Limitações da Utilização do IMC na Avaliação do Estado Nutricional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Camila Terumi Ariki- 6°ANO GRUPO C
Aldemar Araujo Castro A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde Maceió 2006.
CRIANÇAS Características e Avaliação Nutricional
Obesidade Rosângela Carrusca Alvim.
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS “Parceiros da Saúde”
O USO DE ERVAS AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA NA DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE SAL NA DIETA DE ADULTOS E IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Matemática e Hábitos Saudáveis
DOENÇAS CRÔNICO DEGENERATIVAS, A EXPECTATIVA DE VIDA E A PARTICIPAÇÃO DO INDIVÍDUO NO TRABALHO PRODUTIVO. Silvana Aparecida Franco Nutricionista -
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Dra. Henriqueta Sacramento
EFEITO DOS DIFERENTES TIPOS DE EXERCÍCIO EM INDIVÍDUOS MOÇAMBICANOS PORTADORES DO HIV QUE FAZEM O USO DA TERAPIA COM ANTIRETROVIRAL Bom dia as minhas.
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
DIABETES HIPERTENSÃO.
HIPERDIA NSF-3 MARIANA SCARANTI PAULO HENRIQUE ALVES TOGNI FILHO
OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Seminário 4 – Unidade I.
HAS: DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO
Os gaúchos e o coração.
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS MÉTODOS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES COM SOBREPESO E OBESIDADE Participaram do estudo 7 mulheres com idade média de.

AULA 6 DIABETES E DESNUTRIÇÃO 3º MEDICINA 2003.
QUALIDADE DE VIDA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E ADAPTAÇÕES CARDIOVASCULARES EM INDIVIDUOS APÓS PROGRAMA DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR Coordenador(a):
projetodiretrizes. org
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Avaliação do Estado Nutricional de Crianças Regularmente Matriculadas na Fundação Matriculadas na Fundação Joana de Angelis no Município de Tubarão- SC.
PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES: AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS.
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Ciências Médicas e da Saúde.
Luria Melo de Lima Scher
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
Avaliação Nutricional
Escola Superior de Ciências da Saúde/SES/DF Clube de Revista Cristiana da Silva Campos Internato Pediatria-HRAS Coordenação: Elisa de Carvalho 03/03/2006.
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE
Farrel, Stephen W.; Kampert, James B.; Kohl, Harold W. III;Barlow, Carolyn E.; Macera, Caroline A.; Paffenbarger, Ralph S.Jr; Gibbons, Larry W.; Blair,
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
Aspectos epidemiológicos, clínicos, terapêuticos e preventivos do Diabetes Mellitus Gestacional –estudo de coorte multicêntrico.
João valente 9ºC Nº14.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
FUNCESI / FATEC Prevalência de Diabetes Mellitus e Fatores de Risco em Campos de Goytacazes,RJ Antes de começar: Os alunos que estão participando deste.
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL DE PACIENTES HIPERTENSOS USUÁRIOS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO MUNICÍPIO DE CARLOS.
“Monsenhor José Paulino”
VARIÁVEIS Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
Baker, J.L.; Olsen, L.W.; Sorensen T.I.A
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
OBESIDADE, DIABETES & Cª NUTRIÇÃO NA SÍNDROME METABÓLICA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
 A obesidade é um problema de saúde, é uma doença crónica, que tem de ser tratada como tal.
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL ANTROPOMETRIA
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Efeitos nos níveis pressóricos comparando dieta com restrição de sódio e a dieta DASH Jamile Carolina Guadagnucci.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Transcrição da apresentação:

Limitações da Utilização do IMC na Avaliação do Estado Nutricional Naiara Sperandio Natália Nunes de Souza Amanda Silva Cardoso

LIMITAÇÕES Não é capaz de fornecer informações relacionadas com a composição corporal  quantidade e distribuição da gordura corporal Correlação com massa livre de gordura, principalmente nos homens Correlação com a altura que, apesar de baixa, ainda é significativa Dimorfismo sexual, origem étnica

LIMITAÇÕES Idade interfere na relação entre IMC e composição corporal  aumento de gordura corporal, principalmente na região abdominal observado com o aumento da idade Não é capaz de determinar o estado de obesidade de um indivíduo Não reflete as modificações que ocorrem durante a adolescência O indivíduo pode apresentar IMC normal, mas ter excesso de gordura corporal, o que o predispõe aos mesmos riscos metabólicos que um obeso.

Artigo: Composição Corpórea, Alterações Bioquímicas e Clínicas de Adolescentes com Excesso de Adiposidade Autores: Hiara Miguel Stanciola Serrano, Gisele Queiroz Carvalho Patrícia Feliciano Pereira Maria do Carmo Gouveia Peluzio Sylvia do Carmo Castro Franceschini Silvia Eloiza Priore Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2010

Objetivos: Metodologia: Avaliar a composição corpórea, as alterações antropométricas, bioquímicas e clínicas de adolescentes do sexo feminino. Metodologia: Estudo transversal 113 adolescentes do sexo feminino 14 a 18 anos Critérios de inclusão: estudar em escolas de rede pública, residir no município e já ter apresentado menarca há pelo menos um ano, fato que contribui para maior homogeneidade da amostra.

Metodologia: - As adolescentes foram divididas em três grupos, de acordo com o porcentual de gordura corpórea e o índice de massa corporal: Grupo 1 (G1 = 38) - gordura corpórea ≥ 28,0% e o índice de massa corporal com os valores > 10,0% e < 85,0%, segundo a idade e o sexo; Grupo 2 (G2 = 40) - gordura corpórea > 15,0% e < 25,0% e o índice de massa corporal com os valores > 10,0% e < 85,0%, segundo a idade e o sexo; Grupo 3 (G3 = 35) - gordura corpórea ≥ 28,0% e o índice de massa corporal com valores ≥ 85,0%, segundo a idade e o sexo. Avaliação antropométrica: peso e estatura A composição corpórea foi obtida pela impedância bioelétrica horizontal CC, CQ e RCQ A pressão arterial (PA) foi aferida, segundo as recomendações da V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial

Metodologia: Estatística: Avaliação bioquímica: perfil lipídico, glicemia de jejum, insulina de jejum, HOMA-IR, Homocisteína, PCR, Leptina. Estatística: Testes utilizados: variaram de acordo com a distribuição normal das variáveis. Os testes utilizados foram o teste t de Student, Mann-Whitney, qui-quadrado, correlação de Pearson e correlação de Spearman. ( Em destaque os testes não paramétricos) Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFV

Resultados

Olhar tabela 5 no artigo: Variáveis insulina e HOMA foram as que melhor se correlacionaram com os parâmetros antropométricos.

Discussão Importância de detalhar os componentes da composição corpórea IMC normal: excesso de gordura X doenças crônicas 42,5% das adolescentes eutróficas possuem valores de colesterol acima do desejado A correlação entre pressão arterial sistólica e diastólica, CC, CQ, IMC e percentual de gordura corpórea foi significante, demonstrando a relação entre adiposidade e níveis de pressão arterial

Conclusão Alterações lipídicas são preocupantes, uma vez que as placas ateromatosas podem iniciar seu desenvolvimento na infância e adolescência, apresentando relação direta com o perfil lipídico Importância da avaliação nutricional completa com a utilização de diferentes indicadores nutricionais