De acordo com a LDB, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio abrange tanto a habilitação profissional específica, quanto as qualificações profissionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
  HISTÓRICO ESCOLAR.
PROEJA Transiarte.
1) Ciências da Saúde/Capes: Tabela das Áreas de Conhecimento
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
tecnológicos e profissionais
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Adequações/Adptações Curriculares
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Formação por competências
Ministério da Educação
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
José Vitório Sacilotto 21 de setembro de 2012
Desenvolver Por uma Nova Escola.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Aproveitamento de Estudos
ESTÁGIO PROFISSIONAL Legislação pertinente:
Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a Saúde
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Uma proposta de mudança
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Qualidade da Formação de Profissionais de Enfermagem
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Política de Educação Profissional em discussão
Estágio supervisionado
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
Ministério da Educação
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Panorâmica das Práticas e Concepção sobre EJA
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes – Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio 18/06/2013.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Professora Responsável Cláudia Cláudia Silveira da Cunha 2012.
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PUC Rio - Núcleo de Apoio Pedagógico às Classes Comunitárias “A Reforma do Ensino Técnico (LDB na versão da Lei /2008) e o PRONATEC (Lei nº /2011.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
PEP EJA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Gostar das crianças é essencial, mas não basta. A pessoa tem de estar preparada para cuidar e educar. Precisa saber lidar com imprevistos, se relacionar.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DIEB GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GEDUP.
Transcrição da apresentação:

De acordo com a LDB, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio abrange tanto a habilitação profissional específica, quanto as qualificações profissionais iniciais ou intermediárias, organizadas de forma independente ou, preferencialmente, como etapas ou módulos de um determinado itinerário formativo do técnico de nível médio, bem como a complementar especialização profissional da habilitação profissional técnica de nível médio, presente no respectivo itinerário formativo. A habilitação profissional refere-se à profissionalização do técnico de nível médio. Seu concluinte faz jus ao diploma de técnico de nível médio, desde que tenha cumprido todas as etapas previstas pelo plano de curso e haja concluído o Ensino Médio. Aquele que não concluir o Ensino Médio recebe tão somente certificado, correspondente à qualificação profissional técnica que tenha concluído, referente à etapa ou módulo que esteja previsto com terminalidade no curso.

FormaOferta ARTICULADA INTEGRADA Oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno; ARTICULADA CONCOMITANTE Oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer: -na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; -em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; - instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.

FormaOferta SubsequenteEm cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio. Ressalta, ainda, que a Educação Profissional deve observar “os objetivos e definições contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação”, bem como “as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino”, e ainda, “as exigências de cada instituição de ensino, nos termos do seu projeto pedagógico”.