Primórdios da Psicologia Jurídica -1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO PENAL I.
Advertisements

TEXTO: PERÍCIA PSICOLÓGICA JUDICIAL
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PSICOLOGIA JURÍDICA AULA 2
PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
Introdução ao Direito II
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Classificação.
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Aplicação da Lei /01 às pessoas em medida de segurança:
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.
Conceitos de Criminologia Clínica e suas implicações na Execução Penal
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Sociologia Cartográfica ou Cartografia Simbólica
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
O trabalho de campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Intituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso de Criminologia
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
A Sociedade humana: generalidades
CURSO DE MEDICINA LEGAL
Ética.
Atendimentos breves Aconselhamento psicológico
Psicologia Jurídica e sua interface com o Direito A psicologia Jurídica é uma disciplina que aplica a psicologia ao mundo legal forense. A Psicologia Jurídica.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
CURSO DE DIREITO Teoria Geral do Processo
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Conceito/história/demanda/público alvo
RESOLUÇÃO CFP 012/2011 Regulamenta a atuação da(o) psicóloga(o) no âmbito do sistema prisional Isadora Mazzoni Seminários de Ética.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
CRIMINOLOGIA CRIME CRIMINOSO INTERDISCIPLINARIDADE VÍTIMA
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Fundamentos do Psicodiagnóstico
A Importância da Medicina Legal no Curso de Direito
possibilidades e desafios
DIREITO PENAL PARTE GERAL I
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
Psicologia Jurídica no Brasil
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer.
TEORIA DO DIREITO.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
 O conceito de direito. O(s) conceito(s) de direito "As leis são mandamentos da boa razão, promulgados e impostos por aquele que cuida do bem comum"
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
Poderes e deveres do administrador público
Psicologia e Instituições de Saúde 8º. Período Profa. Telma.
PSICOLOGIA JURÍDICA Ciência aplicada aos diversos campos legais, desde a seleção de juízes até a compreensão e tratamento de criminosos, vítimas de delito,
Transcrição da apresentação:

Primórdios da Psicologia Jurídica -1 Princípio subjacente ao Direito Moderno – universalidade do homem. Idade Média – homem (representação ) – segundo a rede de relações sociais na qual fazia parte - demarcação da diferença. Idade Moderna – Individualismo – ser moral, independente, livre arbítrio, autonomia. Liberalismo e o Individualismo – princípios de organização da vida em sociedade e suas contradições  

Biologia: diferenças de raças frenologia de Galton – interpretação do caráter, funções mentais, de acordo com o tamanho e conformação do crânio Cesare Lombroso – antropologia criminal, refere-se que a criminalidade é um fenômeno hereditário

Psiquiatria -Disciplina autônoma- exame, medida de classificação(loucura) , necessitando da colaboração de outros saberes

Psicologia: aspectos sensitivos, perceptivos emocionais, motivação . testes psicológicos e psicodiagnósticos - aproximação do Direito, diagnostico de patologização Psicologia do Testemunho – psicologização do Direito, Psicologia Jurídica -* Papel do Psicólogo - estrito avaliador x sujeito cidadão

Psicologia Jurídica Área da ciência psicológica, para atender a demanda judicial, fundamentada nos modelos clínicos de investigação, abarcando também os conhecimentos jurídicos e médicos-legais. Fornece caráter normativo, com a competência de ditar as normas para a o atendimento da totalidade dos procedimentos judiciais envolvidos na fase processual (Psicologia Forense) e na fase de execução penal (Psicologia Criminal).  

Psicologia Forense – Psicologia Forense – se propõem esclarecer, com a matéria psicológica , as questões judiciais particulares, emergidas nas fases de instrução ou processual Atividade Despenhada: Psicodiagnóstico Pericial, com elaboração de laudo ou Parecer Psicológico

Psicologia Criminal Se propõem a aplicar a matéria psicológica no Psicodiagnóstic o Criminal e Aconselhamento Psicossocial, nas demandas oriundas das Varas de Execução Penal. Atividade desenvolvida: Psicodiagnóstico criminal -cessação de periculosidade, juntamente com a equipe técnica de peritos das Instituições Penais e Aconselhamento Psicossocial - readaptação do prisioneiro comum e prisioneiros das casas de custódia e hospitais  

Psicologia Judiciária Psicologia Judiciária – se propõem a atender as mediações de conflito de casais em litigio,tratamento as vitimas de violência, assessoria judiciária e carcerária, com o intuito de viabilizar uma humanização na aplicação da lei, que seja, condizente com a realidade.

Psicologia e Direito: Um Encontro Possível Para que serve o Direito? • conhecimento não cientifico, dogmatizador, excluídor,burocratizado,   Para que serve a Psicologia Jurídica no campo jurídico? - determinar o que certo ou errado, justo e injusto - dar fidedignidade ao testemunho   Psicologia e Direito = Aliança Repressora com o objetivo de manter a ordem Jurídica Objetivo a alcançar – garantir a cidadania e dignidade humana

Possibilidade do encontro – se ambos se destinarem a liberdade e desmistificação do Direito O Papel da psicologia com o Direito – abrir um espaço do conhecimento jurídico, mas que este seja mais aberto e democrático, a favor da liberdade e da dignidade humana

A Psicologia Jurídica Atual Elaboração de psicodiagnósticos, mas dismistificando o trabalho de cunho estritamente pericial; Interpretar para os operadores de Direito, explanando a situação analisada .