em projetos pilotos – Improve Implementar solução em larga escala - Improve Criar solução que atenda as necessidades organizacionais identificadas Testar a solução criada através de um projeto piloto Modificar a solução para refletir o conhecimento, experiências e lições obtidas do teste Implementar a solução em toda a organização

Mapeamento entre as Abordagens IDEAL DMAIC Learning Recalcular o sigma - Improve Validar desempenho e retorno financeiro – Control Lições aprendidas - Control Analisar as lições obtidas e Validar as necessidades da fase Initiating se foram atendidas Propostas de alterações para melhoria futura devem ser fornecidas DMAIC: Fase Control Elaborar os procedimentos de medição e controle Implementar e documentar estes procedimentos Controle Estatístico do Processo

Mapeamento entre as Abordagens I D E A L D I C M A

Responsabilidades Gerente Executivo - sponsor Champion – responsável pelo desenvolvimento e execução do Programa de Melhoria Master Black Belts/MSG-SEPG - arquitetos responsáveis por todo o projeto, treinamento e implementação Black Belts/SEPG - especialistas responsáveis por desenvolver e conduzir time de melhoria Donos do Processo - gerentes responsáveis por cada processo que asseguram que melhorias são capturadas e implementadas Green Belts/TWG - trabalham no time de melhoria com foco particular no programa de melhoria (projetos) Membros do Time de Projeto – suporte Papéis Comuns Papéis IDEAL Papéis DMAIC – Seis Sigma

DMAIC vs IDEAL Características do IDEAL Características do DMAIC Apropriado para ciclos mais longos; Mais apropriado para Melhoria de Processo baseada em modelos; Inclui confirmação do patrocínio. Características do DMAIC Possui ênfase no uso de medições. Inclui uma fase de Controle inexistente no IDEAL; Ciclos menores com retorno de investimento mais rápido e mensurável; Ocorre no contexto de uma iniciativa Seis Sigma Top Down com forte patrocínio executivo; Foca melhorias pontuais no processo.

Por que utilizar DMAIC no contexto IDEAL Obter visibilidade através de métricas Um processo medido é mais fácil de ser gerenciado e melhorado Processos efetivamente gerenciados garantem previsibilidade na performance do processo Avaliar em termos de medidas quantitativas os objetivos esperados e alcançados (ou não) pela organização; Apoiar na resolução de problemas e melhoria de produtos ou processos específicos dentro do contexto maior de melhoria de processo organizacional.

Por que utilizar DMAIC no contexto IDEAL Entender melhor o comportamento dos processos através dos dados Analisar como estas informações podem ser usadas para que a organização ganhe vantagem competitiva. Retorno visível e mais rápido.

Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL Adaptação das fases iniciais do IDEAL (Initiating, Diagnose, Establishing) adicionando princípios do DMAIC para apoiar na definição dos objetivos da melhoria: Necessidades do cliente Definir onde estão as melhores oportunidades Desenhar processos críticos Realizar análise custo benefício Aplicar DMAIC nos processos mais críticos selecionados do escopo do Programa de Melhoria IDEAL;

Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL VOC Key Issue CTQ Delighters More Is Better Must Be Outputs Process Inputs Yield: 60% Yield: 90% Yield: 45% Yield: 98% CUSTOMERS SUPPLIERS

Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL 1000 -1000 10 20 30 UCL X LCL D B F A C E Other LSL USL Cp = 0.4 s 2.7 VA NVA UCL LCL LSL USL s = 3.7 Cp 1.4 = 2.7 = 0.4 Test Full scale Original

Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL

Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL A função do DMAIC vai ser definir o problema e oportunidade e usar os dados disponíveis para informar a melhoria do processo, que poderá satisfazer a meta organizacional e ao mesmo tempo ir de encontro às exigências do modelo. “Mapear o modelo ao processo, não o processo ao modelo.”

Considerações Com a combinação das abordagens a organização pode aderir a um modelo de referência como meta e ao mesmo tempo focar na otimização de processos específicos críticos para organização; Um foco na meta e melhor desempenho nos processos resulta no final das contas em conformidade ao modelo. A organização tem visibilidade de Retorno do Investimento ao longo do programa (não só no final).

Considerações DMAIC é destinado para ser implementado com foco em problemas e oportunidades, muitas vezes com escopo reduzido, onde podemos enxergar benefícios significantes para o negócio; DMAIC pode ser usado para encontrar os processos que necessitam (podem) ser mais repetidos e, então, otimizar esses processos.

Considerações DMAIC (Seis Sigma) não é: Somente estatística Somente para manufatura Somente sobre quantidade de defeitos Limitado para grandes organizações Necessariamente sinônimo com Nível 4 (CMMI) Limitado para usar em organizações de alta maturidade Um competidor para CMMI ou outros modelos e padrões de processo Tem uma única meta de desempenho (pode ser 6)

Referências McFeeley, B., IDEALSM: A User’s Guide for Software Process Improvement. Software Engineering Institute Handbook. Carnegie Mellon University. CMU/SEI-96-HB-001, 1996. Eckes, G., Six Sigma for Everyone. John Wiley & Sons, 2003. Janiszewski, S., Six Sigma & Software Process Improvement. Washington DC SPIN, 2004. Rotondaro, G. G., coord. Seis Sigma: Estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002. Correia, R. S.M., IDEALSM – Modelo para Melhoria de Processo de Software. Centro de Informática – UFPE, 2006. http://http://www.isixsigma.com/. Último acesso em 25/03/2007. Motorola, Digital Six Sigma – CIC0131 Green Belt Program

Perguntas?