Apreciação em dança: uma nova experiência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO ESCOLAR – PDE 2008 TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA O objeto de.
Advertisements

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Bolsista: Christoph de Freitas Santos Orientador: Eduardo Vergolino
ARTE E ENSINO: DIÁLOGO ENTRE SONORIDADE E VISUALIDADE
Arte: pressupostos legais, metodológicos e conceituais por Eglecy Lippmann.
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
Santiago Alves de Siqueira
Sensibilização no IF-SC
João Costa FCSH – Universidade Nova de Lisboa
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR:
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Referências.
Literatura Linhas de Pesquisa
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Universidade Federal do Amapá
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Programa Comenius Bilateral
ATUAÇÃO DOS EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR: Avaliação comparativa da inserção profissional da mulher formada no Curso de Administração da UNEB (Campus Salvador)
Formação de professores: uma análise sobre teoria, prática, pesquisa, imaginação e a criatividade na docência.
AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Pós-Graduação em Estudos da Tradução OS EPISÓDIOS DE CHAVES TRADUZIDOS PARA O.
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
Metodologia do Ensino de Arte
ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO – SUED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - DEB 7ª OLIMPÍADA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL XVIII SEMANA.
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
Memoriais e o fortalecimento das identidades
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
TERAPIA OCUPACIONAL E ARTE TEATRAL: ESTUDOS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS COM POPULAÇÃO EM DESVANTAGEM SOCIAL Autores: Bueno, J.C.S; Castro,
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
Entre muros: que corpos são estes na sala de aula? Reflexões sobre sujeitos da educação a partir da dança Introdução A partir do PIBID-Dança, encontramos,
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2014 “Possibilidades e Desafios.
Universidade Estadual do Centro-Oeste
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
O que é Arte ?.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria Regional de Educação de Itaquera Diretoria de Orientação Técnica – DOT Ação Formativa 2014: Coordenadores.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Elaboração de referências Prof. Adalberto Matoski.
Ensino de gramática em uma perspectiva reflexiva - uma proposta de análise semântica dos períodos compostos. Área de conhecimento - Ciências Humanas –
Normatização ABNT.
TÍTULO DO ROTEIRO DO PRODUTO
Transcrição da apresentação:

Apreciação em dança: uma nova experiência. Universidade estadual do Centro Oeste – UNICENTRO Sandra Regina Drugas e Sirlei de Fátima Deda Orientadora: Gabriela Di Donato Salvador

Objetivos A partir do espetáculo “Chico Fêmea”, elaborar e aplicar uma proposta de “Apreciação em Dança” que envolva os elementos sinestésicos e cinestésicos usados no processo criativo do grupo.

Objetivos Levantar e discutir as possibilidades de aplicação da proposta de apreciação em dança no âmbito da educação.

“A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece. Dir-se-ia que tudo o que se passa está organizado para que nada nos aconteça.”(Larrosa, 2002 )

“se à arte cabe a função de representar a estesia humana, concretizando-a simbolicamente e, assim, auxiliando em seu desenvolver e refinamento, é inevitável a constatação de que, nos anestesiantes dias que seguem, ela tenha também perdido extensa parte de sua dimensão sensível.” (DUARTE 2004, p. 147)

Metodologia TEORIA: Leitura e diálogo entre os textos de: Duarte Jr., Jorge Larrosa, Eloisa Domenici,Lorena Lobo, Cassia Navas entre outros. Entrevista com o grupo Corpo Vírgula para levantamento de dados

Metodologia Organização da proposta de apreciação: Apresentação do Espetáculo do Chico Fêmea; Indicações de propostas de movimentação; (apreciação propriamente dita) a partir dos elementos selecionados: tecido vermelho, balanço, iluminação e trilha sonora.

Metodologia Descrição da proposta e analise; Conclusões finais...

Resultados da Apreciação

Referencias BOSSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. Editora Ática, 7ª Ed. Série Fundamentos: São Paulo, 2009. CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem:introdução a uma filosofia da cultura humana. Trad: Tomás Rosa Bueno. São Paulo: martins fontes. 1994. DOMENICI, Eloisa. Pro-posições, Campinas, v. 21, n.2 (62), p. 69-85, maio/ago. 2010. DUARTE Jr, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Criar Edições, 3ªed, Pr, 2004. GRECA, Juliana Maria. 2008.

Referencias Larossa Bondia, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Lingüística. Jan/fev/mar/abr 2002. MARQUES, I. A. Dançando na escola, 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. MARTINS, Miriam Celeste. PICOSQUE, Gisa & GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo - poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. PEREIRA, Osnir. Encontros com Jorge Larrosa. Revista de Educação Pública, Cuiabá/MT, v. 15, n. 29, p. 157-158, set.-dez. 2006. Vianna, Klauss. A dança. 5ª Ed. São Paulo: Sammus, 2008.