Aposte em Seus Pontos Fortes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eu sou.... Um ser que mesmo com o discurso de que sei de tudo, necessito de alguém para me guiar;
Advertisements

Atender Bem ou Tratar Bem?
Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
DA GENTE QUE EU GOSTO. 1.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
LEARNING ORGANIZATION
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
MAPA MENTAL.
experiências INESQUECÍVEIS!
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Técnicas de Negociação
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS.
Entrevistas de Avaliação de Desempenho
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
Internet.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
Ajude – me!!.
DELEGAR.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
As Habilidades Essenciais dos Negociadores
Observação da sala de aula
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O próprio Deus nos chama à liderança.
Liderança e comprometimento com a equipe de trabalho
Aline Ferreira Gomes Dielen de Oliveira Pacheco
Empreendedorismo pode ser aprendido
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Estatística de Resposta T.1
As Meninas Superpoderosas
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
Avaliação de Desempenho
Aprendendo a ser empreendedor
Administração de Empresas Pessoais
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
Solidificando seus relacionamentos
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Empreendedorismo.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Os Estilos de Liderança
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Coaching Aspectos essenciais.
Condição Preparação Mental -O próximo jogo é o jogo mais importante - Comunicação positiva - Mente positiva - Decidir onde coloco a fasquia (Não exagerar.
Gerenciando a si mesmo.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
REUNIÕES DE TRABALHO.
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Professor Douglas Pereira da Silva
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Transcrição da apresentação:

Aposte em Seus Pontos Fortes Apresentado por: Caio Malta Diego Rolim Fernanda Soares Rodrigo Reynaud Tábata Azevedo

Pontos Fortes X Pontos Fracos “Se o inimigo toma precauções na frente, sua retaguarda estará fraca. Se ele toma precauções na retaguarda, sua frente será frágil. Se sua esquerda estiver fortalecida, sua direita estará debilitada. Se sua direita estiver bem preparada, a sua esquerda será destruída facilmente. Se ele fortalece em todos lugares, ele estará, em todos os lugares, fraco”. Sun Tzu (A Arte da Guerra - Cap. VI)

Você sabe quais são os seus pontos fortes? Criatividade Raciocínio Lógico Liderança Conhecimento Técnico Pró-Atividade Poder de Análise Espírito de Equipe Relacionamento Interpessoal Comunicação Poder de Persuasão

Você aposta em seus pontos fortes ou prefere corrigir seus pontos fracos?

Necessidade de Feedbacks Corretivos O Investimento em Fraquezas Contexto Organizacional Necessidade de Feedbacks Corretivos Os Feedbacks Falsos O Investimento em Fraquezas Trade-Off Críticas X Elogios

Metodologia RBS (Reflected Best Self) Autoconhecimento Investir nos Definição: A Reflected Best Self (RBS) é uma ferramenta metodológica estruturada em 4 passos, que busca auxiliar as pessoas a entenderem e alavancarem seus talentos individuais, permitindo-as alcançar um aprofundamento maior em habilidades das quais elas possam ter noção ou não, contribuindo para uma performance mais aprimorada. Autoconhecimento Investir nos Pontos Fortes Maximizar Desempenho Efeitos Corporativos Filosofia da Metodologia:

O Passo-a-Passo da Metodologia e o case de Robert Duggan Se aposentou de uma carreira militar ainda jovem O Case Robert Cursou MBA em uma grande escola de negócios Aceitou uma posição de nível médio em uma empresa de serviços de TI Não conseguia ascender na empresa Se sentia frustrado, alienado e desmotivado Se matriculou num curso de educação executiva e se submeteu ao RBS

Passo 1: Identifique Entrevistados e Solicite Feedback Feedback Recebido “Caro Robert, Uma das suas melhores contribuições é defender  a maneira correta de agir. Por exemplo, lembro-me de quando estávamos atrasados num projeto para um cliente importante e a qualidade começou a cair. Você convocou uma reunião e disse que tínhamos uma escolha: poderíamos tirar 5 cumprindo apenas o mínimo exigido, ou tirar 10 fazendo um trabalho excelente. Você lembrou a todos que podíamos contribuir para um resultado melhor. No final, cumprimos o prazo e deixamos o cliente muito satisfeito com o resultado.”

Passo 2: Identifique Padrões Temas recorrentes do feedback Temas comuns Exemplos dados Possível interpretação Ética, valores e coragem Intervenho quando superiores e colegas desrespeitam o limite da ética. Não tenho medo de defender valores nos quais acredito. Confronto gente que joga lixo na rua ou grita com os filhos em público. - Mostro meu melhor lado quando escolho a opção correta, mesmo que seja mais difícil, e não a errada e mais fácil. Sinto ainda mais satisfação quando posso ensinar os outros. Profissionalmente sou corajoso. Curiosidade e perseverança - Abandonei uma promissora carreira militar para cursar um MBA. - Investiguei e solucionei uma falha de segurança com uma abordagem inovadora. - Gosto de enfrentar novos desafios. Assumo riscos e persevero apesar dos obstáculos. Capacidade de formar equipes No secundário, montei uma equipe de estudantes para ajudar a melhorar o nível acadêmico da escola. Sou flexível e disposto a aprender com os outros, e dou crédito a quem merece. - Brilho quando trabalho junto a outras pessoas.

Passo 3: Componha seu Auto-Retrato Faça sua auto-descrição sintetizando os feedbacks recebidos Defina de forma esclarecedora sua melhor versão Trace o seu “eu ideal” Trace o seu “eu possível” “Quando mostro o melhor de mim, defendo meus valores com firmeza e consigo demonstrar aos outros por que isso é importante. Prefiro o mais difícil, porém correto, ao fácil, mas equivocado. Gosto de dar o exemplo. Quando estou com vontade de aprender, curioso e entusiasmado com um projeto, sou capaz de trabalhar intensamente, sem cansar. Gosto de assumir tarefas que os outros tenham medo de assumir, ou achem difíceis demais. (...)”

Passo 4: Reformule Seu Trabalho Reformule pessoalmente a descrição de seu cargo Adapte seu trabalho ao seu “eu ideal” Motivação! Satisfação das necessidades do "eu ideal" de Robert: 1 Interagir com maior grupo número de pessoas no trabalho. 2 Estar sempre aprendendo sobre planejamento e engenharia de sistemas.

Consequências Robert foi promovido em menos de nove meses Recebeu um aumento e ganhou maior visibilidade Sentia-se entusiasmado, vivo e autêntico

A partir do case narrado, pode-se concluir: O RBS é fundamental para dar foco aos pontos fortes A pessoa sabe o que oferecer de melhor à organização Encontra-se motivação por aliar as competências pessoais ao trabalho

MAS CALMA AÍ...!!!

Aposte em seus pontos fortes, sim... Mas não exagere! Segundo Robert E. Kaplan e Robert B. Kaiser, existe o risco de exagerar nos pontos fortes e vê-los se transformarem em fraquezas. Em um artigo na Harvard Business Review, a dupla explica que os pontos fortes podem ser valorizados demais. Época Negócios (04/03/2009)

O Aprendiz 6 - Universitário

Ajudando na construção do “eu ideal” Temas Feedbacks Flávia e Taís Facilidade de comunicação Fala bem em público, consegue passar de forma clara e bem explicada o que quer, se colocando muito bem nas apresentações de trabalho em grupo. Detalhista, e perfeccionista Ao revisar trabalhos escritos, é a única a criticar, adicionar informações, reparando em cada detalhe do texto. Comprometimento e Responsabilidade Estagia durante a semana, estuda o dia inteiro aos sábados e mesmo assim participa ativamente e com responsabilidade nas atividades que se propõe. Várias vezes, mesmo estando super enrolada no estágio, fazendo curso no final de semana, super cansada, nunca deixou de ajudar nos trabalhos, pesquisar, dar idéias, criticar (construtivamente), colaborar... Nunca mesmo! Mesmo toda enrolada, ela sempre foi muito responsável e comprometida nesse sentido. Capacidade de superar adversidades Em certo trabalho, quando parecia que iríamos nos prejudicar pela falha no envio de um email à professora, Bruninha foi a que mais nos incentivou a transformar aquela adversidade em uma oportunidade de fazermos o melhor que podíamos, mesmo com pouco tempo e sem ter tido a oportunidade de escolher o tema, dia e horário que fossem melhor para a apresentação. (Ou seja, transformar adversidade em oportunidade). Visão Bruna Me dedico às tarefas, possuo opinião crítica , sou verdadeira (com os meus ideais, crenças e opiniões) e tenho facilidade de me expressar, comunicação.

Conclusão Prós Contras Identificar seus pontos fortes Aliar competências ao ambiente de trabalho Motivar execução de atividades Aprimorar competências relacionadas às suas qualidades Melhorar Marketing Pessoal Anular uma qualidade em detrimento de um defeito evidente Visualizar problemas sobre óticas limitadas Deixar de desenvolver outras habilidades e competências Perder oportunidades de trabalho Tornar-se prepotente por exagerar nos seus pontos positivos

Agradecimentos MUITO OBRIGADO!

Bibliografia Aposte em seus pontos fortes (Laura Morgan, Gretchen Spreitzer, Jane Dutton, Robert Quinn, Emily Heaphy, Brianna Barker) A Arte da Guerra (Sun Tzu) Não exagere em seus pontos fortes (Robert Kaplan, Robert Kaiser) (Época Negócios) - 04/03/09 http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI62775-16366,00-NAO+EXAGERE+SEUS+PONTOS+FORTES.html O Aprendiz 6 (12º episódio) - Rede Record http://www.youtube.com/watch?v=F2ISyfEACs4&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=YNaOyOZJbts&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=sGxq97gTnCA&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=ne6VbYmQEJ4 http://www.youtube.com/watch?v=Y3KDLatfbps&feature=related