Gestão Clínica nas doenças crônicas. O MAIOR PROBLEMA Resistência dos médicos de algumas equipes Baixa frequência de alguns pacientes Falta de médicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Advertisements

CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
IMPLANTAÇÃO GRADUAL DO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARINGÁ Maria Tereza S. R. Lopes Gerente de Planejamento.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.
Quem somos? Experiência familiar de mais de 30 anos em SPAs na região de Sorocaba; A ZAHRA ampliou o conceito tradicional de Clinica de Estética e SPA.
Perspectivas de Mudança de Modelo na Atenção Básica a partir do NASF Adriana Coser Gutiérrez VPEIC/Fiocruz XIX Fórum Permanente de Atenção Básica/SES RJ.
ATENÇÃO BÁSICA NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE:
Hêider Aurélio Pinto Diretor Departamento Atenção Básica/SAS/MS Seminário Internacional Salvador 06 de dezembro de 2011 Doenças Crônicas, Atenção Primária.
E-Saúde e o SUS Reestruturação dos sistemas de informação em saúde do MS em busca de um SUS eletrônico: Cartão Nacional de Saúde e-SUS Hospitalar e-SUS.
Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012.
Campanha do Lava Pés Apresentação dos resultados de uma ação de saúde coletiva: a Campanha do Lava Pés Secretaria de Saúde 24 de abril de 2014.
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E PREPARO PARA A CIRURGIA DA OBESIDADE MÓRBIDA E GRUPO PÓS-CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO DE MEDICINA PREVENTIVA.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
COORDENADORIA DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE ERMELINO MATARAZZO.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
TRABALHANDO A SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: relato de experiência da equipe de saúde da família Centro de Saúde do Rio Tavares Novembro/2013.
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SST.
A articulação do Nasf nas RAS
HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES GESTÃO UFMG/FUNDEP JUNHO DE 2006 A DEZEMBRO DE 2008.
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
Métodos de ressuprimento Estoques de Segurança
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
Núcleo Telessaúde SC Luana Gabriele Nilson Luise Lüdke Marina Bento Veshagem.
OFICINA DE PUERICULTURA Relato de Experiência Ft. Karoline Favero Ft. Paula Carnevali.
Bases Metodológicas do Apoio Gustavo Tenório Cunha.
Programa Capital Criança: Vacinação nas maternidades de Florianópolis – BCG e Hepatite B Enfermeira Msc. Marcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora do Programa.
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º CICLO Amazonas, maio de 2016.
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Apoio Matricial em Saúde Mental na Atenção Básica
MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE – AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA 16 de abril de 2015 Foz do Iguaçu.
ESTRUTURA OPERACIONAL DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
Campanha da Boa Visão Projeto Coorporativo. Histórico Fundada na década de 90, a ótica C&S vêm se consolidando como uma das maiores lojas especializadas.
Equipe técnica: Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Cardiologia, Ginecologia.
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
O NASF e as equipes de Atenção Básica: Funções e responsabilidades
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
 SUS pode ser considerado uma das principais inovações da reforma do Estado Brasileiro.  Ao longo dos últimos anos vem se desenhando no setor da saúde.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade.
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
Pré-natal. 1ª consulta  Identificação  Gestação atual DUM DPP Sinais e sintomas Vícios Medicações Ocupação atual.
Acolhimento com classificação de risco A humanização e o acolhimento nos serviços de saúde- Eixo norteador das práticas nos serviços de saúde O ministério.
Profª Filomena Coser Marinho
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Apoio Matricial Carlos Garcia Jr. Carlos Garcia Jr.
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
O SIGNIFICADO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
CAICÓ/RN Falta de confiança no profissional; Falta de segurança física no ambiente de trabalho; Falta de apoio da gestão; Falta de recursos humanos;
Pesquisa de Satisfação. Como tomou conhecimento do Sicoob Cosmipa O resultado revelou que a maioria dos cooperados (54%) tomou conhecimento através de.
A APAHE é a associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias constituída como associação em 2006 e como IPSS em 2007.
APRESENTA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS 2º. QUADRIMESTRE 2014 PREPARADO POR MARIA DO CARMO RIBEIRO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO/FINANCEIRO.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Gestão Clínica nas doenças crônicas

O MAIOR PROBLEMA Resistência dos médicos de algumas equipes Baixa frequência de alguns pacientes Falta de médicos em outras equipes Conciliar horário do clínico com generalista e enfermeiro para atendimento compartilhado Agendamento de consultas Espaço físico Grande demanda de atendimento

O MAIOR PROBLEMA Número elevado de famílias por equipe Atendimento de agudos Demora no agendamento de consultas especializadas e alguns exames Resistência inicial a “nova” função do clínico Sem tempo para parte burocrática do prjeto Número grande de pacientes com múltiplas patologias

O MAIOR PROBLEMA Tempo de consulta insuficiente para atendimento adequado

MAIOR VANTAGEM DO CENTRO DE SAÚDE Equipe amiga Prontuário eletrônico Estrutura física Acesso irrestrito de usuários Redução das agendas nas últimas semanas Disponibilidade da equipe Apoio da gerência

MAIOR VANTAGEM DO CENTRO DE SAÚDE Equipes completas Presença de apoios Disposição e interesse dos profissionais Bom relacionamento entre profissionais Melhora dos sintomas de alguns pacientes

Expectativas Ampliação do conhecimento Melhoria do controle das comorbidades e satisfação dos usuários Conhecer o projeto Aumentar resolutividade Sistematização do atendimento Clinico exercer sua função na UBS, que é de cuidados primários

Expectativas Consolidar mecanisos interssetoriais para atendimento com nível de qualidade aos pacientes com polipatologias Melhora clínica dos casos crônicos Melhor integração com NASF