Conflitos
O conflito refere-se à oposição de pessoas ou interesses que levam a tensão e até desentendimentos. A forma de encarar ou administrar os conflitos variam de acordo como as pessoas “enxergam” a situação. Os conflitos também podem ser favoráveis para o contexto organizacional
Estruturas de conflitos Relacionamento X tarefa: foco pode se voltar tanto para aspectos interpessoais em contrapartida dos materiais (tarefa) Emocional X intelectual: grau de atenção nos componentes afetivos do conflito Cooperar X vencer: o quanto a responsabilidade pode ser compartilhada, ou busca culpar uma das partes envolvidas.
Possíveis causas de Conflitos Mudanças percebidas de forma negativa Diferenciação entre os profissionais de linha e staff Assédio Sexual Assédio Moral Tarefas extremamente competitivas Exigências profissionais X exigências familiares Choques de personalidade Incompatibilidade dos valores pessoais X organizacionais
Estilos de gerenciamento de conflitos Competitivo: busca defender seus próprios interesses e dominar a situação Acomodativo: apaziguamento da situação Compartilhamento: satisfazer mesmo que de forma incompleta os envolvidos Colaborativo: resolver de forma a satisfazer os envolvidos Evitante: é indiferente aos interesses de qualquer parte.
Métodos de solução de conflitos Confrontação e solução de problemas - identifica a verdadeira fonte do conflito e procura resolvê-lo de forma sistemática. Envolve os seguintes passos: percepção do problema confrontar as posições sobre a questão determinar as causas do conflito determinar ações de resolução do mesmo acompanhamento
Métodos de solução de conflitos Confronto, Contenção e conexão: voltado a resolução de conflito de pessoas zangadas. Envolve as seguintes etapas: confronto: fazer com que os envolvidos conversem para evitar futuras explosões contenção: retirar o funcionário irado da vista dos demais conexão: tentar através de questões descobrir as verdadeiras razões da explosão emocional.
Métodos de solução de conflitos Métodos estruturais: consiste em equilibrar as tarefas de trabalho e reportar os relacionamentos para que as disputas sejam minimizadas. Ex. política de portas abertas