Disciplina: Fundamentos de Inteligência Artificial Centro de Informática – UFPE Monitores: Marcos André da Silva Costa (1o. Sem) - apresentador Alexsandra Cassiano Alves da Silva (2o. Sem) Professora: Profa. Flávia de Almeida Barros - orientador
Objetivos da Disciplina Apresentar aos alunos as principais t é cnicas e aplica ç ões de duas abordagens da Inteligência Artificial IA Simb ó lica, onde é adotada a abordagem dos Agentes Inteligentes IA Conexionista, onde são estudadas as Redes Neurais Artificiais Apresentar ferramentas para a constru ç ão de Sistemas Inteligentes Expert Sintta – Para constru ç ão de Sistemas Baseados em Conhecimento Qnet – Para a constru ç ão de Redes Neurais Artificiais
Conteúdo Estudado Parte I: Introdu ç ão geral Inteligência Artificial e Agentes Inteligentes Parte II: Inteligência Artificial Simb ó lica Resolu ç ão de problemas e algoritmos de busca Conhecimento e Racioc í nio Sistemas Especialistas Parte III: Redes Neurais Conceitos Fundamentais Modelos de Redes Neurais Resolu ç ão de Problemas com Redes Neurais
Atividades Desenvolvidas pelos Monitores: Apoio aos alunos Participa ç ão em aulas te ó ricas A fim de aprofundar os conhecimentos sobre o assunto e de perceber quais as d ú vidas mais freq ü entes dos alunos Participa ç ão em as aulas pr á ticas A fim de auxiliar os alunos: na utiliza ç ão das ferramentas de apoio ao desenvolvimento de sistemas inteligentes na implementa ç ão do projeto final de Redes Neurais Atendimento aos alunos em hor á rios extra-classe A fim de esclarecer d ú vidas sobre a mat é ria estudada e sobre a resolu ç ão das listas de exerc í cios
Atividades Desenvolvidas pelos Monitores: Apoio aos professores Aux í lio na corre ç ão das listas de exerc í cios 4 listas x 40 alunos: 160 listas em m é dia!!! Participa ç ão em aulas pr á ticas A fim de auxiliar o professor na apresenta ç ão das ferramentas de apoio ao desenvolvimento de sistemas inteligentes
Shell Expert Sintta
Impactos da Monitoria Na disciplina Aumento no nível de aprendizagem dos alunos Melhor assimilação das ferramentas utilizadas Média geral da turma = 8,3 Na formação acadêmica dos monitores Aumento da capacidade de expressão Experiência na área de ensino