Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL para Melhoria de Processo de Software Renata Teles Moreira rtm@cin.ufpe.br Orientador: Alexandre Vasconcelos Centro de Informática - UFPE Tópicos Avançados em Engenharia de Software 3 27 de março de 2007
Roteiro Introdução Objetivo Abordagem de Melhoria IDEAL DMAIC Mapeamento entre as duas abordagens Utilizando DMAIC no contexto IDEAL Considerações Finais Referências
Introdução Organizações iniciam programa melhoria de processo por diversas razões diferentes: Mandatos e/ou exigências, como a necessidade de alcançar um nível de maturidade; Questões de negócio, como um contrato perdido ou uma oportunidade de mercado nova; Produtos retornam para re-trabalho depois da liberação.
Introdução A maioria das organizações buscam a melhoria através da conformidade com modelos e normas Algumas organizações têm tentado conciliar várias soluções em busca da melhoria Para que estas iniciativas integradas funcionem é necessário que elas estejam de acordo com os processos padrões da organização e que haja sinergia entre elas.
Objetivo Combinar as abordagens IDEAL e DMAIC para melhoria de processo de software Com isso esperamos: Avaliar retorno do investimento em um período mais curto de tempo; Avaliar a melhoria de forma quantitativa; Melhorar a satisfação do cliente pela prevenção e eliminação de defeitos e, aumentar assim, rentabilidade nos negócios.
Abordagem de Melhoria Uma abordagem para melhoria é uma orientação para um conjunto de ações para a melhoria de processo em uma organização; Algumas abordagens conhecidas: PDCA ISO 15504 IDEAL DMAIC PRO2PI
IDEAL Abordagem desenvolvida pelo SEI para apoiar a implementação de modelos; Descreve em termos gerais o que uma organização envolvida com melhoria do processo de software deve fazer Fornece um guia para a melhoria contínua, focando no gerenciamento do programa de melhoria; Estabelece a base para uma estratégia de melhoria a longo prazo.
Ciclo IDEAL
DMAIC Abordagem utilizada para atingir os objetivos do Seis Sigma e foca principalmente em: Satisfação do cliente; Redução de defeitos; Redução do tempo de desenvolvimento. Busca reduzir a variabilidade do processo; É utilizada para melhorar e aperfeiçoar processos e produtos já existentes; Relacionado à melhoria da lucratividade (ROI).
Ciclo DMAIC
Mapeamento entre as Abordagens IDEAL DMAIC Initiating Identificar requisitos do cliente - Define Realizar uma análise custo benefício – Define Definir escopo do projeto – Define Definir equipe do projeto - Define Estímulo à Mudança do Processo de Software Definição do Contexto Definição do Patrocinador Estabelecimento da infra-estrutura inicial para suporte da mudança Diagnosing Desenhar o processo y=f(x) - Measure Analisar sistema de medição e coletar dados - Measure Medir o desempenho do processo atual (Sigma) - Measure Analisar dados - Analyze Identificar e priorizar as causas raízes do problema - Analyze Caracterizar o Estado Atual e o Estado Futuro desejado para a Organização Desenvolver Recomendações de como proceder nas fases seguintes
Mapeamento entre as Abordagens IDEAL DMAIC Establishing Identificar oportunidades de melhoria – Analyze Desenvolver o plano do projeto- Define Update no plano de projeto – Analyse Por as prioridades para as alterações Desenvolver uma estratégia para desenvolver o trabalho e identificar recursos disponíveis Desenvolver um plano de implementação do trabalho Acting Identificar soluções possíveis – Analyze Selecionar soluções - Improve Implementar Soluções em projetos pilotos – Improve Implementar solução em larga escala - Improve Criar solução que atenda as necessidades organizacionais identificadas Testar a solução criada através de um projeto piloto Modificar a solução para refletir o conhecimento, experiências e lições obtidas do teste Implementar a solução em toda a organização
Mapeamento entre as Abordagens IDEAL DMAIC Learning Recalcular o sigma - Improve Validar desempenho e retorno financeiro – Control Lições aprendidas - Control Analisar as lições obtidas e Validar as necessidades da fase Initiating se foram atendidas Propostas de alterações para melhoria futura devem ser fornecidas DMAIC: Fase Control Elaborar os procedimentos de medição e controle Implementar e documentar estes procedimentos Controle Estatístico do Processo
Mapeamento entre as Abordagens I D E A L D I C M A
Responsabilidades Gerente Executivo - sponsor Champion – responsável pelo desenvolvimento e execução do Programa de Melhoria Master Black Belts/MSG-SEPG - arquitetos responsáveis por todo o projeto, treinamento e implementação Black Belts/SEPG - especialistas responsáveis por desenvolver e conduzir time de melhoria Donos do Processo - gerentes responsáveis por cada processo que asseguram que melhorias são capturadas e implementadas Green Belts/TWG - trabalham no time de melhoria com foco particular no programa de melhoria (projetos) Membros do Time de Projeto – suporte Papéis Comuns Papéis IDEAL Papéis DMAIC – Seis Sigma
DMAIC vs IDEAL Características do IDEAL Características do DMAIC Apropriado para ciclos mais longos; Mais apropriado para Melhoria de Processo baseada em modelos; Inclui confirmação do patrocínio. Características do DMAIC Possui ênfase no uso de medições. Inclui uma fase de Controle inexistente no IDEAL; Ciclos menores com retorno de investimento mais rápido e mensurável; Ocorre no contexto de uma iniciativa Seis Sigma Top Down com forte patrocínio executivo; Foca melhorias pontuais no processo.
Por que utilizar DMAIC no contexto IDEAL Obter visibilidade através de métricas Um processo medido é mais fácil de ser gerenciado e melhorado Processos efetivamente gerenciados garantem previsibilidade na performance do processo Avaliar em termos de medidas quantitativas os objetivos esperados e alcançados (ou não) pela organização; Apoiar na resolução de problemas e melhoria de produtos ou processos específicos dentro do contexto maior de melhoria de processo organizacional.
Por que utilizar DMAIC no contexto IDEAL Entender melhor o comportamento dos processos através dos dados Analisar como estas informações podem ser usadas para que a organização ganhe vantagem competitiva. Retorno visível e mais rápido.
Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL Adaptação das fases iniciais do IDEAL (Initiating, Diagnose, Establishing) adicionando princípios do DMAIC para apoiar na definição dos objetivos da melhoria: Necessidades do cliente Definir onde estão as melhores oportunidades Desenhar processos críticos Realizar análise custo benefício Aplicar DMAIC nos processos mais críticos selecionados do escopo do Programa de Melhoria IDEAL;
Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL VOC Key Issue CTQ Delighters More Is Better Must Be Outputs Process Inputs Yield: 60% Yield: 90% Yield: 45% Yield: 98% CUSTOMERS SUPPLIERS
Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL 1000 -1000 10 20 30 UCL X LCL D B F A C E Other LSL USL Cp = 0.4 s 2.7 VA NVA UCL LCL LSL USL s = 3.7 Cp 1.4 = 2.7 = 0.4 Test Full scale Original
Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL
Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL A função do DMAIC vai ser definir o problema e oportunidade e usar os dados disponíveis para informar a melhoria do processo, que poderá satisfazer a meta organizacional e ao mesmo tempo ir de encontro às exigências do modelo. “Mapear o modelo ao processo, não o processo ao modelo.”
Considerações Com a combinação das abordagens a organização pode aderir a um modelo de referência como meta e ao mesmo tempo focar na otimização de processos específicos críticos para organização; Um foco na meta e melhor desempenho nos processos resulta no final das contas em conformidade ao modelo. A organização tem visibilidade de Retorno do Investimento ao longo do programa (não só no final).
Considerações DMAIC é destinado para ser implementado com foco em problemas e oportunidades, muitas vezes com escopo reduzido, onde podemos enxergar benefícios significantes para o negócio; DMAIC pode ser usado para encontrar os processos que necessitam (podem) ser mais repetidos e, então, otimizar esses processos.
Considerações DMAIC (Seis Sigma) não é: Somente estatística Somente para manufatura Somente sobre quantidade de defeitos Limitado para grandes organizações Necessariamente sinônimo com Nível 4 (CMMI) Limitado para usar em organizações de alta maturidade Um competidor para CMMI ou outros modelos e padrões de processo Tem uma única meta de desempenho (pode ser 6)
Referências McFeeley, B., IDEALSM: A User’s Guide for Software Process Improvement. Software Engineering Institute Handbook. Carnegie Mellon University. CMU/SEI-96-HB-001, 1996. Eckes, G., Six Sigma for Everyone. John Wiley & Sons, 2003. Janiszewski, S., Six Sigma & Software Process Improvement. Washington DC SPIN, 2004. Rotondaro, G. G., coord. Seis Sigma: Estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002. Correia, R. S.M., IDEALSM – Modelo para Melhoria de Processo de Software. Centro de Informática – UFPE, 2006. http://http://www.isixsigma.com/. Último acesso em 25/03/2007. Motorola, Digital Six Sigma – CIC0131 Green Belt Program
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