Aprendendo a Dança da Vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Escola Municipal Alexandre Arcipretti Projeto Trânsito é Vida!
Formação em ação Segundo Semestre..
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
2º encontro – Professores Maio de 2012
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Projeto Educar para a vida
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Metodologia: Piaget e Vygotsky
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Orientação Educacional
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Disciplina: Estágio Supervisionado I
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
O aluno elaborando conceitos
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Sistemas de Educação inclusivos
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Roteiro de observação de estágio
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Diferencial do ensino espírita para crianças
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Atividade complementar 04
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Aprendendo a Dança da Vida Na Escola

Fonte: GONSALVES, Elisa. Educação Biocêntrica Fonte: GONSALVES, Elisa. Educação Biocêntrica. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB, 2009. Organizadora: Hérica Paiva Felismino. Imagens: Google imagens.

O processo educativo tem como finalidade desenvolver a autonomia individual, para que a pessoa possa descobrir, por si mesma, quais são as suas “pautas internas”, o que a faz verdadeiramente feliz.

Educar é criar situações para que as pessoas sintam prazer em aprender, sintam prazer por estar vivo.

Para que ocorra uma aprendizagem é preciso que “o corpo inteiro aprenda”., é preciso que haja uma inscrição corporal daquilo que é o objeto da aprendizagem. É preciso vivenciar.

Viver é fazer pequenas opções cotidianas. O processo educativo é realizado pelas pequenas e grandes escolhas que fazemos. Optamos pelo conteúdo de uma aula ou de uma conversa, optamos pelo jeito de tratar uma pessoa, por uma estratégia metodológica.

É preciso desenvolver uma inteligência afetiva para tomar as melhores decisões. Reflexão não significa pensar sobre alguma coisa; refletir significa mergulhar na sua própria identidade, a partir de suas possibilidades e limites.

Educar é prática, é ação. Não se educa “teoricamente”. Não é a aquisição de conhecimento que gera mudança de comportamento. O processo de conscientização não é dado para o outro, não é ensinado, só é aprendido. Para conteúdos práticos, exercícios práticos.

Educar é criar situações para que as pessoas ofereçam respostas inovadoras, criativas. O erro não existe no processo de aprendizagem. O aluno em formação não erra, mas o piloto, formado, pode errar.

Educar é aprender a amar a si mesmo e ao outro. A escola é um espaço social onde a criança pode Aprender a aceitar-se e a respeitar-se.

“Ser feliz se aprende na escola”. Educação Biocêntrica. A escola é um espaço social onde a criança pode aprender a viver, a ser feliz. “Ser feliz se aprende na escola”. Educação Biocêntrica.

Fonte: GONSALVES, Elisa. Educação Biocêntrica Fonte: GONSALVES, Elisa. Educação Biocêntrica. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB, 2009. Organizadora: Hérica Paiva Felismino. Imagens: Google imagens.