Sandra Maria Pinto Magina, PhD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

Teoria dos Campos Conceituais
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
FUNÇÕES.
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
O Início da Comunicação
CULINÁRIA.
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Portfólio de matemática
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Alfabetização Matemática CAMPO ADITIVO
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
Introdução ao conceito de Multiplicação
Dia Mundial da Alimentação 16 de outubro Clique na seta para a frente.
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Educação Matemática Números e operações aritméticas segundo Terezinha Nunes, Tânia Maria Mendonça Campos, Sandra Magina e Peter Bryant.
Número e Estruturas Aditivas
CADERNO 2 QUANTIFICAÇÃO, REGISTROS E AGRUPAMENTOS
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Profª Daiane Elise Wolfart
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Curtas e cheias de graça!!!.
Núcleo Pedagógico de Jacareí
Ferramentas da Qualidade
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Campo Conceitual e os PCN de Matemática
Expressões Numéricas Expressões com Adição, Subtração e Multiplicação
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Linguagem Técnica de Programação
Brincadeira de roda Peixinhos.
DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS
Fórmula (-1): Uma proposta para o ensino- aprendizagem das operações com números positivos e negativos Autor: Anuar Daian de Morais Orientador: Marcus.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Prof. Disney Douglas Sistemas de Equações Lineares e Operações Elementares.
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Razões e Proporções Amintas Paiva Afonso.
Situações-problema – Campo multiplicativo
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 2 Aula 4_2
As frases sorteadas pelos grupos foram:
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
Teoria dos Campos Conceituais
Multiplicação de frações. Situação-problema 1 Um site vende de sua página principal para anúncios. Rafael comprou dessa parte para divulgar sua agência.
Como controlar o estoque
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
Professor: Franklin Silva Disciplina: Matemática Conteúdo: Equações do 1° Grau com uma incógnita.
COM FORTES DORES NA PELVE A mãe, desesperada, pergunta pro médico: O que houve doutor? Sua filha está com o clitóris igual a uma tampinha de caneta.
Materiais manipuláveis: Ábaco
Proporção: regra de três simples – resolução de situações problema
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
Matemática Operações com números naturais:
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE
POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
FUNÇÃO AFIM Profª. Kaline Souza
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
Transcrição da apresentação:

Sandra Maria Pinto Magina, PhD. sandramagina@gmail.com A IMPORTÂNCIA DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar psicológico Sandra Maria Pinto Magina, PhD. sandramagina@gmail.com Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Premissas postas por VERGNAUD para a Teoria dos Campos Conceituais O conhecimento emerge a partir da resolução de problemas. Qundo há a ação do sujeito sobre a situação. Essa ação precisa de uma reflexão para que não se torne apenas uma competência adquirida, mas sim, que se encaminhe na direção da formação e desenvolvimento do conceito Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

A Teoria dos Campos Conceituais em poucas palavras Para formar um conceito é necessário interagir com ele numa diversidade de situações. Uma situação, por mais simples que ela se apresente, envolve vários conceitos. Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

PRESSUPOSTOS BÁSICOS Conhecimento Inicia com um domínio de validade restrito Emerge da resolução de problema Conhecimento Desenvolve por um longo período de tempo É fruto de uma tríade Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

ALICERCE DA FORMAÇÃO DO CONHECIMENYO Maturação Experiência Aprendizagem Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

A formação de um único conceito CAMPO CONCEITUAL A formação de um único conceito Conjunto de Invariantes Representação simbólica Situações I R S Oral Escrita Gestual Propriedades do Objeto Procedimento do Sujeito Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO A multiplicação pode inicia-se quando a criança ainda se encontra em idade pré-escolar (por volta dos 4 ou 5 anos), Em uma rua há 4 casas. Cada casa tem 3 cachorros. Eu quero dar um biscoito para cada cachorro. Quantos biscoitos terei que comprar? | | | | | | | | | | | | 3 3 3 3 Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

A apropriação do CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO Trabalhar com os estudantes na direção do avanço na expansão desse campo conceitual, Permitir aos estudantes a identificação das continuidades (filiações) Permitir a identificação das descontinuidades entre os campos conceituais aditivo e multiplicativo (rupturas) Evitar os “misconceptions” do tipo: multiplicação sempre aumenta ou divisão sempre diminui Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

EXEMPLO MULTIPLICATIVO 1 Pensando em quotas (grupos), temos Aplicando a operação inversa, temos 48  8 = 6 8 grupos de 6 = 48 Situação: Preciso comprar 8 cadernos e tenho R$ 48,00 para gastar. Qual o preço máximo que pode custar cada caderno? Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

EXEMPLO MULTIPLICATIVO 2 Aplicando a operação inversa, temos Pensando em quotas (grupos), temos 8 grupos de 0,25 = 2 2  8 = 0,25 Situação: Quero comprar 8 lápis e tenho R$ 2,00 para gastar. Qual é o preço máximo que pode custar cada lápis? Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Discussão sobre os dois exemplos multiplicativos anteriores SITUAÇÃO 1 8 X ? = 2 SITUAÇÃO 2 Posso resolver por adição repetida 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 = 48 Pensando em Adição repetida... 8 + ? = 2 Multiplicação sempre aumenta? Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Outra situação Multiplicativa Sabendo que uma bicicleta tem 2 rodas, responda: a) Quantas rodas têm 2 biclicletas? b) Quantas rodas têm 3 biclicletas? d) Uma fábrica montou 700 biclicletas, quantas rodas ela usou? Quantidade Quantidade BICICLETA RODA M E U S L C T A I L P A L R I C E A S D C I A T L I A V R O X 2 X 700 2 1400 X 700 1 700 1 2 + 1 + 2 2 4 + 1 + 2 3 6 +... +... 700 1400 RELAÇÃO FUNCIONAL Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Mais uma situação Copos colheres de d’agua concentrado X 3 15 45 20 ? Ontem teve uma festa em casa e eu fiz uma laranjada DELICIOSA. Eu coloquei 15 copos d’agua para 45 colheres de concentrado. No Sábado vai ter outra festa e vem mais gente. Será que se eu colocar 20 copos d’agua e 50 colheres de concentrado eu vou continuar a ter o mesmo gosto delicioso da laranjada? Copos colheres de d’agua concentrado X 3 15 45 20 ? Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Gráficos dos problemas Problema da bike Problema do suco O No de rodas está em Função do No de bike As colheres de concentrado está Em Função do No de copos d’água 1 2 3 700 1400 6 4 2 Bicicleta Rodas f(x) = 3x f(x) = 2x 15 20 25 75 60 45 Concentrado Água Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Gráficos dos problemas Problema da bike Problema do suco f(x) = 2x f(x) = 3x Função Linear (de N em N) Caso particular da função afim, ou função do 1o grau função afim f(x) = ax + b com a ≠ 0 função linear f(x) = ax + b com a ≠ 0 e b = 0 Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Estruturas Multiplicativas Estrutura Multiplicativa Quaternária Ternária Relações Proporção Simples Proporção Múltipla Comparação Multiplicativa Produto de Medidas Eixos Proporção Dupla Classes Relação desconhecida Referente ou Referido desconhecido Configuração Retangular Combinatória Muitos para muitos Um para muitos Tipos Discreto Contínuo Esquema elaborado por Magina, Santos e Merlini em 2010 e reelaborado em 2014

Escalar Multiplicativo Escalar Multiplicativo Proporção Simples: Um-para-muito Joana sabe que em um pacote há 6 biscoitos. Ela tem 5 pacotes. Quantos biscoitos Joana tem? Quantidade de biscoitos Quantidade de pacotes X 6 1 6 x 5 x 5 Escalar Multiplicativo Escalar Multiplicativo 30 X 6 5 x Relação Funcional Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Escalar Multiplicativo Escalar Multiplicativo Proporção Simples: muitos-para-muitos Para fazer 3 fantasias são necessários 5m de tecido. Ana tem 35m de tecido. Quantas fantasias ela pode fazer? Quantidade de fantasias Quantidade de tecido (em m) X 3/5 5 3 Escalar Multiplicativo Escalar Multiplicativo x 7 x 7 21 X 3/5 x 35 Relação Funcional Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Relações Quaternárias Proporção Dupla Muitos para muitos Um grupo com 50 pessoas vai passar 28 dias em férias no campo. Elas precisam comprar uma quantidade de açúcar suficiente. Elas sabem que a média de consumo por semana para 10 pessoas é de 3,5kg. Quantos quilos de açúcar elas precisam comprar? Dias Consumo Pessoas 7 3,5 10 28 X 50 (X 4) (X 4) (X 5) (X 5) 70 Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Relações Quaternárias Proporção Múltipla – um para muitos Para fazer o bolo Maravilha temos que ser fiel a seguinte receita: Para cada xícara de leite vai 2 xícaras de farinha, para cada xícara de farinha vai 3 xícaras de açúcar e para cada xícara de açúcar temos que colocar 4 ovos. Se eu usar 2 xícaras de leite, quantos ovos devo usar? Xícara xícara xícara quantidade de de de de leite farinha açúcar ovos X 2 X 3 6 1 1 2 1 3 1 4 2 x X 4 24 2 X 2 48 3 Números conhecidos pelo Enunciado do problema Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Configuração Retangular Relações ternárias Configuração Retangular Combinatória No parque de diversão abaixo há 3 entradas e 6 saídas  De quantas maneiras diferentes podemos entrar e sair do parque? Um terreno mede 500 m2. Ele tem 25m de frente. Quanto de fundo mede esse terreno? 25 m X? 500 m2 500 ÷ 25 = 20 6 X 3 = 18 Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Comparação Multiplicativa Relações ternárias Comparação Multiplicativa Comprei na livraria Bom Livro uma agenda e uma caixa de hidrocor. A caixa de hidrocor que custou R$ 15,00, foi três vezes mais que a agenda. Quanto custou agenda? Comprei na livraria Bom Livro uma agenda por R$ 5,00 e uma caixa de hidrocor por R$ 15,00 Quantas vezes a caixa de hidrocor foi mais cara que a agenda? ? 15 X 3 Referente Relação Referido 5 15 ? Referente Relação Referido Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Estruturas Multiplicativas Estrutura Multiplicativa Quaternária Ternária Relações Proporção Simples Proporção Múltipla Comparação Multiplicativa Produto de Medidas Eixos Proporção Dupla 80,06% 0,28% 2,56% 0,85% 14,81% 1,14% Classes Relação desconhecida Referente ou Referido desconhecido Configuração Retangular Combinatória Muitos para muitos Um para muitos 351 Probs livres Elaborados Por 59 profs. Dos 472 probs elaborados 121 foram descartados (25,64%) Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

CLASSIFICAÇÃO DO PROBLEMAS DESCARTADOS Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015

Sandra Maria Pinto Magina, PhD. sandramagina@gmail.com A IMPORTÂNCIA DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar psicológico Sandra Maria Pinto Magina, PhD. sandramagina@gmail.com Obrigada!!! Sandra Magina - Conferência: A importância das Estruturas Multiplicativas para a Educação Básica - II CONEDU 2015