DPS Empreendedorismo Aula

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Transcrição da apresentação:

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno compreender o que é empreendedorismo quanto processo, tanto na abertura de um negócio próprio quanto na atitude empreendedora em empresas, permitindo o entendimento da lógica e métrica de um plano de negócios. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conduta ética associada à responsabilidade social e profissional; 2. Desenvolvimento da capacidade de compreensão, produção e transmissão dos saberes adquiridos; 3. Desenvolvimento da capacidade de equacionar problemas e buscar soluções com as demandas individuais e sociais; 4 Permanente busca de prevenção e soluções dos conflitos individuais e coletivos com vistas ao bem estar social; 5. Desenvolvimento da capacidade de realizar investigações científicas, raciocínios logicamente consistentes, de leitura, compreensão e produção de textos em um processo comunicativo próprio ou em equipe, de julgamento e de tomada de decisões, de aprender a aprender, para sua educação permanente. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Por que estudar Empreendedorismo? Em função dos avanços tecnológicos, existe uma maior necessidade de empreendedores. A economia e os meios de produção e serviços se desenvolveram de tal forma que hoje existe uma grande necessidade de se formalizar conhecimentos. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

O que é Empreendedorismo? A capacidade individual de empreender, ou seja, a capacidade de tomar a iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos ou sociais e pessoais. O processo de iniciar e gerir empreendimentos, isto é, o conjunto de conceitos, métodos, instrumentos e práticas relacionadas com a criação, implantação e gestão de novas empresas ou organizações. O movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor, um movimento social para a criação de emprego e renda, que recebe o incentivo dos governos e instituições de diferentes tipos. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la. O processo empreendedor envolve todas as funções, ações, e atividades associadas com a percepção de oportunidades e a criação de meios para persegui-las. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

A Revolução do Empreendedorismo “ O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990) DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

O QUE É OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO? Ideia de negócio não é sinônimo de oportunidade de negócio. As ideias são frequentemente gerais e abstratas. Oportunidades de negócio representam uma possibilidade concreta, voltada a sua realização na prática. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

O QUE É OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO? A procura de oportunidades de negócio tem a ver com o processo de geração de idéias. Trata-se de uma atividade que pertence ao processo de empreender e deve, necessariamente, desembocar em ação. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

O QUE É OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO? É comum a descoberta de oportunidade de negócio surgir de uma idéia que a pessoa vai tornando mais precisa na tentativa de colocá-la dentro da realidade do mercado. Para que uma idéia seja considerada uma oportunidade de negócio e possa dar nascimento a uma empresa, ela deve representar algo diferente. Produtos ou serviços novos ou um melhoramento de algo preexistente. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

O QUE É OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO? Para uma pessoa criativa, um problema se torna uma oportunidade de negócio, pois em toda atividade humana – na organização de uma cozinha, de um escritório ou de uma garagem, por exemplo – é possível descobrir um certo número de problemas que a criação de novos produtos ou serviços irá resolver. A questão, é, portanto, observar as necessidades que aparecem sob a forma de problema para pessoas ou empresas. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Descobrir oportunidades de negócio é o cerne da atividade do empreendedor. Quanto mais o mundo muda e evolui, mais oportunidades aparecem. Quando você percebe uma delas que o processo empreendedor tem início. A oportunidade captada parece que precipita idéias em sua mente. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO A partir delas, começa a ser construída a visão e, a seguir, vem o projeto de empresa. Mas não pense que seja assim tão fácil. Descobrir depende de procurar. Para reconhecer, é preciso conhecer. Por fim, saiba que não existe empreendimento sem risco. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

PENSAMENTO VISIONÁRIO E INTUIÇÃO Antes de tomar qualquer iniciativa, isto é, antes de “por a mão na massa”, o empreendedor precisa dispor de uma estrutura de pensamento sistêmico e visionário (Filion, 1991) Com base nisso que poderá fixar seus objetivos e traçar o caminho para atingi-los – incluindo a previsão dos obstáculos e limites que deverá encontrar. Sem isso, poderá comprometer seus planos e se perder no processo. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Das Tendências às Oportunidades TENDÊNCIAS NECESSIDADES/OPORTUNIDADES ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO RESIDÊNCIAS MENORES, PISOS ANTIDERRAPANTES, SERVIÇO A/EM DOMICÍLIO, ALIMENTOS DIETÉTICOS , PORÇÕES MENORES,TURISMO DE TERCEIRA IDADE CUIDADOS COM A FORMA FÍSICA ACADÊMIAS, APARELHOS DE GINASTICA, ROUPAS ESPORTIVAS, DIETAS EDUCAÇÃO PERMANENTE PUBLICAÇÕES ESPECIALIZADAS, LIVROS DE REFERÊNCIA, CD-ROM,BANCOS DE DADOS, INTERNET, SERVIÇOS DE TREINAMENTO DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Das Tendências às Oportunidades CASAIS TRABALHANDO FORA GLOBALIZAÇÃO SERVIÇOS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DOMICILIAR, TRANSPORTE ESCOLAR,CRECHES AUMENTO DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS, SOLTEIROS IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO, HOTÉIS E VIAGENS ATIVIDADES DE LAZER, CULTURA E ENTRETENIMENTO, TURISMO, ALIMENTOS CONGELADOS ISOLAMENTO SOCIAL TELEFONIA, INTERNET, COMÉRCIO ELETRÔNICO, PRODUTOS DE SEGURANÇA TENDÊNCIAS NECESSIDADES/OPORTUNIDADES DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Das Tendências às Oportunidades EXPANSÃO DO SETOR DE EVENTOS VIAGEM, HOSPEDAGEM, SERVIÇOS A CONGRESSISTAS, PUBLICAÇÕES PRODUTOS À MODA ANTIGA ARTESANATO, GELÉIAS E DOCES CASEIROS, RESTAURANTES DE COMIDA REGIONAL, MÓVEIS ANTIGOS TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS, TRABALHO AUTÔNOMO, EMPREENDEDORISMO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE (ENXUGAMENTO DAS EMPRESAS) TENDÊNCIAS NECESSIDADES/OPORTUNIDADES DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Todo evento cria sempre oportunidades de negócio. ALGUMAS IDÉIAS QUE PODEM VIRAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO Todo evento cria sempre oportunidades de negócio. Nos Estados Unidos, por exemplo, não há formatura, jogo de futebol ou museu que não tenha sua coleção de souvenir à venda: camisetas comemorativas, medalhas, bandeirolas etc.; O mercado de cartões postais é pouco explorado em alguns lugares do mundo, principalmente países em que o turismo está apenas começando; Existem cada vez mais possibilidades de terceirização, ofertas de serviços diversos para empresas, reciclagem de produtos; DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

COMO AVALIAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

COMO AVALIAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO? Depois de descobrir algumas oportunidades de negócio, você precisa de um método que lhe permita avaliar-se e avaliá-las. Para começar, o mais adequado é o bom e velho Metódo FFOA, que, como diz o nome, leva em conta os seguintes elementos: F = forças F = fraquezas O= oportunidades A= ameaças DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Analises Depois de se posicionar em relação ao ambiente, será possível avaliar objetivamente as oportunidades de negócio selecionadas. O empreendedor deve fazer isso à luz de uma série de perguntas especialmente formuladas para julgar a pertinência de uma oportunidade de negócio. Oportunidades ou armadilhas? Você já sabe que nada no mundo é só bom ou só ruim e que as oportunidades de negócio, como tudo na vida, apresenta vantagens e desvantagens – aliás, também sabe que isso é relativo, pois o que parece vantagem para você pode ser considerado desvantajoso por outra pessoa. Oportunidades armadilhas são situações enganadoras, as duas mais perigosas e traiçoeiras são: DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 A sedução das coisas da moda: Estas se apresentam como oportunidades fantásticas, mas sua característica é não ter durabilidade, não resistir à passagem do tempo. Elas são ‘fogo de palha” – dão lucro, mas por muito pouco tempo. Para poder aproveitá-las ao máximo, é preciso investir muito dinheiro. Portanto, seja prudente. A tentação de pôr o lucro antes da vocação: Não é raro aparecerem oportunidades mirabolantes em campos que nunca o interessaram ou para os quais você não está preparado. Passe longe delas. Se não gostar do setor, é claro que não vai se realizar nele. Também não estará disposto a aprender o que precisa para ser bem-sucedido, seja qual for o potencial de mercado. Portanto, lembre-se: Para ser realmente produtiva, a oportunidade de negócio deve responder não apenas às necessidades do mercado, mas também às do empreendedor. Este deve trabalhar com prazer e se realizar plenamente na escolha da empresa que cria. A lógica que rege a escolha do setor de atividades é clara: precisamos ter paixão pelo que fazemos. Isto é, se quisermos manter o fogo anterior, o entusiasmo para continuar a aprender e para conquistar o sucesso. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 PERGUNTAS ? Existe real necessidade do consumidor por esse produto/serviço? O que ele dá a mais ao cliente (valor agregado)? Será ele competitivo no mercado? Poderei lançar o produto/serviço no mercado de maneira rentável e lucrativa? O retorno do investimento inicial será financeiramente interessante? As margens são mais elevadas do que as de produtos/serviços semelhantes do mesmo setor? DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Perguntas para Avaliar Oportunidades de Negócio Terei vantagens competitivas para fabricar, distribuir, lançar no mercado, exportar esse produto? Quais são elas? Deveria me concentrar em apenas uma ou em várias dessas atividades? Em qual (ou quais) delas? Para mim, seria mais lucrativo terceirizar a fabricação e me concentrar no lançamento do produto no mercado (marketing)? Haveria alguma vantagem se o produto fosse fabricado ou vendido em menores quantidades? Será este o momento propício para lançar o produto/serviço? Quais são os ciclos de consumo (ano inteiro, sazonal)? DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Tenho certeza que isso realmente me interessa? Gosto disso? Estarei disposto a adotar o estilo de vida que essa atividade implica? Disponho de conhecimentos, habilidades e experiências necessários a esse gênero de atividade? Terei tempo, interesses e aptidões para aprender o que for preciso a fim de realizar essa oportunidade de negócio? A atividade é agradável, prazerosa, algo que poderei realizar sem stresse? Estou de fato interessado em assumir o negócio e trabalhar com isso em tempo integral ou parcial? Será que essa oportunidade de negócio apresenta o potencial necessário para satisfazer aos meus objetivos de ganhos e lucros? Será que ela realmente vai valer o esforço e o tempo que irei gastar? DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Trata-se de uma atividade legal? Ela condiz com meu código de ética pessoal e com meus valores morais? Ela é compatível com o que eu sou? Permitirá que eu me realize plenamente? Ela possibilitará que eu me desenvolva e melhore como pessoa? Será que quero trabalhar com o tipo de gente que essa oportunidade de negócio implica? Como eu me situo em relação à cultura do setor? E em relação à cultura dos profissionais do setor? Será que a oportunidade que percebi corresponde a algo prioritário na minha lista de interesses? DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Onde eu me situo em relação à competição no setor? Quais são minhas vantagens competitivas? Terei estudado suficientemente o mercado do setor? Tenho conhecimentos suficientes sobre o mercado, os clientes, os fornecedores? Com base nisso, serei capaz de gerenciar a atividade com eficácia? Minha capacidade financeira é adequada? Terei acesso a recursos financeiros suficientes para que a oportunidade seja interessante sem risco excessivo para mim? DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Conhecer o Setor e a Clientela. Você pensa ter identificado uma oportunidade de negócio e acredita que poderá oferecer algo diferente, único, a um determinado grupo de consumidores. Será que seu produto irá agradar à clientela futura? Essa inovação será exclusiva da sua empresa? Tem certeza? Conhecer seu setor de atuação e sua clientela é, antes de tudo, saber se a “novidade” que irá oferecer corresponde a uma necessidade particular do consumidor e do mercado. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Conhecer o Setor e a Clientela. Antes de se lançar ao mercado como um touro entra na arena – de cabeça abaixada e procurando chifrar tudo e todos à sua frente -, é preciso responder às perguntas com a máxima segurança e certeza. Entre as etapas de elaboração do Plano de Negócio, essa é a mais importante, porque determinará se existe mesmo um potencial de venda para o produto/serviço. Dizemos que esta etapa constitui o plano comercial do seu projeto, do qual você tirará as informações para o planejamento de marketing. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Perguntas??????? Para quem vou vender? Como vou vender? Existe alguém que venda um produto similar? Quanto o consumidor estaria disposto a pagar pelo meu produto/serviço? Onde irei oferecer ou como poderei distribuir meus produtos/serviços? Ao imaginar as respostas que daria a essas questões, você terá percebido que é preciso analisar o setor de atividades em que operar dentro do mercado geral e, depois, ter um mínimo (o ideal é o máximo) de conhecimento sobre a clientela. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Setores da Economia Para começar, lembremos que o empreendedor deverá escolher um mercado ou segmento de mercado que justifique o tempo e o dinheiro que pretende investir e, para isso, escolherá um dos grandes setores da economia: Setor primário ou de matérias-primas: Extração de minerais, empresa agrícola, pecuária de corte; Setor secundário ou manufatureiro ou industrial: Fabricação de produtos de madeira, confecção; Setor terciário, que engloba comércio e serviços: Consultoria de marketing, venda de roupas no varejo. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Mercado, Segmentação, Concorrência. Mercado é um lugar de trocas, tradicionalmente entendido como um local ou zona geográfica onde compradores e vendedores se encontram para fazer trocas (uma cidade, um estado, um país ou grupo de países). Mas o mercado pode ser definido também pelo tipo de consumidores ao qual se dirige (mercado dos consumidores de automóvel, mercado jovem, das donas de casa, dos compradores de imóveis etc.). Outro campo de abrangência é o da categoria de intermediários (mercado atacadista, mercado dos distribuidores de bebidas). Os especialistas costumam usar uma classificação que compreende cinco tipos de mercado, a qual se baseia mais no papel que cada um desempenha do que nas características do produto: DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Mercado, Segmentação, Concorrência. Mercado de consumo (para uso pessoal do consumidor final); Mercado industrial (para produção de bens e serviços); Mercado de distribuição (para revenda); Mercado estatal (para execução de função ou serviço público); Mercado internacional (atividade exercida fora do país). DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Análise de Mercado. A empresa que deseja ofertar um bem ou serviço ao mercado precisa conhecer seu potencial. Para isso, deve ter idéia de sua dimensão: Em número de consumidores; Em quantidade (volume físico das vendas); Para um período e um território determinados. Além disso, há de completar as informações com os seguintes dados: Tendências do mercado (exemplo: no mercado automobilístico, a moda são os furgões esportivos de luxo, ou vans); Evolução do mercado (exemplo: mulheres como principais compradoras de um determinado tipo de veículo); DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Análise de Mercado. Além disso, há de completar as informações com os seguintes dados: Tendências do mercado (exemplo: no mercado automobilístico, a moda são os furgões esportivos de luxo, ou vans); Evolução do mercado (exemplo: mulheres como principais compradoras de um determinado tipo de veículo); Ciclo de vida do produto (lançamento, crescimento, maturidade,declínio); Distribuição das vendas entre os participantes do mercado (concorrência); Saturação do mercado (o mercado de televisores num país onde 80% dos lares já dispusessem de um aparelho, por exemplo) DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Segmentação de Mercado É mais do que provável que um empreendedor iniciante não tenha recursos suficientes para atender ao conjunto do mercado. Solução: recorrer a um mercado menor ou a um segmento de mercado. A segmentação implica, para o empreendedor a perspectiva de atingir grupos de consumidores do mercado total, que ele acredita poder atender com maiores chances de sucesso. Ou seja, ele irá “fatiar” o mercado potencial total em um certo número de pedaços – sendo essencial que as fatias sejam o mais homogêneas possível sob pena de ele não conseguir traçar uma boa estratégia comercial. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 POR QUE SEGMENTAR? Para refletir de modo mais adequado as necessidades do consumidor Para se defender melhor da concorrência Para garantir a cobertura completa do mercado Para detectar oportunidades de negócio Para poder concentrar seus recursos Para melhorar a compreensão do mercado Para alocar os recursos aos segmentos com maior potencial de rentabilidade DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Segmentação de mercado Os critérios usados para segmentar são três: Segmentação geográfica: definido pelo alcance territorial (bairro, cidade, região); Segmentação demográfica: definido por tipo de pessoas ou lares (sexo, grau de escolaridade, faixa de renda, nacionalidade, religião etc.); Segmentação psicográfica: definido pelo estilo de vida (esportivo, intelectual), pela motivação de compra (economia, comodidade, prestígio), por fidelidade a marcas etc. Importante, DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

O Bom Produto No Melhor Momento DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

O Bom Produto No Melhor Momento O sucesso do projeto de empresa depende, antes de tudo da capacidade que tem o produto de cumprir duas promessas: satisfazer vantajosamente à necessidade do cliente; garantir ao mesmo tempo, que a atividade seja rentável para você. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 O que você precisa fazer para entregar o bom produto no melhor momento em condições competitivas? DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

CICLO DE CRIAÇÃO DE UM PRODUTO “Que produto fabricar? Como fazê-lo?” Essas são questões centrais de qualquer empreendimento que atue em ambiente competitivo. Elas implicam uma série de atividades que exigem o concurso de várias especialidades e, por isso, precisam ser muito bem coordenadas. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 O circulo da qualidade DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Criação do Produto A primeira fase começa pela identificação da clientela , de suas necessidades (exigências, expectativas) – são atividades que cabem à função de marketing. Em seguida, vêm a concepção e o desenvolvimento do produto, incluindo suas especificações técnicas e os limites a serem obedecidos (leis, regulamentos, normas, padrões). DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 A concorrência, cada vez mais acirrada, exige agilidade em inovação de produto e em prazos de produção. Por causa disso, surgiu um novo conceito, chamado de “engenharia simultânea”, pelo qual se integram vários departamentos para reduzir custos e prazos. Assim, o processo envolve o pessoal de criação e desenvolvimento,processos, produção e o de abastecimento/estoque. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Preparar o sistema de produção Muitas vezes, essa fase é o momento de perguntar: “Quem vai fazer?”. O produto pode ser feito pela empresa ou por um fornecedor terceirizado. Implicação de custos, qualidade e controle. Estrutura de produção necessária para realizar o produto e responder à demanda com rentabilidade para a empresa e vantagem para o consumidor. É nesse ponto que o empreendedor terá que cuidar da seleção e do treinamento da mão-de-obra, da escolha dos fornecedores e da elaboração das políticas de abastecimento/estoque. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Realização do Produto. O comando do sistema de produção é o fator crítico. Abrange desde o recebimento das matérias-primas até a entrega dos produtos acabados aos clientes. Repercussão direta sobre prazos, custos e rentabilidade da empresa. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Pós-venda. A fase da manutenção da qualidade; todas as atividades nela incluídas se realizam depois de concluída a venda: instalação do produto ( coifas, armários, por exemplo), assistência técnica, serviços etc. O pós-venda bem concatenado e executado é, em geral, o que faz o cliente voltar a comprar com você e a tornar-se um consumidor fiel. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Fazer ou mandar fazer: a Terceirização A problemática de mandar fazer – modernamente, terceirizar – é uma das decisões mais fundamentais que o empreendedor e/ou a equipe de gestão deve enfrentar. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

Fazer ou mandar fazer: a Terceirização Será realizada dentro da empresa ou confiada a um parceiro. A estratégia de terceirizar funda-se na arte de detectar as atividades, os recursos e as práticas que concorrem para criar diferenciais competitivos, no presente e no futuro. Por meio da terceirização o empreendedor compra vantagens como: Custos; Qualidade; Tecnologia; Prazos; Logísticas. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Atividades a realizar Alguns pontos de atividades a realizar e terceirizar dentro da empresa: Assuma aquelas que representem vantagem a longo prazo; Focalize, pois querer fazer tudo sozinho equivale a dispersar esforços, o que pode levar à erosão da sua vantagem competitiva e a abrir flanco para os concorrentes; Disperse o conhecimento e a responsabilidade por toda a empresa: quem deixa que apenas um funcionário domine a vantagem competitiva corre o risco de perdê-la quando o sujeito mudar de emprego; DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1

DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1 Atividades a realizar Mantenha as que considerar estratégicas na criação da vantagem e terceirize as que sejam facilmente imitáveis; Existem algumas atividades que exigirão uma arquitetura única de parcerias, com fornecedores profundamente mesclados aos processos e operações da empresa. DPS Empreendedorismo Aula 1 2015.1