LÍPÍDEOS - ROTULAGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
principais fases é técnicas de processamento da indústria de alimentos
Advertisements

A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Tecnologia dos Produtos de Origem Vegetal
Informação Nutricional Complementar
Informação Nutricional Complementar
LIPÍDEOS Prof. Tânia Carolina.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO DE SOUZA SILVA
CRIANÇA Recomendações Nutricionais
Prof. Dr. Luiz Antonio Gioielli
Componentes: Mariane, Maria Luísa,
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
CITOQUÍMICA - LIPÍDEOS
Óleos e Gorduras.
Contagem Carboidratos PARTE II
Metabolismo de Lipídeos
Alimentação.
Instituto Duarte Lemos 2007/2008
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
AZEITE VIRGEM O azeite é um óleo da polpa de um fruto, a azeitona, distinguindo-se assim logo à partida dos restantes óleos vegetais (óleos de semente).
Alimentação Alimentação saudável.
Componentes de uma dieta equilibrada. Vantagens e recomendações
a diferença mensurável
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Alimentação Equilibrada
Cozinha Fria Chef thiago Maia.
Ácidos Graxos X Aterosclerose
LIPÍDEOS.
Métodos gerais de análise
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
EXTRAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL
SAÚDE NUTRICIONAL DA MULHER
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
Engenharia Ambiental – UNISUL Profa. Denise Esteves Moritz
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Lipídeos Prof. Emiliano Chemello
Temos o melhor clima … Temos os melhores produtos agrícolas …. Porque não havemos de ter a melhor alimentação e a melhor saúde ? “É um privilégio… não.
Questões PAS a Etapa UnB Química
Tecnologia e Produção de Sementes
Substâncias e Misturas
Profa: Nádia Fátima Gibrim
Gorduras: importância e emulsões na alimentação humana
Lipídios Profa. Halene Maturana.
Paula Costallat Cantão
LIPÍDIOS vol. 04 e 06 – frente A módulo 03
Profª Letícia Lazarini de Abreu
COMO REDUZIR CALORIAS E CONTROLAR A FOME?
TRIGLICERÍDEO ÁCIDOS GRAXOS GLICEROL.
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
Drª Luciana Resque Bioquímica
Carboidratos e lipídeos
CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
Nádia Fátima Gibrim Lipídios Nádia Fátima Gibrim
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Lipídios.
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Profª Adriana de S. Nagahashi 2015
Alimentação Alimentação saudável.
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
LIPÍDIOS.
Ana Laura e Antonelllo.  Assunto onde as técnicas de alimentação estão direcionadas.  É conveniente garantir quantitativa e qualitativamente os valores.
Profª Adriana de S. Nagahashi 2015
LIPÍDIOS Definição Funções nos sistemas biológicos e alimentos
Tecnologia de Fabricação de Biocombustíveis II
composição, nutrição e energia
GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS Hoje preparamos uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento.
Transcrição da apresentação:

LÍPÍDEOS - ROTULAGEM

FONTE: http://www.ru.ufsc.br/info4.htm Runner's World Magazine, produzido pela colunista Liz Applegate , relaciona os principais lipídios, fontes e prioridade de ingestão. Os da base da pirâmide devem ser consumidos em maior quantidade enquanto que os da ponta devem ser evitados. Este consumo deve ser adequado a ingestão permitida de lipídios. FONTE: http://www.ru.ufsc.br/info4.htm

PREPARAÇÃO MATÉRIA-PRIMA Bromatologia dos alimentos – Profa. Denise Esteves Moritz AZEITES VEGETAIS AZEITES VEGETAIS PREPARAÇÃO MATÉRIA-PRIMA Azeites de Sementes * De uva: semente inteira * De algodão: semente envolvida em flocos e membrana rugosa OLIVA PALMA EXTRAÍDOS DE SEMENTES Informação Nutricional porção de 15 ml Quantidade por porção %VD* Valor calórico 120 kcal 5 Carboidratos 0g 0 Proteínas 0g 0 Gorduras totais 14g 17 Gorduras saturadas 4,0g 16 Gorduras monoinsaturadas 2,5g ** Gorduras polinsaturadas 7,5g ** Colesterol 0 mg 0 Sódio 0 mg 0 Vitamina E 6 mg 60 (**)Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.500 calorias. (**)Informação não contida no produto. Ingredientes: Óleo de algodão e antioxidante TBHQ e ácido cítrico

ESPÉCIES CULTIVADAS SOMENTE PARA PRODUÇÃO DE ÓLEOS (Girassol, soja, canola, milho, algodão) SEMENTE MOÍDA Torno Espremedor Frio ou quente (elimina Lipases) EXTRUSÃO Prensagem AZEITE ESCURO Hexano AZEITE, CORANTES, GOMAS, RESINAS Evaporação do Solvente NaOH SAPONIFICAÇÃO Neutralização Evita ranço do óleo H2SO4 CLARIFICAÇÃO Carbonato de cálcio sulfato de cálcio FILTRAÇÃO Corantes, vitaminas, etc..

Tipos de Azeites de Oliva dependem de: Azeite de Oliva FILTRAÇÃO OU CENTRIFUGAÇÃO Todas as azeitonas são negras se as deixarem amadurecer até ao fim. Para extrair 1 L de azeite são necessárias, em média, 5 a 6 Kg de azeitonas. DESODORIZAÇÃO Resfriamento – separação Ác. Graxos saturados DESMARGARINIZAÇÃO COMERCIALIZAÇÃO Tipos de Azeites de Oliva dependem de: Composição do triacilgliceróis Acidez Livre* Grau de insaturação Variedade da oliva Idade da plantação Maturação do fruto Grau de insolação Coeficiente de chuvas Temperatura de amadurecimento (Qto maior o fruto mais ácidos os azeites) * quantidade de ácidos gordos livres expressa em % de ácido oléico). A acidez é conseqüência, entre outros, das azeitonas não estarem em perfeitas condições quando são laboradas ou do mau armazenamento do azeite. A % de acidez de um azeite NÃO TEM RELAÇÃO COM O SEU SABOR. PRENSAGEM DA POLPA 80ºC 25ºC 60 - 70ºC Azeite frutado (conserva – pescados) Aromas/Sabor + Suaves Sabor Intenso

Classificação dos Azeites O Azeite pode ter as designações comerciais de acordo com as suas características: Azeites Virgens - Azeites obtidos a partir do fruto da oliveira unicamente por processos mecânicos ou outros processos físicos - em condições, nomeadamente térmicas, que não alterem o Azeite - e que não tenham sofrido outros tratamentos além da lavagem, da decantação, da centrifugação e da filtração, com exclusão dos azeites obtidos com solventes ou por processos de reesterificação e de qualquer mistura com óleos de outra natureza. Classificação dos Azeites VIrgens: Azeite virgem extra - Azeite virgem com uma acidez livre, expressa em ácido oléico, não superior a 1 g por 100 g e com as características conformes com as previstas para esta categoria. Azeite virgem - Azeite virgem com uma acidez livre, expressa em ácido oléico, não superior a 2 g por 100 g e com as outras características conformes com as previstas para esta categoria. Azeite virgem corrente - Azeite virgem com uma acidez livre, expressa em ácido oléico, não superior a 3,3 g por 100 g e com as outras características conformes com as previstas para esta categoria.

De acordo com os resultados das análises em óleos (gráfico 1), podemos concluir que: Óleo de canola obteve os melhores resultados em todos os teores analisados, possuindo o menor teor de gordura saturada, que pode ocasionar aumento do colesterol e os maiores teores de gordura monoinsaturada e ômega 3, que atuam absorvendo gordura e melhorando a taxa de colesterol. A vantagem do óleo de soja em relação aos óleos de girassol e milho é o teor mais alto de ômega 3, o que compensa o teor de gordura saturada que é o maior entre os óleos. O óleo de girassol, devido ao menor teor de gordura saturada, é melhor que o óleo de milho que possuindo maior teor pode contribuir para o aumento da taxa de colesterol. De acordo com os resultados das análises em ovos (gráfico 2), podemos concluir que: Não houve diferença significativa, no teor de colesterol, entre as amostras dos três tipos de ovos analisados. A diferença entre o maior e menor teor de colesterol foi menor que 7%, bem diferente dos 20% e 40% indicados por algumas marcas.

Doenças Metabólicas Fonte : http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Transtornos+Do+Metabolismo+Dos+Lip%C3%ADdeos&lang=3