Texto dissertativo-argumentativo

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Transcrição da apresentação:

Texto dissertativo-argumentativo ENEM: REDAÇÃO Texto dissertativo-argumentativo

Domínio da norma-padrão da língua escrita 1 Domínio da norma-padrão da língua escrita Colocação pronominal, concordância, crase, legibilidade, ortografia, maiúsculas e minúsculas, regência, tempo verbal, pontuação, vocabulário preciso 2 Compreender proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento, em um texto dissertativo-argumentativo Fuga do tema, fora do tipo textual dissertativo-argumentativo, tangenciar o tema, argumentação previsível, argumentos inconsistentes, apresente argumentos a partir de um repertório sociocultural produtivo.

3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada,, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação – coesão Ambiguidade, ausência e mau uso de conectivos, falta de paralelismo, repetição desnecessária, frases fragmentadas. 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos Elaborar bem a proposta de intervenção (se possível mais de uma), detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

REDAÇÃO CONTEÚDO FORMA Regras gramaticais Leituras: * atualidades * introdução; (tema contextualizado + tese) * desenvolvimento; (argumentação/exposição) * conclusão. (ratificação da tese + proposta de intervenção) Leituras: * atualidades * red. anteriores Eixos: * Comunicação; * Política; * Questões sociais; * Comportamento.

(contextualizar a proposta – a relevância/atualidade) + INTRODUÇÃO Apresentar o tema (contextualizar a proposta – a relevância/atualidade) + abordagem/ponto de vista (tese) Ilustre a introdução: não vá direto à tese OBS: Procure utilizar alguma citação para nortear sua contextualização.

Exemplos: “O homem é o lobo do homem, em guerra de todos contra todos” (Thomas Hobbes) “no mundo dos indivíduos há apenas outros indivíduos cujo exemplo seguir na condução das tarefas da própria vida”(Zygmunt Bauman) “Viver entre uma multidão de valores, normas e estilos de vida em competição, sem uma garantia firme e confiável de estarmos certos é perigoso e cobra um alto preço psicológico.”(Zygmunt Bauman ) “O capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. (Zygmunt Bauman ) “De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.”(Platão) “As relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.”(Nietzsche)

(síntese da ideia do parágrafo – a mais importante) DESENVOLVIMENTO Tópico-frasal (síntese da ideia do parágrafo – a mais importante) + ampliação (desenvolver, explicar, argumentar) OBS: Pode-se ter mais de um parágrafo, mas evite o excesso, pois prejudica a argumentação. O ideal é de 2 a 3 parágrafos.

Exemplo: Inicialmente é preciso se avaliar.... Em uma primeira análise percebe-se.... Ao se discutir a situação .... Quando se fala em .... percebe-se que.... Embora se tenha.... Ainda que se faça tal ação é preciso... Entretanto há um outro fator preocupante.... EXPLANE UMA IDEIA E CONSTRUA UM PONTO DE VISTA/UM ARGUMENTO EM CADA PARÁGRAFO.

Esclarecer o ponto de vista RATIFICANDO a tese + CONCLUSÃO Esclarecer o ponto de vista RATIFICANDO a tese + Proposta(s) de intervenção OBS: A introdução e a conclusão devem ter um número de linhas próximo. Na introdução em torno de 5. Lembre que o desenvolvimento é a maior parte do texto, pois é onde se encontram os argumentos.

O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA TEMA ENEM 2006 – O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA Quadro Negro               Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Basta-nos observar a relevância da escrita até mesmo na marcação histórica do homem, que destaca, por tal motivo, a pré-história.            

           Em uma esfera mais prática, pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações. Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietzsche, de Newton a Ohm, sejam pergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutenberg, muito devemos a esses escritos. Desta forma, iniciarmos o nosso processo de transformação adquirindo tamanha produção intelectual que nos é disponibilizada.            

       A aquisição de ideias pelo ser humano apresenta um grande efeito colateral: a reflexão. A leitura é capaz de nos oferecer o poder de questionar, sendo a mesma frequente em nossas vidas. Outrossim, é impossível que a nossa visão do mundo ao redor não se modifique com essa capacidade adquirida.         Embora a questão e a dúvida sejam de extrema importância a um ser pensante, precisam ter um curto prazo de validade. A necessidade de resposta nos é intrínseca e gera novas ideias, fechando, assim, um círculo vicioso, o qual nos integra e nunca terminamos de transformar e sermos transformados.            

            A leitura é a base para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida, porquanto viver não é apenas respirar. Se Descartes estiver certo, é preciso pensar. Pensando, poderemos mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de Monteiro Lobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de ideias, pensamentos, autores, repleto de transformação e de vida.  

Temas para interpretação: Os efeitos da redução da maioridade penal para a sociedade brasileira. A linha tênue entre intolerância e liberdade de expressão. A crise hídrica brasileira e as responsabilidades sociais.