ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Assistente Administrativo
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
15:20.
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
CULTURA ORGANIZACIONAL
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
MOTIVAÇÃO: Provém do verbo latino "movere" que significa mover-se. Ambas indicam um estado de despertar do organismo. Motivação, explica Vergara, é uma.
O Principio de convivência na Sociedade
A MOTIVAÇÃO.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Administração Geral - Aula 04
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
Nome da Disciplina Nome do Professor. 2ª AULA. 30 de abril de EMPREENDEDORISMOe PLANO DE NEGÓCIOS.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
TÉCNICAS DE ENSINO.
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2
FATORES INTRAPPESOAIS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: MOTIVAÇÃO
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO.
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
QUEM É O CONSUMIDOR.
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE MASLOW A HIERARQUIA das NECESSIDADES HUMANAS
A teoria motivacional de Maslow
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
TEORIA COMPORTAMENTAL
MOTIVAÇÃO PPB.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MOTIVANDO OS JOVENS A ADQUIRIR CONHECIMENTO BÍBLICO
Teoria dos dois Fatores de herzberg
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Renato Vairo Belhot – USP -SC
Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor o que move.
O comportamento do Consumidor
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””. MOTIVAÇÃO “Me dê motivos...” Tim Maia “”” A Motivação é uma das áreas que mais interesse tem despertado na Psicologia, ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.

Querer é poder Os motivos constituem o aspecto dinâmico do processo que representam um dos pré-requisitos mais importantes da aprendizagem,para isso é preciso primeiro querer aprender, e partir para o que se quer.

Motivação De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, sendo que a origem do motivo que a impulsiona pode ser externa (do ambiente) ou gerada internamente, como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio). Motivar, portanto, significa provocar movimento, ação, por parte do indivíduo em busca da satisfação de suas necessidades e do alcance do que deseja.

A MOTIVAÇÃO É um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, o qual depende da interação de fatores : ● pessoais (intrínsecos)quando provém de dentro da pessoa (exs.: necessidades, desejos, interesses, impulsos, tendências) ●ambientais (extrínsecos). quando provém de fora da pessoa, estando em geral relacionada à recompensa que ela espera receber por sua atividade. (exs: prêmios,vitórias, aprovação social, influência do grupo social, elogios, ser promovido , etc).

TIPOS DE MOTIVOS • Inatos - gerados por impulsos básicos que estimulam comportamentos que visam a satisfazer necessidades básicas como a sobrevivência (ex.: dormir porque se tem sono; comer porque se sente fome) ou manutenção do equilíbrio biológico interno (ex.: vestir um casaco porque se está com frio). • aprendidos ou sociais: surgem para satisfazer as necessidades como a de sentir-se amado, aceito e estão intimamente ligados ao contacto com outros seres humanos (interações), o que é decisivo para o sucesso de processos de ajustamento e adaptação. • Combinados: são compostos por uma combinação de motivos inatos e aprendidos. Ex: sexualidade para a preservação da espécie, além do prazer que pode provocar.

Outro Representante da Psicologia Humanista Uma das muitas coisas interessantes que Maslow descobriu quando pesquisava o comportamento de macacos, logo no início de sua carreira, é que algumas necessidades têm mais prioridade que outras. Maslow aproveitou essa idéia e criou sua famosa Pirâmide Motivacional. Maria Rosa

Maria Rosa

Pirâmide Motivacional de Maslow Fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo. Segurança – do corpo, de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas, como um emprego estável. Sociais - Amor -relacionamento, afeto, afeição e sentimentos de pertencimento. Estima - tanto do reconhecimento das nossas capacidades pessoais, quanto reconhecimento dos outros. Auto-realização - o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.

Tipos de Motivação 1-Energéticos – caracteriza a base biológica da motivação e se manifesta como :descarga de energia e tensões que geram disposição e impulsos para a ação. 2-Teleológicos – referente à capacidade de antever os fins, como obter certos estados ideais :como segurança, êxito profissional, aceitação social, liderança e expressão criadora. 3-Genéticos – Traduz-se pelo aspecto evolutivo e tem como base as experiências individuais. Assim, quando estas são frustrantes afetam negativamente a motivação, levando o sujeito a evitar situações nas quais se exponha.

4-Apreensão ou tomada de consciência do valor do estímulo – O Sujeito se motiva ao tomar contato com o conhecimento ,com uma escolha do que ele gosta de fazer, um esporte que goste de praticar 5-Relacionamento subjetivo da pessoa com o valor aprendido – À medida que vai se apropriando das informações e construindo conhecimentos que se mostram úteis e significativos em sua vida, o sujeito cria expectativas otimistas ela possibilidade de conquistar seus objetivos e valores.

TAREFA PRA PRÓXIMA AULA Após assistir o Filme filme “Vem Dançar”, onde o ator Antônio Banderas é um professor de dança de salão muito motivado e apaixonado pela sua arte, que tenta ensinar aos alunos problemáticos e desmotivados. quais foram as estratégias que o professor utilizou para motivar seus alunos. Você poderia listar 5 dessas estratégias que são motivadoras? 1. ________________________________________________________________________ ____________________________ 2. ________________________________________________________________________ ____________________________ 3. ________________________________________________________________________ ____________________________ 4. ________________________________________________________________________ ____________________________ 5. ________________________________________________________________________ ____________________________