Teoria do desenvolvimento cognitivo

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Transcrição da apresentação:

Teoria do desenvolvimento cognitivo Piaget Teoria do desenvolvimento cognitivo

O SUJEITO EPISTÊMICO UM SUJEITO UNIVERSAL ATEMPORAL O DESENVOLVIMETNO COGNITIVO SEGUE UMA LÓGICA E UMA SEQUÊNCIA UNIVERSAL Estudou a relação entre o sujeito pensante e os objetos do conhecimento; AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO: ASSIMILAÇÃO ACOMODAÇÃO

Inteligência: organização e adaptação em constante transformação Não se conhece um objeto a não ser agindo sobre ele ou transformando-o. isto é, o conhecimento só é possível se houver uma ação do sujeito que possa acrescentar algo aos fadados sensoriais ou perceptivos que atuam por sua vez como sinalizadores. 1 – Maturação do sistema nervoso 2 – Interação social ´Fatore exógenos fatores sociais de transmissão dedutiva e cultural 3 – Experiência física 4 – Equilibração – auto regulação A inteligência é aquilo que nos permite efetuar nossas trocas vitais.

Uma visão construtivista da inteligência Inteligência é o que possibilita de modo estrutural e funcional nossas relações com objetos, pessoas, espaço e tempo de modo interdependente e reversível. Inteligência é um todo composto de estruturas ou esquemas que possibilitam nossos modos de compreensão ou realização conforme as características determinadas por seu nível ou estágio. Quanto ao todo, manter uma mudança constante no contexto das transformações Quanto as partes, assimilar ou seja compreender ou interpretar o que passa a fazer parte do sujeito; E ao mesmo tempo acomodar suas estruturas ou esquemas ás características das coisas assimiladas

Na visão construtivista A inteligência é considerada na perspectiva de autonomia da criança ou seja é expressa pouco a pouco vai superando sua condição de dependente para e subordinada aos cuidados dos adultos. Aspecto relacional “ Não fazemos nada sozinhos, mas ninguém pode fazer por nós.” Autonomia, significa um aperfeiçoamento e construção do que ninguém poderia fazer por nós e simultaneamente um reconhecimento e aprofundamento do que contamos com o outro. - Supera o inatismo e o ambientalismo

estágios Sensório motor – 18 -24 meses Reflexos inatos se diferenciam em atos da inteligência prática Permanência do objeto Reações circulares

Estágio pré-operacional – 5-6 anos Percepção, imitação e imagem mental. Aparecimento da função semiótica: linguagem , jogo simbólico, imagens; Egocentrismo; Inteligência simbólica Sintetiza em palavras, símbolos, gestos tudo aquilo que já vivera como sentimentos e movimentos. Passado e futuro Fazer de conta Animismo e antropomorfismo Operações infralógicas

Estágio operacional concreto 7-8 anos Pensamento lógico Ações estão baseadas no que está imediatamente presente; Menos egocentrismo; Pensamento reversível 2+3= 5 então 5-3=2 Conservação Massa (Salsicha), Volume ( recipiente de agua), Líquido e Quantidade Baseia-se mais no raciocínio e menos na percepção Distinção entre o fantástico e o real; Regulação: constante esforço para evolução Antecipar uma ação pré-corrigindo uma ação antes de sua realização; Mundo organizado como conceitos – escrita- cálculo , mapa

Experimentos Reversibilidade – conservação ou invariância O julgamento deixa de ser dependente da percepção para ser conceitual; Quantificação – 5 é sempre cinco independente se for pulga ou cobra Classificação – relações de semelhança Seriação – relações de diferença - solucionar mentalmente o problema e realizar a sequencia de tamanhos (Varetas) Inclusão de classes

Inclusão de classes UMA PROPOSTA Pato amarelo Coelho branco barco azul avião azul Fruta amarela Falso ou verdadeiro/ Apenas um elemento é meio de transporte Todos os seres vivos são aves Nem todos os animais são amarelos Alguns dos elementos se come

OUTRA PROPOSTA NEM TODOS ELEMENTOS SÃO ANIMAIS APENAS UM ANIMAL É MAMÍFERO PELO MENOS UM ANIMAL É CINZA ALGUNS ELEMENTOS SÃO VEGETAIS O MEIO DE TRANSPORTE É AZUL Organize um conjunto; Intersecção de classes Patos amarelos com rabo redondo Patos amarelos com rabo pontudo e patos brancos de rabo pontudo

Estágio operacional lógico formal - adolescência O sujeito é capaz de operar não somente com o que é concreto mas também com o possível Pensamento hipotético-dedutivo Conceituar objetos que ainda não têm forma

Um problema(Piaget, 1974) Um lobo, uma ovelha e u pacote de couve estão na margem esquerda de um rio. O barqueiro deve transferi-los par a margem direita, mas como seu barco é pequeno só pode transportá-los um deles por vez. Além disso, sabe-se que o lobo gosta de comer ovelhas e que as ovelhas gostam de comer couves. Essas, no entanto não comem lobos , nem ovelhas. Nosso problemas é propor ao barqueiro um plano de viagem tal que, dadas as restrições, ovelha, lobo e couve passem- intatos – para a margem direita.

Solução 1 – O barqueiro transporta primeiro a ovelha par a margem direita; 2 – Retorna sozinho par a merge esquerda; 3 – O barqueiro transporta o lobo par a margem direita; e 4 – Retorna par amarem esquerda trazendo a ovelha; 5 – o Barqueiro transporta a couve par a margem direita e; 6 – retoma sozinho par a margem esquerda; 7 – Transporta, finalmente, a ovelha pra a margem direita.

Interdependência e Reversibilidade Interdependência – qualidade da relação partes e do todo. 1 – compatibilidades 2 – incompatibilidades A multiplicidade de fatores a serem considerados Evita a ação de ensaio e erro e sofrer as consequências de nossas ações. Reversibilidade A ação operatória é flexível, relacional, dialética.