NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAÚDE MENTAL Conceito: segundo a OMS "a capacidade de estabelecer relações harmoniosas com os demais e a contribuição construtiva nas modificações do ambiente.
Advertisements

II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
O Diagnóstico e Entrevista Diagnóstica
EXAME DO ESTADO MENTAL - FUNÇÕES DO EGO
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
SEMIOLOGIA Ciência dos signos.
Classificação dos Transtornos Mentais
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA DOENÇA RENAL CRÔNICA
ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.
Questão Como e porque o Mal de Alzheimer atinge as pessoas mais velhas, e qual é a amplitude dessa doença?
ROTEIRO INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS O QUE É OBSESSÃO?
Unidade de Neuropsicologia Clínica
PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NA CIRURGIA BARIÁTRICA PARTICIPAÇÃO DO PSICÓLOGO NA CIRURGIA BARIÁTRICA.
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
STERIAN, A. (2001) Esquizofrenia
Introdução à Psicossomática Abril de 2012
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
O comportamento normal e o anormal
PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Andréa Diniz PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz
Estrutura de personalidade em Freud
Transtorno ou doença mental
Psicoses e Transtornos da Personalidade
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Doença Mental Definição Médica
CICLO III OBSESSÃO E TRANSTORNOS PSIQUICOS
GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA
Psicoses e Transtornos da Personalidade
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Mal de Alzheimer Disciplina: Gerontologia Profª. Cláudia.
Psicopatologia Especial I Professor Octavio Domont de Serpa Jr.
Saúde direito universal
Profª Ms Sandra Diamante Dezembro
Transtornos Alimentares
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Burnout.
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
Dra. Samanta Ortegosa Calfat Psiquiatria Geral CAISM
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Psicologia Hospitalar
Neurose... Psicose... Compulsão... Obsessão... Doença.
PSICOPATOLOGIA BÁSICA
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
Psicopatologia.
Depressão.
ESQUIZOFRENIA.
Psicologia Revisão para prova 2º Bimestre. Questão 1 Transtornos mentais, também chamados de transtornos psiquiátricos ou psicológicos, produzem alterações.
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
Saúde Mental: Classificação das Doenças Mentais
Saúde mental.
SÍNDROMES ANSIOSAS.
SÍNDROMES de ansiedade
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Alzheimer Tarsila Cunha.
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
Caracterização do Paciente Neurológico
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS Conceito Latu Senso Constituem uma singular categoria das enfermidades, ou transtornos, que acomete o Ser humano em seu psiquismo. Alteração do comportamento e personalidade. É o ramo da enfermagem que trata de pacientes com distúrbios de comportamento e sofrimento psíquico

Objetivos Devolver o cliente ao convívio familiar e social. Reabilitação bio-psico-social Etiologias Neurose Personalidade global (predisposição, história passada), situação conflitiva nas relações com o meio ambiente e a idade da vida. Condições que podem levar o indivíduo ao desequilíbrio psíquico. Psicose Traumáticas, infecções, tóxicas, demência vasculares, TCE, doenças endógenas, hereditária. Multifatorial

Comportamento Geral Neurose Baixo grau de decomposição (comprometimento) da personalidade, comportamento repetitivo, queixa-se de coisas triviais, são minuciosos, perfeccionistas, tensos, angustiados, ansiedade patológica, comportam-se de forma socialmente aceita. Psicose Elevado grau de decomposição da personalidade, o contato com a realidade é muito atingido o psicótico fica impossibilitado de atuação social, tem uma tendência à deterioração dos costumes, comportamento imprevisível, desigualdade, anti-social.

Orientação Neurose Raramente perde a orientação sobre si próprio e ambiental. São exceções as síndrome conversivas dissociativas ( antiga “histeria de conversão”). Psicose Perde a orientação do tempo e/ou do ambiente.

Sintomas Neurose Somáticos(taquicardia, suor, taquipneia, peristaltismo aumentado), musculares(dores, contraturas, tremores), respiratório(sufocação), psiquismo(tensão, insegurança, dificuldade na concentração, estranheza, mal estar indefinido). Não há alucinações ou outros desvios externo no pensamento (delírios). Psicose Grande amplitude de sintomas psicológicos, com delírios, alucinações, sonolência. O indivíduo passa a vivenciar um mundo a parte fora da realidade de comportamento anormal, falta de percepção interior e outro não sentem doentes.

Autoconhecimento Neurose O “neurótico” tem certa compreensão da natureza do seu estado psíquico. Procura alguém que alimente as suas idéias doentes. Ele busca o tratamento, mas nem sempre quer se tratar. Sabe de tudo o que estar se passando. Psicose Raramente tem compreensão da natureza de seu psíquico.

Aspectos Sociais Psicose Têm raramente o seu comportamento social prejudicado ou perigoso para si e para sociedade. Neurose Têm freqüentemente o seu comportamento social prejudicado ou perigoso para si e para sociedade. Perda do interesse e da capacidade para trabalhar. Não sabe sentar-se a mesa, alimentar-se. Geralmente são anti-sociais.

Tratamento Neurose Raramente necessita de internação hospitalar. O tratamento é ambulatorial e psicoterapêutico. Psicose CAPS e ambulatorial. Quando necessário, internamente em regime integral. Necessita de observação, supervisão continua.