Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
Curso Informática Básica
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
PROJETO DE INFORMÁTICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Plano de Ação Pedagógica
A Educação Mediada pela Tecnologia
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Pederneiras- São Paulo
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Profa. Reane Franco Goulart
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Informática para o Ensino Médio
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Software Educativo União Educacional-Minas Gerais
Elementos de Informática
Instituto A Vez do Mestre
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
O papel do educador no processo de formação da criança especial
Didática da alfabetização
Sistemas operacionais Prof. Dr. Francisco Prosdocimi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Alfabetizando com informática
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
O computador como Meio e como Fim...
Quando se desenvolve um software educacional para apoio ao processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo,
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Inclusão Digital: Multiculturalismo e Produção Textual nos Anos Iniciais

Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco, juntamente com os professores.

Desenvolvimento: No primeiro encontro será feito uma testagem dos saberes dos alunos quanto ao uso da informática (uso do hardware e software) oferecidos pela escola. Após o filtro das informações obtidas, será iniciado o processo de aprendizagem com as ferramentas disponíveis no laboratório (ligar e desligar corretamente, uso do mouse, teclado, o uso do sistema Linux).

Após essa etapa de ensino, será entregue pequenos textos para que os alunos iniciem o processo de digitação, observando a leitura, escrita, gramática, ortografia dos mesmos.

Para o 2º ano o processo será mais lúdico (o laboratório oferece diversos programas com jogos), pois nem todos alunos estão alfabetizados, embora façam o uso em sua casa do computador. Será também um momento de diagnóstico. O primeiro passo será a identificação do alfabeto no teclado fora de uso e após essa etapa trazer os alunos para o uso real do mesmo, juntamente com os demais equipamentos do computador.

As oficinas serão ministradas em duas etapas: primeiro uma turma de 5º ano e posteriormente uma turma de 2º ano. Divididos em duplas com a carga horária de aproximadamente de 50 minutos.

Metodologia: As ações propostas pelo projeto se desenvolvem de forma articulada, com metodologias diversas, criando situações de aprendizagem baseadas na ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal), e em suas trocas múltiplas e de diferentes naturezas: afetivas, cognitivas e sociais. Respeitando o tempo e o espaço de cada educando.

No ambiente computacional proposto, o computador assume o papel de ferramenta, a qual permite ao aluno realizar uma série de tarefas. Das mais simples, como os conhecimentos básicos (ligar e desligar o computador corretamente), passando por séries educacionais, digitação, até chegar às mais complexas, como releitura de obras, ilustrações, etc.

Cronograma: 13 a 17/10 Data Atividades 06 a 10/10 Apresentação do cronograma pelas pibidianas e ornamentação do laboratório de informática. 13 a 17/10 Atividades relacionadas aos conhecimentos das TDIC’s (software: sistema operacional Linux e seus programas e hardware: teclado, mouse, CPU, monitor). 20 a 24/10 Atividades relacionadas aos conhecimentos das TDIC’s (software: sistema operacional Linux e seus programas Atividades relacionadas aos conhecimentos das TDIC’s (software: sistema operacional Linux e hardware: teclado, mouse, CPU, monitor). e hardware: teclado, mouse, CPU, monitor). 27 a 31/10 Digitação das paródias construídas pelas Pibidianas do outro projeto. 03 a 07/11 10 a 14/11 Fixação das ferramentas tecnológicas com jogos pedagógicos (série educacional). 17 a 21/11 Esclarecimentos de dúvidas e atividades espontâneas dos alunos. 24 a 28/11 Encerramento das atividades, utilizando os demais programas operacionais.