Educomunicação: leitura crítica da comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
Cultura da Convergência
Angela Mª de Lima Nascimento Diretora de Programas
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Estudos da comunicação midiática
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade
Resultados e conclusão
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
Curso de Docência Universitária
Enfeites Africanos.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Perfil do Profissional
1º PPN – Publicidade e Propaganda Categoria e Conceitos
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
Desafios do itinerário vocacional
Faculdade de Educação de Costa Rica
Movimentos Sociais – Décadas de 60 e 70
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO EXCLUSÃO E MINORIAS TOLERANCIA E INCLUSÃO
Programação – Quando é onde...
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Apresentação A comunidade ítalo-brasileira é um diferencial do Brasil. Ministros, parlamentares, presidentes de empresas, executivos dos mais diversos.
Introdução a Questão Social
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase
Tendências da Linguagem Publicitária
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Prof. Dr. Marco Antonio Bettine de Almeida
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Comportamento do Consumidor
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
INTRODUÇÃO ..
MARKETING DIRETO. Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? Mulher, idade entre 23 e 25 anos, renda de R$ 6.200,00,
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
CURSO DE FORMAÇÃO CULTURAL PARA EDUCADORES JOÃO ROBERTO S. SILVA Jotaerre
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
O que é coaching para RH? TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
O DESEMPREGO ESTRUTURAL COM BASE NO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Comunicação Comparada Prof. Me. Franthiesco Ballerini
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Rejane de Oliveira Pozobon
B RIEFING 1 PP MANHA JOSUE FLORES SANCHEZ.. APPLE.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Dia das Mães da Marisa reforça a relação entre mães e filhos Wallyson de Oliveira Sousa 1º ano – Publicidade e Propaganda - Manhã.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
O melhor time de profissionais, o melhor atendimento.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Cultura de Massa e Indústria Cultural Prof. Ms. Leandro Andrade da Rocha FFCLH-Centro Universitário Assunção
AS REDES EM MULTIPLICAÇÃO REDES DE INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS REDES A EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
Estética Realista na Produção Audiovisual Brasileira Contêmporanea: tradição ou mercadoria? Ciências socialmente aplicáveis- Curso de cominicação social.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
CELSO FURTADO E A FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL CELSO FURTADO ( ). Formado em direito no Rio de Janeiro; doutorado em economia na França. Da FGV.
Transcrição da apresentação:

Educomunicação: leitura crítica da comunicação Dra. Lígia Beatriz Carvalho de Almeida E-mail: ligiabia@gmail.com Profa. Assistente do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação Universidade Federal de Campina Grande

Mensagens midiáticas Conteúdos para análise: Culturais Mercadológicos Ideológicos Ismar de Oliveira Soares. Para uma Leitura Crítica da Publicidade. São Paulo: Edições Paulinas, 1984

Perfil Cultural Executiva Mulher objeto TEMA: MULHER Politizada Mãe Dona de Casa

Perfil Mercadológico Revista Veja, especial Mulher 2010: As mulheres, indutoras de consumo, têm papel fundamental nesta sociedade que se expande. Segundo o instituto Data Popular, elas são 36 milhões, que, até o fim deste ano, terão movimentado 158 bilhões de reais, o equivalente a 30% da renda de todas as brasileiras. Os filhos são importantes, mas a razão da existência vai além da prole: 36% das jovens ouvidas pela pesquisa citam como maior sonho a realização profissional.

Perfil ideológico Ideologia? Formas como se elabora o sentido para estabelecer e sustentar relações de dominação: “o sentido pode criar ativamente e instituir relações de dominação; sustentar, querendo significar que o sentido pode servir para manter e reproduzir relações de dominação através de um contínuo processo de produção e recepção de formas simbólicas” (THOMPSON,1995, p. 79) THOMPSON, J.B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Representação da mulher na propaganda CONTEMPORÂNEA Desenvolvendo o olhar crítico

MULHER OBJETO  "É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra. Devassa negra. Encorpada, estilo dark ale de alta fermentação. Cremosa com aroma de malte torrado." Ideologia que associa a mulher, principalmente a afro descendente, às mercadorias de consumo.

Que tal usar outra representações?

O que a publicidade aconselha a fazer? Dia das mães O que a publicidade aconselha a fazer?

Dar presente da PanVel! Farmácia

Surpreender com um presente ÚNICO!

Dar o presente QUE ELA MERECE!

Dar o presente QUE ELA MERECE!

Declarar seu estilo Torra Torra!

Nova Flor, flores e presentes São Caetano do Sul Tirá-la do sério! Nova Flor, flores e presentes São Caetano do Sul

Dar TUDO para ela!

Comemorar com uma prancha NKS!

Ou sobre uma prancha!

Mãe, às vezes, determina tudo, até qual deve ser seu próprio presente.

Representação Mas, afinal, como é a mãe brasileira na mídia? Vejamos diversas campanhas de anunciantes em 2014

Manaíra Shopping

Quantas com biotipo nordestino? Quantas com biotipo europeu? ANÁLISE QUANTITATIVA Quantas orientais? Quantas afrodescente? Quantas com biotipo nordestino? Quantas com biotipo europeu? Quais as faixas etárias?