Supervisão informal OU PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO PARA UMA MELHOR DOCÊNCIA
objectivos Melhorar práticas pedagógicas Melhorar os níveis de sucesso Criar rotinas de auto e heteroavaliação formativa Criar bases de sustentação de comunidades de docentes Dar resposta à avaliação externa
características Informalidade – pressupõe avaliação formativa Modelo de observação e análise resulta de compromisso entre pares e no departamento Regras gerais definidas em cada departamento Das sessões resulta sempre uma reflexão escrita (não mais que uma pagina)
processo – passo1 Estabelecer um quadro de observação/ análise Identificar o que se vai observar e discutir Abordagem ao modelo de aprendizagem Estratégias de ensino Modelo comunicacional Motivação dos alunos Feed back (in)Disciplina … …
passos 2 … e 3 Observação e Registo Análise Discussão Reflexão escrita
operacionalização / metas Definição de critérios e construção de instrumentos – até 6 de Março Definição dos pares ou trios da supervisão informal – até 6 de Março Construção de um calendário de observações – até 20 de Março Período de observação – Abril e Maio Elaboração do relatório de departamento – Junho 2015
Resultados – neste final (Julho 2015)… Cada docente deve ter dois relatórios de “observado ” Cada departamento deve ter uma síntese crítica do trabalho dos seus docentes para ser presente ao Conselho Pedagógico
FIM