A PEDAGOGIA DE JANUSZ KORCZAK

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Escola e Família: quais são suas competências?
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Essa é minha escola.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
CRIANÇAS NA IGREJA EM CÉLULAS
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Georg Kerschensteiner
EDUCAÇÃO ROMANA.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Curso Direito à Memória e à Verdade
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
"Não desejo mal a ninguém. Fazer o mal
Profª. Taís Linassi Ruwer
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Disciplinamento dos Corpos e a Instituição Escolar
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Inclusão que bicho é esse?
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
O universo do cinema mudo no teatro
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

A PEDAGOGIA DE JANUSZ KORCZAK Material elaborado para fins didáticos

BIOGRAFIA Janusz Korczak, pseudônimo de Henryk Goldszmit (Varsóvia, 22 de julho de 1878 ou 1879 - agosto de 1942) foi um pediatra, autor infantil e pedagogo judeu polonês.

JANUSZ KORCZAC O polonês Henryk Goldszmit, que adotou o pseudônimo de Janusz Korczac, nasceu em uma família abastada de intelectuais. No entanto, passou pelas mãos de professores rudes. Com 7 anos, foi mandado para uma escola onde os mestres eram punitivos, puxavam as orelhas das crianças e se valiam de réguas e palmatórias. A experiência lhe deu a certeza de que as crianças não eram devidamente respeitadas, o que contribuiu para a formação do ponto central de seu pensamento: desde cedo, os pequenos merecem respeito por suas vontades e necessidades.

JANUSZ KORCZAK Korczak foi influenciado pelo pensamento pedagógico do começo do século 20, que criticava a escola tradicional, segundo a qual as crianças eram tratadas como adultos pequenos, sem interesse pelas especificidades dessa fase. Para conhecer outros orfanatos e as idéias pedagógicas do momento, viajou muito pela Europa.

JANUSZ KORCZAK O polonês interessou-se pela obra do suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), que apostava na bondade natural das crianças. Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. “Segundo ele, o amor deflagra o processo de auto-educação”.

JANUSZ KORCZAK Sugeria uma Educação não repressiva e que não fosse baseada no medo, mas que acompanhasse a curiosidade infantil. O suíço pregava ainda a importância de dar atenção à personalidade da criança, o que também se tornou marcante na obra de seu "discípulo" polonês. Além disso, Korczak introduziu na Pedagogia o método de observação empregado na Medicina.

JANUSZ KORCZAK Não há consenso sobre a data de início da carreira de escritor, mas a hipótese mais aceita aponta para 1899, quando ganhou uma menção honrosa com um drama assinado como Janusz Korczak, herói de um romance histórico polonês. Korczak deixou muitos escritos, entre eles 24 livros e cerca de mil artigos publicados em revistas. As principais obras incluem Como Amar uma Criança e O Direito da Criança ao Respeito, que, 30 anos depois, viria a inspirar a Declaração dos Direitos das Crianças, das Nações Unidas.

JANUSZ KORCZAK Korczak morreu em 1942 no campo de concentração de Treblinka. Devido ao prestígio conquistado, as autoridades nazistas chegaram a oferecer a liberdade ao médico e educador, mas ele preferiu acompanhar suas crianças no trem que as levou para a morte nas câmaras de gás.

BIOGRAFIA Anton Semyonovich Makarenko, foi um pedagogo ucraniano (1888-1939) que se especializou no trabalho com menores abandonados, especialmente os que viviam nas ruas e estavam associados ao crime.

A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO Como educar? Por onde começar? Anton Semionovich Makarenko, professor na Ucrânia, país do leste europeu que era parte da União Soviética na época, foi um dos homens que ajudaram a responder a essas questões e a repensar o papel da escola e da família na recém-criada sociedade comunista, no início do século 20. Sua pedagogia tornou-se conhecida por transformar centenas de crianças e adolescentes marginalizados em cidadãos.

A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO O método criado por ele era uma novidade porque organizava a escola como coletividade e levava em conta os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade; Mais que educar, com rigidez e disciplina, ele quis formar personalidades, criar pessoas conscientes de seu papel político, cultas, sadias.

A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO O educador ucraniano fazia questão da presença dos pais, que eram estimulados a participar de atividades culturais e recreativas. A escola tinha o papel de orientar a família, que deveria encará-la como um órgão normativo. Pais muito “melosos” ou ausentes seriam incapazes de educar uma pessoa forte, madura e inteligente. “O carinho, como o jogo e a comida, exige certa dosagem”, dizia.

A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO Makarenko queria formar crianças capazes de dirigir a própria vida no presente e a vida do país no futuro. Exercícios físicos, trabalhos manuais, recreação, excursões, aulas de música e idas ao teatro faziam parte da rotina.

A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO A escola tinha que permitir o contato com a sociedade e com a natureza, ou seja, ser um lugar para o jovem viver a realidade concreta e participar das decisões sociais.

A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO O estudo do meio já era comum na escola de Makarenko, ainda que sem esse nome. Na Colônia Gorki, meninos e meninas eram divididos em grupos de dez, de diferentes faixas etárias.

A PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO Um representante de cada turma participava de assembléias e reuniões em que se discutiam as situações da escola: um objeto roubado, a melhoria do prédio, a compra de materiais, a limpeza dos banheiros, os problemas particulares. Sexo e namoro também tinham espaço nas reuniões. Normas e decisões não podiam ser predeterminadas. O primeiro e o último voto eram sempre dos alunos.

PARA PENSAR... Quais os aspectos convergentes encontrados nas teorias de Janusz Korczak e Anton Makarenko, com os aspectos metodológicos do Método Montessoriano, Escola de Summerhill e Pedagogia Waldorf?