Recursos Terapêuticos Biohídricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Advertisements

Síndrome de Rett Conceito Distúrbio neurológico que acomete crianças do sexo feminino no 1o. Ano de vida. Desenvolvimento normal entre 6 a 12 meses Perda.
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
Daniel Silva, Joana Grilo, Joana Guia, Jorge Ferrão e Tiago Castilho Hidrodinâmica 2010/2011.
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
PROFESSOR: Me. Denes Morais
Quem somos? Experiência familiar de mais de 30 anos em SPAs na região de Sorocaba; A ZAHRA ampliou o conceito tradicional de Clinica de Estética e SPA.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Quadril – Respostas Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Profa. Dra.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Programa Capital Criança: Vacinação nas maternidades de Florianópolis – BCG e Hepatite B Enfermeira Msc. Marcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora do Programa.
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO IV – Lesão Medular - Lesões Encefálicas Infantis Adquiridas (LEIA)- Amputados.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Física Geral e Experimental p/Eng. I
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
Prof. Dr° Vagner Custódio
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA Wolley W. Silva.
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos/Departamento de Educação Física PROGRAMA DE ENSINO Teoria e Metodologia da Ginástica Prof a.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
II Curso de Formação em Terapia Ocupacional do Trabalho Inicio : março de 2010 ( 120 h/aula) Professores: Dra. Eliane Cukierman, terapeuta ocupacional,
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO DA FAMÍLIA PROMOVE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Seu diagnóstico e suas múltiplas abordagens
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nesse estudo realizado observa-se que a iontoforese constitui uma alternativa para potencializar e otimizar os resultados.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Projeto de Implantação de Serviço/Setor de Terapia Ocupacional
Profª Filomena Coser Marinho
GRAVIDEZ e EXERCÍCIO FÍSICO
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO III – Mielomeningocele: Definição, causas, hidrocefalia, alterações motoras,
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Teorias de Enfermagem necessidades humanas Virginia Henderson
Estudo Preliminar sobre o Perfil do Ensino da Homeopatia nos Cursos de Farmácia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Susan Andreise Cipriano Baracho.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA PROF: Rodrigo Paiva
CURSO DE FISIOTERAPIA 1º período CH 300h 2º período CH 280h 3º período
Transcrição da apresentação:

Recursos Terapêuticos Biohídricos PLANO DE ENSINO

Disciplina de Recursos Terapêuticos Biohídricos Carga Horária : 80 Horas Objetivo geral Ampliar o conhecimento teórico e habilidades práticas na área de Hidroterapia do acadêmico de Fisioterapia.

Objetivo especifico Conhecer os princípios físicos da água; Conhecer os efeitos fisiológicos da imersão de um corpo em água e dos exercícios terapêuticos na água; Conhecer as indicações para a utilização dos recursos terapêuticos biohídricos, os cuidados especiais com a piscina terapêutica e com o paciente; Conhecer os equipamentos e sua utilização na hidroterapia. Conhecer os procedimentos práticos e os fundamentos teóricos dos exercícios terapêuticos na água assim como das técnicas de Bad Ragaz, Watsu e Halliwick.

PROGRAMAÇÃO DA DISCIPLINA -UNIDADES DE ENSINO- UE - Conceitos e histórico da Hidroterapia: Histórico da hidroterapia Benefícios da hidroterapia Temperatura da água Acessórios e equipamentos utilizados Cuidados gerais UE - Modelos Arquitetônicos de piscinas terapêuticas: - Medidas, acesso, aquecimento, barras, vestiários.

UE - Princípios Físicos da Água - Hidrostática e Hidrodinâmica - Densidade relativa ou gravidade específica - Pressão hidrostática - Flutuação - Empuxo - Refração - Tensão superficial da água - Viscosidade - Turbulência - Resistência

UE - Efeitos fisiológicos e terapêuticos da água sobre o organismo humano - Sistema circulatório - Sistema cardíaco - Sistema renal - Sistema nervoso central e periférico - Efeito no sistema respiratório - Alteração da temperatura corporal

UE - Indicações da Terapia aquática: - - Alterações Posturais - Disfunções musculoesqueléticas - Gestação - Geriatria - Afecções neurológicas

UE - Preparação e cuidados iniciais para o atendimento do paciente em piscina terapêutica. Tema - Critérios que devem ser analisados para o início do tratamento em meio aquoso - Analisar as indicações e contra indicações - Critérios de graduação da resistência aos movimentos de um corpo em imersão - Adaptações físicas e mentais do paciente ao meio aquático - Acesso do paciente entrar na piscina terapêutica: assistido, não assistido, com aparelho de sustentação

UE - Fundamentos teóricos e práticos dos exercícios terapêuticos realizados em imersão na água. - Marcha - Exercícios para membros inferiores: mobilização, relaxamento, alongamento, exercícios assistidos e resistidos - Exercícios para membros superiores: mobilização, relaxamento, alongamento, exercícios assistidos e resistidos

UE - Fundamentos teóricos e práticos da Técnica de Bad Ragaz - Conceito, efeito fisiológico, indicações, contra indicações e cuidados especiais da técnica de Bad Ragaz - Procedimentos práticos de execução das técnicas de Bad Ragaz

UE - Fundamentos teóricos e práticos da Técnica de Halliwick : - Conceito, efeito fisiológico, indicações, contra indicações e cuidados especiais da técnica de Halliwick - Procedimentos práticos de execução das técnicas de Halliwick UE - Fundamentos teóricos e práticos da Técnicas de Watsu : - Conceito, efeito fisiológico, indicações, contra indicações e cuidados especiais da técnica de Watsu - Procedimentos práticos de execução das técnicas de Watsu

Bibliografia básica CAMPION, Margaret Reid. Hidroterapia - Princípios e Prática. Ed Manole. J., Andrew / Ruoti, Richard G. / Morris, David M./ Cole . Reabilitação Aquática. Ed. Manole. M., Koury Joanne. Programa de Fisioterapia Aquática: Um guia para a reabilitação ortopédica. Ed. Manole.

Bibliografia complementar DULL, Harold. Watsu - Exercícios para o corpo na Água. JUNIOR, Gutemberg de Castro Freitas. A cura pela água: Hidrocinesioterapia, Teoria e Prática. Universidade Estácio de Sá. Ed. Rio. KATZ, Jane. Exercícios Aquáticos na Gravidez. Ed. Manole . NORM, Bates Andrea Hanson. Exercícios Aquáticos Terapêuticos. Ed. Manole.

Bibliografias novas SACCHELLI, Tatiana.; ACCACIO, Letícia Maria Pires.; RADL, André Luis Maierá. Fisioterapia Aquática - Manuais de Fisioterapia. Ed. Manole. JAKAITIS, Fabio. Reabilitação e Terapia Aquática – Aspectos Clínicos e Práticos. Ed. Roca.