E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ] E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Planejamento Estratégico de Marketing
O ambiente organizacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Meio ambiente e desenvolvimento
CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ].
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PETI Planejamento Estratégico de TI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
O sector petrolífero e a responsabilidade social das
Origem Foco da análise Direção do estudo Introdução.
CRM (Customer Relationship Management
Gestão do Conhecimento em Organizações
ABRANGÊNCIA Planejamento Financeiro Orçamento
Análise do Meio Ambiente
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estratégias do agronegócio
Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos
OBSERVATÓRIOS URBANOS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Comunicação e inteligência empresarial
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Qualidade de Produto de Software
Planejamento e projetos sociais:
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
Público Escola.
A importância do Planejamento Estratégico
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Cenários Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
11 - Gerenciamento de Riscos
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal (SID-M)
POLÍTICAS SUPRANACIONAIS DE INFORMAÇÃO: Resultados e Perspectivas das Conferências Mundiais V CINFORM – UFBA Marta Pinheiro Aun - UFMG.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Teste de Software Conceitos iniciais.
História nas atuais propostas curriculares
Planejamento Estratégico
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Estratégia e o Cenário de Negócios
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Introdução ao Planejamento
O ambiente organizacional
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Professora Michelle Luz
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Prof. Dr. Édson Crescitelli EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 1 – Esquema de Análise.
Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Dicas. Carlos Freire 2012 Gestão por Cenários Diretrizes Metodológicas a.Evitar o impressionismo e o imediatismo.
Psicologia e Comunidade
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Transcrição da apresentação:

E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ] E-mail : fabiane.veras@ibest.com.br

Conceito O que é Cenário? 03

Fonte: Dicionário Aurélio CONCEITO No dicionário encontramos, entre outras, a seguinte definição: “...Local aonde se passa algum fato. Panorama, vista, paisagem..” “... Cenários são composições realistas da tarefa do usuário, relacionadas com o objetivo da avaliação. São simulações de uma tarefa real...” Fonte: Dicionário Escolar da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras Fonte: Dicionário Aurélio

Conceito O que é Panorama? 03 4

Fonte: Dicionário Aurélio CONCEITO No dicionário encontramos, entre outras, a seguinte definição: “Visão geral de uma série de acontecimentos específicos. Visão ampla geral de uma matéria ou assunto ...” “Visão ou observação de um assunto em toda sua amplitude. Fonte: Dicionário Escolar da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras Fonte: Dicionário Aurélio

O que é Cenário Logístico? Conceito O que é Cenário Logístico? 03 6

Visão geral de uma série de CONCEITO Visão geral de uma série de acontecimentos (econômicos, culturais, geográficos, tecnológicos), que poderão influenciar nas decisões logísticas. Utilizado como instrumento e ferramenta no planejamento estratégico, com o intuito de analisar perspectivas futuras para a Logística.

CONCEITO DE CENÁRIOS NO MUNDO Primeiros conceitos foram utilizados na Segunda Guerra mundial; No ambiente civil os primeiros Trabalhos foram publicados pelas Corporação Rand e Instituto Hudson com O livro The Year 2000, de Hermann Kahn e de A. Wiener (1967); O Clube de Roma, realizou um estudo chamado Limites do crescimento, o qual procura prospectar as futuras alternativas econômicas, sociais e ecológicas do planeta, considerando as grandes tendências da população, da economia e da tecnologia (Meadows, 1981); Peter Schwartz, The Art of the Long View, EUA: Currency Doubleday, 1991; Global Business Network (GBN), é uma das instituições mais conhecidas internacionalmente e especializada na construção de Cenários, criou um método o Scenários Thinking (GBN,1995). odo

CONCEITO DE CENÁRIOS NO BRASIL No Brasil os primeiros conceitos de cenários foram usados em meados da década de 80 pelas empresas Estatais Eletrobrás e Petrobrás; Eletrobrás, Plano 2010 - Relatório Geral, Rio de Janeiro, 1987; Petrobrás, Macro cenários mundiais e nacionais e impactos sobre a Petrobrás (oportunidades e ameaças), Rio de Janeiro, 1989; Na década de 1980, os conceitos de cenários foram utilizados por diversas instituições estatais como :BNDES, Sudam e CNPQ com trabalhos de conteúdo de econômico, cultural, de preservação ambiental e tecnológico; Na década de 90 o governo federal realizou Projeto “Brasil 2020”, implementado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República em 1998. Na elaboração do PAC também foi utilizado estudo de cenários ;

Por que construir cenários? CONCEITOS Por que construir cenários? 03 10

CONCEITOS Segundo Sérgio C. Buarque / Brasília, 2003  em seu artigo Metodologia e Técnicas de Construção de Cenários Globais e Regionais : “Embora não possam eliminar incertezas nem definir categoricamente a trajetória futura da realidade estudada, as metodologias de construção de cenários contribuem para delimitar os espaços possíveis de evolução da realidade.”

Segundo Peter Schwartz, em seu livro The Art of the Long View: CONCEITOS Segundo Peter Schwartz, em seu livro The Art of the Long View: “ Num contexto de impresivibilidade, a liberdade é a capacidade de atuar , quer com confiança, quer com o conhecimento da incerteza.”

CONCEITOS Segundo Catarina Mendes Leal, em seu estudo Construir Cenários – Método GBN , Lisboa (2007) “São vários os motivos que nos levam a fazer Cenários: queremos clarificar e descobrir a incerteza; criar uma ampla rede na qual diversas visões são avaliadas e partilhadas; compreender melhor a complexidade do ambiente do negócio; identificar rapidamente a transformação; e, conseguir uma adaptação, com êxito, à mudança no ambiente do negócio através de planos contingentes e de estratégias.”

Segundo a Global Business Network (GBN): CONCEITOS Segundo a Global Business Network (GBN): O método Scenario Thinking é uma “ferramenta” que nos permite ter uma maior liberdade para definição de cenários. Ao longo das nossas vidas somos surpreendidos por diversas alterações sociais e tecnológicas, que nos obrigam e ou conduzem a comportamentos diferentes.

CONCEITOS

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS Principais características dos Cenários : Centrados na incerteza Produzem interpretações lógicas do futuro Ajudam em épocas de mudanças São qualitativos e quantitativos; geram tendências Clarificam os riscos Promovem a flexibilidade e a capacidade de reação Admitem e exploram a complexidade

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS Tipos de Cenários: Tendencial, o que tende a acontecer ? Evolução futura com base em projeções de tendências históricas; Exploratório -o que pode acontecer? Possibilidade de futuros alternativos; Normativo -o que deve acontecer ? As potencialidades desejáveis.

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS Dimensões da Análise Prospectiva EXTRAPOLATIVA: ONDE CHEGAREMOS? O futuro é a extrapolação do passado com caráter determinista; EXPLORATÓRIA: ONDE PODEREMOS CHEGAR? O futuro tem possibilidades alternativas de evolução dada pela conjugação de forças do presente e do passado. Explora a complexidade

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS NORMATIVA: ONDE QUEREMOS CHEGAR? O futuro pode ser construído. Depende dos valores sociais; UTILIZAÇÃO : •É necessário combinar todas as dimensões •Ênfase dada depende de: objetivos da análise, disponibilidade de séries de dados, horizonte temporal

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS APLICAÇÃO DOS CENÁRIOS •Formulação de políticas, objetivos e diretrizes; •Planificação estratégica: ameaças e oportunidades;

VANTAGENS DESVANTAGENS ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS VANTAGENS X DESVANTAGENS VANTAGENS •Possibilidades de incorporação de efeitos de fenômenos do ambiente externo; •Flexibilidade dos planos resultantes das incertezas do futuro; •Incorpora diferentes pontos de vista; •Estimula o monitoramento de tendências e eventos importantes; •Permite ao tomador de decisões preparar o presente para o futuro; DESVANTAGENS •Requer orientação e participação de especialistas; •Necessidade de informações não convencionais; •Interpretação de cenários não é convencional.

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS Para planejar a longo prazo, devemos utilizar os seguintes princípios: The Long View ( A Visão a Longo Prazo); Usar o pensamento de fora para dentro; Encorajar a diversidade de perspectivas.

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS

ASPECTOS RELEVANTES NA DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS

Vamos fazer um pequeno exercício: 1º Recorde agora dois ou três acontecimentos dos últimos doze meses profissionais que afetaram significativamente sua carreira.....lembrou ? 2º Agora tente voltar ao passado – antes destes fatos - e imagine o que você faria se conscientemente soubesse que eles teriam alguma chance ou probabilidade de acontecer ?!

Conclusão : Pensar o futuro, formular cenários, mobiliza exatamente estes sentimentos: insegurança, vontade, temor, esperança, desejos,..incertezas,etc. Estabelecer um roteiro tentativo para organizar estes impulsos, quando o futuro virar presente !

FIM