Disciplina: Fundamentos de Inteligência Artificial Centro de Informática – UFPE Monitores: Marcos André da Silva Costa (1o. Sem) - apresentador Alexsandra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Neurais Artificiais (RNA): Estudo de Caso
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Inteligência Artifical
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Capacitação dos professores
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Aula 1 - Apresentação da disciplina
ENCONTRO DE COORDENADORES DE TURNO E AUXILIARES DE DISCIPLINA 3 e 4 setembro 2007 Expectativas.
1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ.
Inteligência Artificial
Monitoria de Introdução a Programação Orientada a Objetos em Java
Monitores: João Paulo Silva do Monte Lima
Monitoria 1 e 2 Renato Viana Ferreira.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Gerenciamento de Sala de Aula
Sistemas Baseados em Aprendizado (Aprendizado de Máquina)
Monitoria de Introdução à Programação
Apresentação da Disciplina Inteligência Artificial/Computacional
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Tecnologias na Educação
Sistemas Inteligentes Centro de Informática. {acmf, fjfbg, maas, Equipe Monitores –Aércio Cavalcanti –Fausto Gominho –Marcos Aurélio.
Álgebra Vetorial e Linear para Computação Monitora: Aluna Jeane Mendes da Silva Santos Orientador: Professor Adriano Pedrosa CIn – UFPE.
UFPE – Centro de Informática CASE Comunidade para Análise de Software Educativo
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
- Dois cérebros nunca são iguais: genética e ambiente têm impacto expressivo na sua formação e especialização.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Construção de Ferramentas Computacionais de suporte a um Ambiente baseado na Web para apoiar atividades de ensino-aprendizagem INTERFACE ADAPTATIVA PARA.
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
Ciência Política e Direito Constitucional ECTS: 7 Horas de contacto: 45 T + 30 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 189 Administração Pública.
PBL?. ? Learning PBLPBL ? PBLPBL Based PBL ?
TÉCNICAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS - TLBD I
O presente artigo tem como objetivo apresentar como os programas de aprendizagem autogerida, realizados pela UNA-SUS/UERJ, orientam seus alunos a navegarem.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
ATENDIMENTO À ZONA RURAL GARANTINDO O DIREITO DE APRENDER.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
IPA - INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO
Construindo hoje a escola do futuro. O Projeto Escola 3.0 Sistema Gestão Acadêmica – SGA Vídeo SGA Objetivo Benefícios Diferencial Como se estruturou.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Prof. Dr° Vagner Custódio
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Prof. Jorge Luiz e Silva.  Elementos básicos  Operação geral  Macro instruções e microinstruções  Subsistemas de memória.  Unidade de controle: fundamentos,
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008 ENG. ELÉTRICA – SÉRE PONTOS FRACOSPONTOS FORTES APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS.
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Profª Filomena Coser Marinho
Modelagem educativa: o ensino da física utilizando o LibreOffice Calc Argemiro M. Bastos Tales B. Marcello.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
Colégio Estadual Manoel Devoto Professor Supervisor: Wagner Aguiar Bolsistas: Caroline Martins da Silva Sabá Júlio César Carvalho Pereira Tecio Santos.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Fundamentos de Inteligência Artificial Centro de Informática – UFPE Monitores: Marcos André da Silva Costa (1o. Sem) - apresentador Alexsandra Cassiano Alves da Silva (2o. Sem) Professora: Profa. Flávia de Almeida Barros - orientador

Objetivos da Disciplina Apresentar aos alunos as principais t é cnicas e aplica ç ões de duas abordagens da Inteligência Artificial IA Simb ó lica, onde é adotada a abordagem dos Agentes Inteligentes IA Conexionista, onde são estudadas as Redes Neurais Artificiais Apresentar ferramentas para a constru ç ão de Sistemas Inteligentes Expert Sintta – Para constru ç ão de Sistemas Baseados em Conhecimento Qnet – Para a constru ç ão de Redes Neurais Artificiais

Conteúdo Estudado Parte I: Introdu ç ão geral Inteligência Artificial e Agentes Inteligentes Parte II: Inteligência Artificial Simb ó lica Resolu ç ão de problemas e algoritmos de busca Conhecimento e Racioc í nio Sistemas Especialistas Parte III: Redes Neurais Conceitos Fundamentais Modelos de Redes Neurais Resolu ç ão de Problemas com Redes Neurais

Atividades Desenvolvidas pelos Monitores: Apoio aos alunos Participa ç ão em aulas te ó ricas A fim de aprofundar os conhecimentos sobre o assunto e de perceber quais as d ú vidas mais freq ü entes dos alunos Participa ç ão em as aulas pr á ticas A fim de auxiliar os alunos:  na utiliza ç ão das ferramentas de apoio ao desenvolvimento de sistemas inteligentes  na implementa ç ão do projeto final de Redes Neurais Atendimento aos alunos em hor á rios extra-classe A fim de esclarecer d ú vidas sobre a mat é ria estudada e sobre a resolu ç ão das listas de exerc í cios

Atividades Desenvolvidas pelos Monitores: Apoio aos professores Aux í lio na corre ç ão das listas de exerc í cios 4 listas x 40 alunos: 160 listas em m é dia!!! Participa ç ão em aulas pr á ticas A fim de auxiliar o professor na apresenta ç ão das ferramentas de apoio ao desenvolvimento de sistemas inteligentes

Shell Expert Sintta

Impactos da Monitoria Na disciplina Aumento no nível de aprendizagem dos alunos Melhor assimilação das ferramentas utilizadas Média geral da turma = 8,3 Na formação acadêmica dos monitores Aumento da capacidade de expressão Experiência na área de ensino