Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Plano de Ação Pedagógica
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
O uso da internet nas escolas
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
Redes Sociais e Mídias na Educação
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
O Uso Pedagógico do Blog
O uso de novas mídias nas escolas
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Treinamento para Professores
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Produção de Design Instrucional
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
Diagnóstico do Curso de História 2º. Semestre Avaliação das Disciplinas.
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAs
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
NEGÓCIOS NA INTERNET O mercado eletrônico obtido através de aplicação intensiva de tecnologia de informação do mercado tradicional, é considerado uma.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Transcrição da apresentação:

Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado

Introdução O ensino de Medicina e ABP: - construção integrada de conhecimento; - construção de conhecimento estruturado ao redor de problemas em contexto clínico - integração entre conhecimentos construídos e as condutas para solução destes problemas; - desenvolvimento de habilidades para aprendizagem autônoma - desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo.

WEB 2.0 os aplicativos aproveitam os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, Aproveita a inteligência coletiva A mais importante vantagem competitiva são os dados: mídia gerada pelo consumidor

Web 2.0 e a Educação “essa mão dupla de comunicação poderá potencializar as técnicas já existentes na medida em que as aplicações migrarem de um computador presente num certo espaço físico, para aplicações que estão em todo espaço tempo e não mais num local ou hardware particular. Além disso, em ambientes colaborativos, a construção do material pode ser feita pelos próprios estudantes e gerenciada e orientada pelos docentes,modificando o paradigma tradicional de educação onde os estudantes são apenas consumidores do conhecimento apresentado pelos docentes, tornando-se também construtores da informação. A análise de conteúdos desenvolvidos, também,permite aos docentes perceber com maior clareza quais as deficiências de seus estudantes e onde melhorar suas aulas.” Exemplos: UAB, “Um laptop por aluno” Web 2.0 como facilitadora da aplicação das metodologias pedagógicas construtivistas

3.PORTFÓLIO ELETRÔNICO REFLEXIVO (PRE) O Portfólio Eletrônico Reflexivo (PRE) combina os conceitos da Web 2.0 com os conceitos do construtivismo, não só para substituir os portfólios tradicionais, cuja mídia é o papel, mas também com o intuito de aumentar a colaboração entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Arquitetura do PRE

Organização do PRE Pequenos Grupos

Organização do PRE Perfil do usuário:

Ferramentas desenvolvidas sob o prisma Web 2.0 Portfólio Eletrônico de Grupos (PEG): uma rede social que permite o compartilhamento do conhecimento criado pelos Pequenos Grupos. Ferramenta para publicação individual de conteúdo: baseada nos blog’s, permite a um indivíduo inserir conteúdo no PRE e publicá-lo para seu grupo Ferramenta de publicação cooperativa de conteúdo: Wikipédia Tagging: permite vincular palavras-chaves (tags) aos conteúdos criados no PRE Comunicações com outros ambientes educacionais

Avaliação do PRE Faculdade de Medicina da UFSCar: 8 alunos do segundo ano e uma facilitadora usaram a ferramenta por 1 semestre letivo em Responderam a um questionário para descobrir a percepção deles em relação ao uso do PRE (vantagens e desvantagens)

O uso de tecnologias pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem no curso de Medicina? 71,4% concordam plenamente 28,5% concorda parcialmente

O uso do PRE atrapalhou o desenvolvimento do trabalho do meu grupo? 42,8% discorda plenamente 28,5% discorda parcialmente 28,5% concorda parcialmente

O uso do PRE atrapalhou o desenvolvimento de minhas atividades? 28,5% discorda plenamente 42,8% discorda parcialmente 28,5% concorda parcialmente

Ainda que tenha problemas, o uso do PRE poderá facilitar o processo de ensino-aprendizagem para Medicina? 57,1% concorda plenamente 42,8% concorda parcialmente

Vantagens do PRE Facilidade na pesquisa durante os estudos Diminuição na quantidade de papel Compartilhamento das sínteses Possibilidade de projetar as sínteses Capacidade de acesso remoto

Desvantagens do PRE Conexão com a Internet Problemas no PRE Falta de treinamento prévio Usabilidade do PRE(tamanho letras, cores,links,imagens,ícones) Disposição dos equipamentos na mesa

Conclusão As principais desvantagens na aplicação do PRE foram de ordem técnica, que deverão ser solucionadas nas próximas versões. A percepção individual é de que um ambiente colaborativo poderá trazer vantagens ao processo ensino- aprendizagem.