BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

Redação Científica Conteúdo do módulo:
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
SEMINÁRIO.
PROJETO DE PESQUISA.
Plano de Trabalho Docente
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Metodologia Da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Projeto de Intervenção
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Metodologia de Pesquisa

O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”
Artigo Científico Funções Básicas:
A estrutura do artigo científico e outros
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
Formas de Comunicação Científica
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROJETO DE PESQUISA.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Metodologia Científica
TRABALHOS CIENTÍFICOS
Fichamento.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Comunicação e Redação Empresarial
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Trabalho de Conclusão de Curso
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
Produção de Artigo Acadêmico
Profª . Deyse Karla de Oliveira Martins
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
Trabalho de Conclusão de Curso
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
Leitura e Documentação
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA – PROF.ª CLARA BRUM

2 – TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS Trabalho Acadêmico: É aquele realizado pelo aluno, individualmente ou em grupo, em uma situação de ensino-aprendizagem, desde as simples tarefas de casa ou atividades de classe, até outras de maior complexidade que exigem algum tipo de pesquisa bibliográfica, utilizando as regras da ABNT. Trabalho Científico: Resulta de uma pesquisa ampla, profunda, rigorosa, autônoma e pessoal, segundo as normas da ABNT. (MAIA, 2008.)

3 - TIPOS Resumo de textos; Fichamento; Resenha; Relatório; Seminário; Artigo científico; Anteprojeto de pesquisa; Projeto de pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso – TCC: Monografia; Dissertação e Tese.

4 – CONCEITOS IMPORTANTES - ABNT Capa: Proteção externa do trabalho sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação; Elementos pré-textuais: elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. Elementos textuais: parte do trabalho em que é exposta a matéria.

5 – CONCEITOS IMPORTANTES - ABNT Folha de rosto: Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho; Sumário: enumeração das principais divisões ou partes de um trabalho. Elementos pós-textuais: elementos que complementam o trabalho. Referências: Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

6 – CONHECENDO OS TIPOS... Resumo: O ato de resumir textos e obras tem como objetivo contribuir para o aprendizado daquilo que se lê. Porque o ato de resumir exige que você compreenda o que está lendo, pressuposto fundamental para a exposição, em poucas palavras, do que o autor expressou de uma forma mais extensa.

7 – CONHECENDO OS TIPOS... Fichamento: O termo decorre da atividade de registrar em fichas, mas hoje com o uso dos computadores substituímos a organização do conteúdo em fichas para nossos arquivos eletrônicos. De qualquer maneira, é um excelente exercício para manter registrado as leituras e, assim, adquirir maior compreensão do conteúdo estudado. (RAMPAZZO, 2005)

8 – CONHECENDO OS TIPOS... Resenha: O termo resenha é um substantivo feminino que significa ato ou efeito de resenhar. Resenhar do latim resignare é uma descrição do conteúdo de uma obra. Segundo aponta Eva Maria Lakatos, a resenha apresenta um conteúdo crítico sobre determinada obra. (LAKATOS; MARCONI, 2004.)

9 – CONHECENDO OS TIPOS... Relatório: É a parte final de uma pesquisa. Seu objetivo consiste em dar ao leitor o resultado completo do estudo, apresentando fatos, dados, procedimentos utilizados, resultados obtidos, chegando a certas conclusões e recomendações. (RAMPAZZO, 2005)

10 – ESTRUTURA DE UM RELATÓRIO Elementos pré-textuais: Capa e folha de rosto Elementos textuais: 1. Introdução: escolha do assunto, delimitação, justificativa e objetivos; 2. Revisão da bibliografia: apresentação da pesquisa bibliográfica sobre o assunto; 3. Metodologia: procedimentos empregados para obtenção dos dados; 4. Conclusão: análise e interpretação dos dados. Elemento pós-textual: Referências (ABNT)

11 – CONHECENDO OS TIPOS... Artigo científico: É um pequeno estudo que trata de uma questão científica e destina-se a publicações em revistas ou periódicos. Difere da monografia pela sua reduzida dimensão e conteúdo. (RAMPAZZO, 2005) O artigo deve ser estruturado em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. (NBR 6022)

12 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Elementos pré-textuais: Título – termo ou expressão que indica o conteúdo do artigo; Autoria – nome do autor, acompanhado de breve currículo, no caso a condição de formando, por exemplo. Resumo - parágrafo que sintetiza os objetivos pretendidos, a metodologia empregada, resultados e conclusões. Palavras-chave - termos indicativos do conteúdo do artigo.

13 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Elementos textuais: o corpo do artigo é estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão. Introdução – expõe o problema, a finalidade do artigo e a metodologia utilizada para alcançar a finalidade. Desenvolvimento – trata a matéria de forma abrangente e objetiva. Conclusão – destaca os resultados obtidos.

14 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Elementos pós-textuais: Lista de referências bibliográficas usadas no texto. As referências devem ser elaboradas conforme as normas da ABNT. Observações: para artigos evita-se o uso de notas de rodapé, anexos e apêndices. (JACOBINI, 2006, p. 79-81.)

15 – ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Comunicação ou paper: Define-se como a informação que se apresenta em congressos, simpósios, reuniões da sociedade científica. Contém em média, entre 2 e 10 páginas, estruturadas no modelo de artigo científico; Não apresenta subdivisões, porque é um texto unitário. (FRANCO, 2006, p. 85.)

16 – CONHECENDO OS TIPOS... Seminário: É um procedimento didático que consiste em levar o aluno a pesquisar a respeito de um tema, a fim de apresentá-lo e discuti-lo cientificamente. Poderá funcionar com um só grupo, ou dividir-se em subgrupos, dedicando-se cada um deles, ao estudo de aspectos particulares de um mesmo tema, ou temas diferentes de uma disciplina.

17 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Na modalidade em grupo, cada integrante terá uma tarefa individualizada. Neste caso, a exposição poderá ficar a cargo de um representante do grupo ou a apresentação de cada integrante individualmente. Para a dinâmica desta atividade em grupo, Lakatos sugere que o trabalho seja organizado com os seguintes participantes:

18 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Coordenador- representado pelo professor. É o coordenador que propõe os temas, indica a bibliografia inicial, estabelece a agenda de trabalho e fixa à duração das sessões; Organizador- representado por um integrante do grupo. Este ficará responsável pelas reuniões, coordenará as etapas da pesquisa e poderá designar tarefas para cada componente do grupo. Relator - Será o componente responsável pela exposição dos resultados dos estudos do grupo, porém não é o único a falar em sala de aula.

19 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Secretário- será representado pelo integrante designado pelo professor para anotar as conclusões finais, após os debates. Comentadores- são os escolhidos pelo professor para o aprofundamento crítico do tema. Devem estudar com antecedência o tema a ser apresentado com o intuito de fazer críticas adequadas à exposição, antes da discussão e por ocasião do debate com os demais participantes. Debatedores- São todos os alunos da classe. Participam fazendo perguntas, pedindo esclarecimentos, colocando objeções, reforçando argumentos ou dando alguma contribuição.

20 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Etapas do Seminário: O coordenador propõe o estudo, indicando a bibliografia mínima, bem como formalizando os grupos, a figura do comentador e do secretário. O grupo formado escolherá o organizador e decidirá quanto ao número de relatores. Após esta etapa inicial, o grupo organizará reuniões sucessivas, sob a orientação do organizador para:

21 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Etapas do Seminário: - determinação do tema central ("o fio condutor"); - divisão do tema central em tópicos; - análise do material coletado; - síntese das idéias dos diferentes autores analisado sob a forma de Introdução (breve exposição do tema central); Desenvolvimento (explicação, discussão e demonstração); - conclusão (síntese de toda a reflexão) e Bibliografia (de acordo com as normas da ABNT).

22 – ORGANIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO Etapas do Seminário: Concluídos os estudos, a classe se reúne sob a orientação do coordenador. O(s) relator(es), em aula, apresentam os resultados da pesquisa. O comentador, após a exposição, intervém com os subsídios e críticas. A classe participa das discussões e debates, fazendo indagações. O coordenador do seminário faz uma síntese e encaminha para as conclusões finais, fazendo a avaliação do seminário.

23 – ANTEPROJETO DE PESQUISA Documento temático que apresente de maneira concisa o conteúdo de um projeto de pesquisa. Estudo preparatório, esboço ou conjunto dos estudos preliminares que irão constituir, depois das necessárias alterações, as diretrizes básicas do projeto definitivo. (Houaiss)

24 – ANTEPROJETO DE PESQUISA Um anteprojeto de pesquisa divide-se em: Elementos pré-textuais: Folha de rosto; Sumário;

25 – ANTEPROJETO DE PESQUISA Elementos textuais: introdução: enunciar e delimitar o tem; objetivo geral; justificativa do estudo e bibliografia disponível. Metodologia: elaborar o esquema de trabalho: coleta e tratamento de dados e método de pesquisa adotado; Cronograma; Elementos pós-textuais: 1. Referências

26 – CONHECENDO OS TIPOS... Projeto de pesquisa: O projeto de pesquisa apresenta os pontos principais que revelam a definição de um problema, a revisão sucinta da bibliografia e a metodologia. Assim, a primeira parte apresenta a introdução, o objetivo, a justificativa, as questões norteadoras ou hipóteses do estudo. A segunda parte contempla a metodologia, indicando o tipo de pesquisa que será desenvolvida, os instrumentos a serem utilizados.

27 – ESTRUTURA DO PROJETO Elementos pré-textuais: 1. Capa; 2. Folha de rosto; 3. Sumário; 4. Resumo; 5. Lista de abreviaturas.

28 – ESTRUTURA DO PROJETO Elementos textuais: introdução: objetivos, justificativa do estudo, questões norteadoras ou hipóteses. Metodologia: caracterização do estudo, contexto e participantes do estudo, instrumentos, coleta e tratamento de dados e método de pesquisa adotado; Cronograma; Elementos pós-textuais: 1. Referências

29 – CONHECENDO OS TIPOS... Trabalho de conclusão de curso - TCC: Trata-se de um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido e elaborado sob a coordenação de um orientador.

30 – CONHECENDO OS TIPOS... Monografia: termo de origem grega ( monos + grafo = único + escrever) e significa um escrito que trata de um único assunto, único problema. O trabalho monográfico se caracteriza pela delimitação do tema e pela profundidade do tratamento. A monografia segue as diretrizes da metodologia científica. (RAMPAZZO, 2005)

31 – CONHECENDO OS TIPOS... Dissertação: é u tipo de trabalho apresentado no final do curso de pós-graduação, visando obter o título de mestre. Requer defesa pública. Como estudo teórico, de natureza reflexiva, requer sistematização, ordenação e interpretação dos dados. Por ser um estudo formal, exige metodologia própria do trabalho científico. (RAMPAZZO, 2005)

32 – CONHECENDO OS TIPOS... Tese: é o trabalho científico, escrito, original, sobre um tema específico, cuja contribuição amplia os conhecimentos do tema escolhido. Representa, portanto, um avanço na área científica em que se situa. A tese possui a mesma estrutura da monografia e da dissertação, mas distingue-se no que concerne à profundidade, à originalidade, extensão e objetividade. (RAMPAZZO, 2005)

33 - TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS O conhecimento científico é um aprendizado ordenado e contínuo que se adquire por meio de estudos incessantes. É algo que vai acontecendo aos poucos e é considerado um processo de longo prazo, ou seja, não acontece por acaso ou por intuição. A aquisição de conhecimentos não ocorre de imediato ou a curto prazo, e sim por meio de pesquisa constante e intensa nas áreas específicas da formação acadêmica (FACHIN, 2006, p. 189)

34 - LIÇÃO Nº 1: PLANEJAMENTO !!!!! Nos tempos atuais tudo requer planejamento; Envolve preparação, acompanhamento e aperfeiçoamento; Não basta ter na mente o que se pretende fazer, importa colocar no papel: primeiro esforço para ação ordenada e eficiente;

35 - TERMO PLANEJAMENTO Ato ou efeito de planejar; Serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; Determinação de um conjunto de procedimentos, de ações, visando à realização de determinado projeto; (Houaiss)

36 - O QUE É UM PLANEJAMENTO? Um planejamento deve seguir o seguinte fluxo: A idéia; A seleção da bibliografia; A aplicação de instrumentos para coleta de dados; Anteprojeto ou Projeto de pesquisa;

37 - TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5p. _______. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 3p. _______. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2002. 3p. _______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 3p. FRANCO, Jeferson Cardoso. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT: aplicando recursos de informática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

38 - TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. Campinas: Alínea, 2006. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004. MAIA, Paulo Leandro. O a b c da metodologia: métodos e técnicas para elaborar trabalhos científicos (ABNT). 2. ed. São Paulo: LEUD, 2008. RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de pós-graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO PARA PRÓXIMA AULA . Enumere as colunas abaixo: 1. Folha de rosto; 2. Elementos textuais; 3. Elementos pós-textuais; 4. Capa ( ) proteção externa do trabalho. ( ) Introdução, metodologia e cronograma. ( ) Contém elementos essenciais à identificação do trabalho. ( ) Referências.

EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO PARA PRÓXIMA AULA 2. Explique as partes que compõem a introdução de um anteprojeto de pesquisa. 3. Qual a diferença entre um anteprojeto e um projeto de pesquisa? 4. O que podemos entender por um artigo científico? Qual a sua estrutura? 5. Explique a diferença entre monografia, dissertação e tese.

EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO PARA PRÓXIMA AULA 6. Imagine que você foi convidado a fazer um seminário sobre a importância da pesquisa na Universidade. Nesse sentido, investigue o tema e elabore um esboço de planejamento para o seu seminário. Apresente seu esboço ao professor-tutor para avaliação.