Sequência Didatica A invasão do Coral-Sol Ana Maria Eric Cito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Plano de Ensino Plano de aula
Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,
Instituto de Biologia – UFBA
Paraty e Saco do Mamanguá
BRASIL: Apropriação do território e migrações internas Capítulo 16 / p
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA DE HISTÓRIA BIMESTRAL
Dinâmica das Populações:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
GEOGRAFIA.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
P ROJETO C ORAL -S OL E M INISTÉRIO P ÚBLICO Carolina Sconfienza Faria Tamiris Imaeda Yassumoto Ministério Público usa laudo técnico do projeto Coral-Sol.
ANTÁRTIDA OU ANTÁRTICA O CONTINENTE GELADO
Texto Coral-Sol Claudia Akemi Saito Luciana Mayumi Sato
Saldo ou Crescimento Natural Estrutura por idade e por sexo
Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
MEXILHÃO DOURADO Marinês Reis Ballardim Maria Helena Conde Aguiar
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Professora: Ana Paula Diniz
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Profº: Cristiano Santana
Marília Duarte, Tabata Caldeira e Tamíres Ito
Problema 02 Grupo 02. Com base na literatura, avalie se as evidências apresentadas levaram em consideração corretamente a dinâmica espacial e temporal.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
POPULAÇÃO.
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
Universidade de Brasília Centro de Desenvolvimento Sustentável Disciplina: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Professores: Saulo Rodrigues Filho.
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
PROFESSORA: Ms. Leonor de Maria R. Melo
População brasileira IBGE, RAÇA E ETNIA (1)
Animais: “bons” ou “maus”? Christie Sototuka Davi Martinelli Gabriela Santos Juliana Rossi Lygia Del Matto Maíra Fessardi Mathias Jorquera Raquel Silva.
População e seu dinamismo
O planejamento do ensino é o planejamento das atividades das áreas do conhecimento ou das disciplinas. É também chamado planejamento didático. Este planejamento.
“Um país se faz de homens e livros”
Tubarões- vilões ou vítimas? Francisco Cabral Paula Ribeiro Roberto Filho Vinícius Silva.
Atividade na Perspectiva Ambiental Crítica -A invasão da Tilápia - Bruno Bartolo, Camila Vilela, Laís Serafim e Lara Azevedo.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
População: Distribuição geográfica e crescimento
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Análise de Dissertação Metodologia de Pesquisa Científica – SER 212 Docente: Prof. Dr. Gilberto Câmara DADOS MODIS PARA MONITORAMENTO E DETECÇÃO DA RETIRADA.
Dinâmica de Populações
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016
Interpretação de Mapas e gráficos
Transcrição da apresentação:

Sequência Didatica A invasão do Coral-Sol Ana Maria Eric Cito Paula Ribeiro Leonardo Justo Roberto Filho Vinicius Silva Francisco Cabral

Objetivos da SD A SD tem como objetivos: CONCEITUAIS: Biologia dos corais Dinâmica de populações Espécies invasoras PROCEDIMENTAIS: Construção de mapas Leitura de gráficos Interpretação de dados ATITUDINAIS: Elaboração de soluções para o problema Debate sobre as propostas

1ª Aula Apresentar o coral como uma espécie invasora; Apresentar os dados da distribuição dos corais pelo Brasil

Aumento nos registros de espécies exóticas invasoras marinhas nas águas Brasileiras Fonte: Lages et. al. 2015. Studies in Natural Products Chemistry. Elsevier. vol 46 p. 1-26

“Um estudo inédito de estimativa quantitativa de estoque total dos corais invasores presentes nas águas do sudoeste Fluminense foi apresentado durante a Semana de Iniciação Científica da UERJ. O estudo, desenvolvido pela aluna da UERJ Daniela Corrêa é o maior e mais preciso quantificação do coral-sol já realizado no mundo. O coral-sol ocupa 82km2 dos substratos rochosos da região. Os dados servem para embasar com maior precisão ações de manejo e mitigação do problema ambiental.” (Fonte: página do Facebook do Projeto Coral-Sol)

2ª Aula Proceder com a construção dos mapas de distribuição do coral e trabalhar junto com os alunos na interpretação desses dados e mapas.

3ª Aula Biologia dos corais. -Estrutura -Fisiologia -Ecologia -Evolução

4ª Aula Dinâmica de Populações. Densidade (imigração, emigração, natalidade e mortalidade) Histórico da entrada do coral no país

5ª Aula Correntes marítimas: Por que esse coral se deu tão bem em costas do Oceano Atlântico se ele é do Pacífico?

6ª Aula Divisão dos alunos nos diferentes grupos de interesse que participariam de uma Audiência Pública sobre o assunto Proposição de soluções pelos alunos focadas em seus papéis da audiência pública.

7ª Aula Audiência Pública.

Bibliografia http://aquaa3.com.br/2014/04/coral-sol-uma-praga-iminente.html http://www.zazzle.com.br/biologia_coral_do_livro_de_texto_dos_animais_da_cartao_postal-239816532124203558 http://www.estadosecapitaisdobrasil.com/imagens/mapas-brasil/mapa-politico-brasil.jpg http://padogeo.com/Conteu5.gif http://veja.abril.com.br/saladeaula/300708/imagens/Correntes_mapa.gif http://www.saojosedodivino.pi.gov.br/secretaria-municipal-de-educacao-realizara-audiencia-publica-presencial/