Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Advertisements

Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
SEMINÁRIO.
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Sérgio Elias Vieira Cury
CARTA ARGUMENTATIVA.
Formando o hábito de estudo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Metodologia Científica
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
NORMAS PARA SUBLINHAR Cada um pode adotar uma simbologia arbitrária e pessoal para sublinhar e fazer anotações à margem dos textos. Basta que a simbologia.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Diretrizes para leitura e análise de textos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Resenha Produção de texto.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Fichamento e Resumo Produção de textos.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Fichamento: técnica de estudo
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Ler e Levantar Esquemas e Resumos
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Fichamento é um modo eficaz de manter um registro de tudo que você lê.
Interpretação Consecutiva
Resumo.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Unidade 3 Processo de leitura.
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
Técnicas de Resumo A leitura envolve: compreensão, análise, síntese, avaliação, aplicação (transferência). Resumir um texto é ser capaz de compreender.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resumo.
Resumo.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Metodologia Científica
Fichamento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Fichamento.
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
Como redigir um bom texto?
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
FICHAMENTO.
a importância da leitura
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Leitura e Documentação
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
O resumo Claire Guinchat e Michel Menou. Introdução  O resumo é uma operação que permite diminuir sensivelmente o volume de informação.  São textos.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Contribuição Prof Olschowsky Aplicação Prof Douglas Pereira da Silva
Transcrição da apresentação:

Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor Olschowsky 2015.2

O QUE É FICHAMENTO É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. Fichar é selecionar, organizar e registrar informações, de forma a constituir uma documentação que: atenda aos objetivos do leitor; remeta ao texto-base; possa ser consultada posteriormente; aponte para a elaboração de um texto posterior; meio para sistematizar seus próprios estudos; maneira de organizadamente, ampliar seus conhecimentos a respeito de determinado assunto.

PARA QUE SERVE Apresentar anotações que sirvam como material organizado para consulta. O fichamento é fonte para estudos posteriores. “ouvir aulas [...] ler livros clássicos e célebres. Isso só tem algum valor à medida que se traduzir em documentação pessoal [...].” (SEVERINO, 2002, p. 36-37)

PARA QUE SERVE Traduzir informações de outro texto de forma mais simplificada: o conhecimento adquirido por meio da leitura se transforma em documento; Elucidar tópicos e temas de interesse abordados no texto-base; Auxiliar na compreensão do texto; Proporcionar: a memorização de dados relevantes; a reflexão sobre as informações lidas; a relação entre as ideias internas do texto-base; a conexão entre as ideias do texto-base e as do projeto de quem ficha o texto (ou as ideias de que ficha o texto).

UM EXEMPLO Registros de dados bibliográficos: ABREU, A.S. A arte de argumentar: gerenciando a razão e a emoção. “Persuadindo as pessoas”. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. (p. 71-72) tema da pesquisa: Argumentação Data do fichamento: Localização da fonte: Proprietário ou depositário da obra: Outras informações Conteúdo Fichado: “Vimos, há pouco, que persuadir é conseguir que as pessoas façam alguma coisa que queremos”. (p.71) Segundo o autor, para persuadir alguém de suas ideias, é necessário que eduquemos nossa sensibilidade aos valores do outro. Comentários: O autor apresenta a complexidade do ato de persuadir alguém, devemos considerar o que o outro tem a ganhar ou o que o outro tem a perder com o texto persuasivo? Esta questão merece ser aprofundada e ilustrada com outras leituras sobre o tema.

COMO ELABORAR 1 a ETAPA: PRÉ-FICHAMENTO (contato inicial com o texto) Leitura corrida geral, sem anotações - Permite o primeiro contato com alguns aspectos da obra como: tema tratado, seus aspectos estruturais e estilo do autor. Pesquisa do vocabulário desconhecido - Resolver dúvidas ou incertezas relativas ao vocabulário empregado e aos conceitos introduzidos no texto. Leitura com pausas, com trechos sublinhados e anotações à margem do texto - Leitura mais cuidadosa. Primeira seleção de ideias a serem destacadas. Provoca, no leitor, associações mentais que podem ser esquecidas se não anotadas na hora.

COMO ELABORAR 1a ETAPA: PRÉ-FICHAMENTO (continuação...) SUBLINHAR é isolar do texto um número reduzido de frases e expressões que melhor sintetizam as informações lidas. O QUE SUBLINHAR E O QUE ANOTAR? Sublinhar implica redução de texto e não transcrição total. O número de frases ou expressões destacadas deve ser reduzido; Destacar a idéia que mais lhe chamou a atenção (lhe parece interessante ou tem uma relação com os seus objetivos). (Isto pode se confirmar ou não durante o fichamento); Evitar sublinhar idéias repetidas; Sublinhar textos que representam uma idéia central, sem termos acessórios – advérbios, por exemplo podem ser sispensados; Exemplos, casos, enumerações devem ser evitados. Estão no texto para elucidar ou reafirmar uma idéia que já foi sublinhada. NÃO SE TRATA DE RESUMIR O TEXTO OU PARTES DELE, MAS SIM DE ISOLAR NELE O QUE LHE PARECE MAIS SIGNIFICATIVO.

COMO ELABORAR (exemplo) 1a ETAPA: PRÉ-FICHAMENTO (continuação...) Texto Sublinhado: “Argumentar, convencer e persuadir”, capítulo de A arte de argumentar (ABREU, 2004: 24-26) Argumentar é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informação, é falar à razão do outro, demonstrando, provando. Etimologicamente, significa vencer junto com o outro (com+vencer) e não contra o outro. Persuadir é saber gerenciar a relação, é falar à emoção do outro. A origem desta palavra está ligada à preposição PER, ‘por meio de’ e a SUADA, desusa romana da persuasão. Significava ‘fazer algo por meio do auxílio divino’. Mas em que convencer se diferencia de persuadir? Convencer é construir algo no campo das ideias. Quando convencemos alguém, esse alguém passa a pensar com nós. Nesse parágrafo inicial, o conceito de argumentar é definido pela composição de duas características: convencer e persuadir. Basta identificá-las uma única vez, sem muitos detalhes.

COMO ELABORAR 2a ETAPA: FICHAMENTO (organização e registro das informações) Releitura do texto com o objetivo de elaborar a ficha de leitura - Leitura mais orientada acompanhada do registro de dados. Registro das informações - É preciso saber o que registrar nas fichas, de que forma esse registro pode ser feito e quais os passos a serem seguidos no processo de fichamento. O que registrar: referência bibliográfica; tema (mensagem essencial do autor); informações essenciais conteúdo; comentários; observações e/ou anotações complementares

COMO ELABORAR 2a ETAPA: FICHAMENTO (Continuação....) Informações essenciais: (corpo da ficha de leitura) 1o passo: consulta ao que foi anteriormente sublinhado ou destacado no texto. A ideia essencial de um parágrafo revela a mensagem principal em torno da qual se agregam outras ideias complementares (acessórias). Esse processo de seleção de partes do texto é feito pela supressão das informações acessórias – como exemplos, ilustrações, repetições – e da construção da ficha de leitura a partir das ideias essenciais identificadas. Pode-se fazer a transcrição de excertos do texto (um parágrafo, p. ex.). Isto não exclui a fase de supressão. Destacar um entre muitos parágrafos significa que ele é relevante. O mais comum é a identificação de expressões ou frases síntese para fins de registro em forma de resumo ou elaboração de fichas por itens.

Ficha Registros de dados bibliográficos: tema da pesquisa: Data do fichamento: Localização da fonte: Proprietário ou depositário da obra: Outras informações Conteúdo Fichado: Comentários: