1 CETCC 2012 Profª Lina Sue Matsumoto. 2 Martin Seligman é o fundador da PSICOLOGIA POSITIVA, um campo de estudo que examina os estados de saúde, tais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA RESPONDER:
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
As dez principais dificuldades de um novo convertido
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Ana Paula Marina Andrade
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
TEORIA COMPORTAMENTAL
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Violência: complexidade e subjetividade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Elaboração: Auto-Estima Elaboração:
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Resiliência O desenvolvimento da equipe é de responsabilidade do líder e também de cada pessoa que a compõe.  A ampliação da competência pessoal é importante.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
CP - Capital psicológico
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
Behaviorismo.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
Desmistificando a Psicologia Organizacional
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Recursos Humanos do Projeto
PSICOMOTRICIDADE.
Solidificando seus relacionamentos
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Profª. Taís Linassi Ruwer
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
A Relação Terapêutica Empirismo colaborativo
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Mentoring Coaching.
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
A Relação Terapêutica Empirismo colaborativo
P SICOLOGIA P OSITIVA B EM -E STAR Profª Drª Evanisa Helena Maio de Brum Profª Msª Letícia Wilke Franco Martins.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Comportamento Organizacional
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
PERSONALIDADE: por que estudar?
Em busca da felicidade.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Conceituação Cognitiva
Depressão.
Transcrição da apresentação:

1 CETCC 2012 Profª Lina Sue Matsumoto

2 Martin Seligman é o fundador da PSICOLOGIA POSITIVA, um campo de estudo que examina os estados de saúde, tais como a FELICIDADE, FORÇA DE CARÁTER e OTIMISMO. Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2012

3 Profª Lina Sue Matsumoto Martin Seligman  1998 – Presidente da APA (American Psychological Association) Psicologia Positiva  Promete melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e prevenir as patologias. “A Psicologia não produzia conhecimento suficiente sobre os aspectos virtuosos e as forças pessoais que todos seres humanos possuem… necessidade de pesquisas sobre aspectos positivos como, por exemplo, esperança, criatividade, coragem, sabedoria, espiritualidade, felicidade” ( Seligman & Czikszentmihalyi, American Psychologist, Jan/2000) CETCC 2011 CETCC 2012

4 Profª Lina Sue Matsumoto PSICOLOGIA ? Três missões: 1)Curar as doenças mentais, 2)Tornar a vida das pessoas mais produtiva e feliz, 3)Identificar e criar talentos. CETCC 2011 CETCC 2012

5 Profª Lina Sue Matsumoto PÓS-GUERRA  apenas a 1ª missão ficou.  Necessidade de tratar veteranos de guerra.  Fundação Instituto Nacional de Saúde Mental.  Pesquisas /Atendimentos clínicos focados no “reparo” dos danos e prejuízos provocados pelas patologias.  PSICOLOGIA  Modelo de doença.  Fortalecimento/Aperfeiçoamento das Terapias/Tratamentos para doenças mentais.  Enfraquecimento na investigação sobre os aspectos virtuosos dos seres humanos. CETCC 2011 CETCC 2012

6 Profª Lina Sue Matsumoto APA  Ciência Psicológica  1947 – Nenhum tratamento para doenças mentais.  Anos 90 – Psicoterapia e Psicofarmacologia (14 doenças)  Estudo das patologias = vantagens.  Psicologia ainda não era capaz de oferecer ferramentas para ajudar os indivíduos a prosperarem e a florescerem. CETCC 2011 CETCC 2012

7 Profª Lina Sue Matsumoto “A Psicologia deveria possibilitar muito mais do que apenas reparar o que está errado, devendo identificar e fortalecer o que está bom.” (Seligman, 2002) “A Psicologia passa a ser praticamente um sinônimo de tratamento de doença mental. Sua missão histórica de fazer a vida das pessoas comuns mais produtiva e plena fica em segundo plano em relação à cura de desordens e às tentativas de identificar e apoiar gênios praticamente abandonados.” (Seligman, 2004) CETCC 2011 CETCC 2012

8 Profª Lina Sue Matsumoto PSICOLOGIA POITIVA CategoriasAnoNº páginas DSM-I DSM-II DSM-III DSM-III-R DSM-IV DSM-IV-TR“2000“ DSM-V(?)2012 (?)1.256 (?) CETCC 2011 CETCC 2012

9 Profª Lina Sue Matsumoto PsycInfo Busca Google Busca PUBMED APA "DEPRESSION" "HAPPINESS" CETCC 2011 CETCC 2012

10 Profª Lina Sue Matsumoto DA = “A dificuldade de aprendizagem apresentada por individuos que tiveram experiência prévia com estímulos aversivos incontroláveis” (Maier & Seligman, 1976)  Será possível reverter o DA depois que esse padrão de comportamento já estivesse estabelecido?  DA = Modelo animal de depressão (Seligman,1975)  Passividade animais frente ao choque (não atua no seu meio)  Etiologia = eventos traumáticos podem ser desencadeantes (fora do controle) (fora do controle)  Fisiologia = alterações bioquimicas animais DA (pacientes depressivos). (pacientes depressivos). CETCC 2011 O desemparo aprendido revisitado: estudos com animais FONTE: CETCC 2012

11 Profª Lina Sue Matsumoto  “a Variável Discriminante crítica para o DA não é a incontrolabilidade = mas sim a expectativa desenvolvida pelo individuo de que ele não pode controlar o ambiente  vários níveis = DA = síndrome = déficits motivacional, cognitivo e emocional”  IMPORTANTE: “Tanto o DA animal, como a depressão humana, não podem ser definidos com base em mera topografia de respostas, mas sim pelas relações funcionais que envolvem” CETCC 2011 O desemparo aprendido revisitado: estudos com animais FONTE: CETCC 2012

12 Profª Lina Sue Matsumoto  Pretende contribuir para o florescimento e o funcionamento saudável das pessoas, grupos e instituições, preocupando-se em fortalecer competências, ao invés de corrigir deficiências.  Preocupação central: estudar o que é típico, comum e usual.  Modificar o foco: não ficar restrito apenas em reparar o que está errado ou ruim, mas (re)construir qualidades positivas.  Não apenas consertar ou descobrir o que está “quebrado” ou não funciona, mas fomentar ou nutrir o que existe de melhor. CETCC 2011 CETCC 2012

13 Profª Lina Sue Matsumoto  PSICOLOGIA  não é filial da Medicina, preocupada com doença e a saúde… é muito mais…  trabalho,  educação,  afeto,  superação,  crescimento.  PSICOLOGIA POSITIVA  Crença nas habilidades e fatores saudáveis das pessoas. CETCC 2011 CETCC 2012

14 Profª Lina Sue Matsumoto “A Psicologia Positiva emerge assim na última década como uma área de estudo científico própria, vibrante e multifacetada, que vai para além de uma abordagem centrada nos problemas e nas patologias, para se endereçar teórica e empiricamente à construção das melhores qualidades da vida, no âmbito subjectivo, individual e grupal. Pretende debruçar-se sobre as experiências positivas (como emoções positivas, felicidade, esperança, alegria), características positivas individuais (como carácter, forças e virtudes), e instituições positivas (como organizações baseadas no sucesso e potencial humano, sejam locais de trabalho, escolas, famílias, hospitais, comunidades, sociedades ou ambientes físicos a todos os títulos saudáveis).” CETCC 2011 Revolução positiva: Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais Fonte: CETCC 2012

15 Profª Lina Sue Matsumoto 1)Estudo da emoção positiva; 2)Estudo dos traços ou qualidades positivas ; 3)Estudo das instituições positivas (democracia, família, liberdade).  Concepção de felicidade de natureza intrínseca.  Conceito de bem-estar subjetivo  Conceito de flow  Conceito de resiliência CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

16 Profª Lina Sue Matsumoto “A felicidade, que é o objetivo da Psicologia Positiva, não se resume a alcançar estados subjetivos momentâneos. Felicidade também inclui a idéia de uma vida autêntica (...) a autenticidade descreve o ato de obter gratificação e emoção positiva através do exercício das próprias forças pessoais, que são caminhos naturais e permanentes para a gratificação” (Seligman, 2004) CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

17 Profª Lina Sue Matsumoto “FELICIDADE enquanto termo, é como COGNIÇÃO, no campo da Psicologia Cognitiva, e como APRENDIZAGEM dentro da teoria da aprendizagem: dão nome a um campo, mas não exercem qualquer papel nas teorias, dentro daqueles campos.” CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

18 Profª Lina Sue Matsumoto  Fórmula: H = S + C + V H = happiness, nível de felicidade constante, H = happiness, nível de felicidade constante, S = set range, limites estabelecidos aos quais o sujeito está submetido, S = set range, limites estabelecidos aos quais o sujeito está submetido, C = circumstances, circunstâncias da vida, C = circumstances, circunstâncias da vida, V = voluntary, fatores sob controle voluntário do sujeito. V = voluntary, fatores sob controle voluntário do sujeito. CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

19 Profª Lina Sue Matsumoto  Aristóteles e Platão,  São Tomás de Aquino e Santo Agostinho,  O Velho Testamento,  Confúcio, Buda, Lao Tze,  O Alcorão,  Benjamin Franklin,  Upanishads,  Uns 200 catálogos de virtudes ao todo. “Para nossa surpresa, quase todas essas tradições, que atravessaram anos e toda a face da terra, endossavam 6 virtudes: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência” CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

20 Profª Lina Sue Matsumoto  CARÁTER  “A totalidade de qualidades ou traços, particularmente no tocante a caracteristicas morais, sociais e atitudes religiosas de uma pessoa... Chamamos de caráter àquilo que uma pessoa de fato é... E de personalidade, àquilo que ela parecer ser” CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

21 Profª Lina Sue Matsumoto 1.Uma força contribui p/satisfação gerada por uma vida boa (p/si e p/outros); 2.Uma força vale por si (independe dos resultados benéficos que produz); 3.A demonstração de uma força p/uma pessoa não diminui em nada aqueles com quem convive, chegando mesmo a inspirá-los; 4.Uma força deve ser um traço, ou seja, uma característica psicológica que pode ser observada em várias situações diferentes, demonstrando estabilidade em relação ao tempo; 5.Um força de caráter é edificada sobre padrões consensuais; 6.A sociedade proporciona instituições e rituais associados ao cultivo de forças e virtudes para, assim, sustentar sua prática. CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

22 Profª Lina Sue Matsumoto “A virtude da JUSTIÇA, por exemplo, pode ser demonstrada por meio de atos de cidadania, imparcialidade, lealdade, liderança e espírito de equipe; a esses caminhos chamo de forças e, ao contrário das virtudes abstratas, cada uma delas é mensurável e passível de ser adquirida” CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

23 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 VIRTUDES FORÇAS DE CARÁTER Criatividade SabedoriaCuriosidade eLucidez ConhecimentoGosto pela aprendizagem Perspectiva (Sabedoria) Bravura CoragemPersistência Integridade Vitalidade Amor HumanidadeBondade Inteligência Social Cidadania JustiçaImparcialidade Liderança Perdão e Misericórdia TemperançaHumildade e Modéstia Prudência Auto-regulação (controle) Apreciação Beleza Gratidão TranscendênciaEsperança Humor Espiritualidade A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

24 Profª Lina Sue Matsumoto BEM-ESTAR SUBJETIVO = corresponde à avaliação, tanto cognitiva quanto afetiva, que uma pessoa faz acerca de sua própria vida ( experiências emocionais agradáveis, baixos níveis de humores negativos e alta satisfação em relação à vida). CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

25 Profª Lina Sue Matsumoto  Satisfação com a vida (julgamentos em relação à própria vida)  Satisfação em áreas importantes (em diferentes domínios)  Emoções positivas (muitas experiências de emoções e humores agradáveis)  Baixos níveis de emoções negativas (poucas experiências de emoções e humores desprazeirosos) CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

26 Profª Lina Sue Matsumoto FLOW = um estado de concentração total na atividade que está sendo realizada, capaz de fazer com que o indivíduo perca a noção da realidade. CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

27 Profª Lina Sue Matsumoto  Concentração intensa e focada (voltada para aquilo que está fazendo no momento presente)  Fusão entre ação e consciência (esta fusão provocará uma espécie de bloqueio da consciência)  Perda da auto-consciência reflexiva (consciência de si mesmo como ator social)  Sensação de controle sobre as próprias ações (saber como responder aos acontecimentos)  Distorção da experiência temporal (o tempo passou mais rápido do que o normal)  Experiência de que a atividade é intrínsecamente recompensadora (o objetivo final é apenas uma desculpa para o processo). CETCC 2011 A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Fonte: CETCC 2012

28 Profª Lina Sue Matsumoto RESILIÊNCIA = “é a propriedade pela qual a energia armanezada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica” (física) CETCC 2011 Psicologia Positiva e Resiliência: O foco no indivíduo e na família Fonte: CETCC 2012

29 Profª Lina Sue Matsumoto  “habilidade de voltar rapidamente para o seu usual estado de saúde ou de espírito depois de passar por doenças, dificuldades, etc.: resiliência de caráter”  “é a habilidade de uma substância retornar à sua forma original quando a pressão é removida: flexibilidade”  “é uma capacidade universal que permite que uma pessoa, grupo ou comunidade previna, minimize ou supere os efeitos nocivos das adversidades. CETCC 2011 Psicologia Positiva e Resiliência: O foco no indivíduo e na família Fonte: CETCC 2012

30 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 PSICOTERAPIA POSITIVA EM 13 SESSÕES CETCC 2012

31 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 1: A ausência ou a falta de recursos positivos (emoções positivas, força de caráter e sentido na vida) pode causar e manter a depressão (podendo criar uma vida vazia e sem sentido) Lição de casa 1: O cliente escreve uma página (INTRODUÇÃO POSITIVA), onde ele narra uma história real, mostrando ele/ela no seu melhor momento, ilustrando como ele/ela utilizou suas melhores forças de caráter/virtudes. CETCC 2012

32 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 2: O cliente identifica suas FC na sua narrativa (Introdução Positiva) e descreve outras situações em que essas FC o ajudaram previamente. Lição de casa 2: O cliente preenche o questionário VIA online e identifica suas principais FC. CETCC 2012

33 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 3: O foco é direcionado às situações específicas onde essas FC podem facilitar o cultivo de PRAZERES, COMPROMISSOS e SIGNIFICADOS. Lição de casa 3: O cliente inicia um RELATÓRIO DE BENÇÃOS, onde ele/ela relata, toda noite, 3 COISAS BOAS (pequenas ou grandes) que aconteceram neste dia. CETCC 2012

34 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 4: Discutir o papel que as BOAS/MÁS LEMBRANÇAS tem na manutenção da depressão. (Como as lembranças de RAIVA e AMARGURA mantém a depressão e contamina/impossibilita o BEM-ESTAR) Lição de casa 4: O cliente escreve sobre seus sentimentos de RAIVA, AMARGURA, RESSENTIMENTO e como eles alimentar a depressão/tristeza. CETCC 2012

35 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 5: Introduzir o PERDÃO como uma potente ferramenta que pode transformar sentimentos de RAIVA para a neutralidade ou, eventualmente, em EMOÇÕES POSITIVAS. Lição de casa 5: O cliente escreve uma CARTA DE PERDÃO descrevendo a transgressão/ofensa e a emoção relacionada e pede o PERDÃO para o seu transgressor/ofensor (MAS NÃO ENVIA A CARTA). CETCC 2012

36 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 6: Discutir GRATIDÃO como possibilitador de EMOÇÕES POSITIVAS. Lição de casa 6: O cliente escreve uma CARTA DE GRATIDÃO para alguém que ele/ela nunca agradeceu devidamente, e entrega pessoalmente a carta à pessoa. CETCC 2012

37 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 7: Enfatizar/Rever a importância de cultivar as EMOÇÕES POSITIVAS através do RELATÓRIO DE BENÇÃOS (RPD) e o use das FC. CETCC 2012

38 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 8: Discutir “Eu sou bom o bastante” X “Eu preciso fazer tudo certo” “Eu preciso fazer tudo certo” Lição de casa 8: O cliente escreve/revê meios de ser capaz de sentir mair PRAZER/SATISFAÇÃO CETCC 2012

39 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 9: Discutir OTIMISMO x ESPERANÇA, utilizando o estilo otimista de ver os eventos ruins/negativos como temporários, locais, transformáveis. Lição de casa 9: O cliente pensa/lembra de 3 portas que lhe foram fechadas. Responde: Quais portas foram abertas? CETCC 2012

40 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 10: O cliente é convidado a reconhecer/listar as FC das pessoas do seu convívio (colegas, amigos, familiares...) Lição de casa 10: O cliente é estimulado a responder ATIVA e CONSTRUTIVAMENTE aos eventos positivos com as pessoas de seu convívio. Celebrar as FC duas e das pessoas relacionadas. CETCC 2012

41 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 11: O cliente é convidado a reconhecer/listar as FC dos seus familiares (ANCESTRAIS) e compreender como surgiram as suas próprias FC. Lição de casa 11: O cliente é estimulado a desenhar uma ÁRVORE GENEALÓGICA que inclua as FC de todos os membros de sua família. CETCC 2012

42 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 12: O cliente é convidado a “SABOREAR” as atitudes/comportamentos positivos, como técnica de aumentar a intensidade e a duração da EMOÇÃO POSITIVA. Lição de casa 12: O cliente é estimulado a escrever uma lista de ATIVIDADES PRAZEROSAS e tentar executá-las conforme planejado. CETCC 2012

43 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Sessão 13: Discutir sobre UMA VIDA POSITIVA que integra PRAZER, COMPROMISSO E SIGNIFICADO. CETCC 2012

44 Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 CETCC 2012

45 A saúde é mais do que apenas a ausência de doenças? Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 SAÚDE POSITIVA Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: CETCC 2012

46 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 NEUROCIÊNCIA POSITIVA Quais são os mecanismos neurais do flourishing ? Quais as bases biológicas do altruísmo? Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: CETCC 2012

47 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 EDUCAÇÃO POSITIVA Quais são as possibilidades de uma educação positiva? Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: CETCC 2012

48 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 PSICOTERAPIA POSITIVA A Psicoterapia deveria buscar aliviar a depressão e incrementar o bem-estar das pessoas? Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: CETCC 2012

49 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 PROGRAMA PARA SOLDADOS Os soldados poderiam ser treinados para serem fisicamente e psicologicamente saudáveis? Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvania Fonte: CETCC 2012

50 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Resiliência e Psicologia Positiva: Interfaces do Risco à Proteção – Débora D. Dell`aglio; Silvia H. Koller; Maria A. Mattar Yunes – 2006 – Casa do Psicólogo Psicologia Positiva – Uma Abordagem Científica e Prática das Qualidades Humanas – C. R. Synder e Shane J. Lopez – 2009 – Artmed Aprenda a Ser Otimista – Martin E. P. Seligman – 2005 – Nova Era Felicidade Autêntica – Usando a nova psicologia positiva para a realização permanente – Martin E. P. Seligman – 2004 – Objetiva CETCC 2012

51 APPAL Associação de Psicologia Positiva da América Latina Entrevista VEJA - O Doutor Felicidade : Entrevista ÉPOCA: O+MITO+DA+FELICIDADE.html O+MITO+DA+FELICIDADE.html O+MITO+DA+FELICIDADE.html Psicologia Positiva e Resiliência: O foco no indivíduo e na família Revolução positiva: Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais A felicidade revisitada: um estudo sobre bem-estar subjetivo na visão da psicologia positiva Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva: Perspectivas e Desafios Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões O desemparo aprendido revisitado: estudos com animais Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 Authentic Happiness : Penn Arts & Sciences : The pursuit of happiness: CETCC 2012

52 Profª Lina Sue Matsumoto CETCC 2011 CETCC 2012