Características requeridas do professor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
O ESDE COM QUALIDADE.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
Relação professor/aluno
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Avaliação Institucional
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Escolhendo o nosso Futuro
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Flexibilização Curricular
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Gerenciamento de Sala de Aula
Atuais Propostas Curriculares.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
História nas atuais propostas curriculares
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Planejamento de Ensino
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prática como Componente Curricular
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

Características requeridas do professor

O Professor FÍSICAS E FISIOLÓGICAS PSICOTEMPERAMENTAIS INTELECTUAIS Resistência à fadiga Estabilidade Emocional Inteligência Abstrata Capacidade funcional do sistema respiratório Clareza vocal Versatilidade Iniciativa Autoconfiança Inteligência Verbal Memória Observação Acuidade visual Disciplina Raciocínio Lógico Acuidade auditiva Paciência Rapidez de raciocínio Cooperação Precisão de raciocínio Estabilidade de ritmo Imaginação Atenção difusa Discriminação Associação Orientação Coordenação Crítica

As perspectivas em contraste Perspectiva Clássica Perspectiva Humanista Perspectiva Moderna Adaptação dos alunos aos objetivos da escola Adaptação da escola às necessidades dos alunos Harmonização entre as necessidades dos alunos e os valores sociais Certeza Dúvida Probabilidade Competição Autocracia Disciplina Cooperação Laissez-faire Liberdade Crescimento Participação Responsabilidade Reprodução Descoberta Criatividade Orientação para o conteúdo Orientação para o método Orientação para a solução de problemas Ênfase no ensino Ênfase na aprendizagem Ênfase no processo ensino- aprendizagem

Conhecimentos e Habilidades Pedagógicas O professor precisa dispor de conhecimentos e habilidades pedagógicas, que podem ser obtidas e aperfeiçoadas mediante leituras e cursos específicos. Estes conhecimentos e habilidades podem ser definidos como requisitos técnicos e envolvem: a) Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior - o professor deve ser capaz de estabelecer relações entre o que ocorre em sala de aula com processos e estruturas mais amplas. Isto implica a análise dos objetivos a que se propõe o ensino universitário brasileiro, bem como dos problemas que interferem em sua concretização. E exige conhecimentos relativos à evolução histórica das instituições e à legislação que as rege. b) Planejamento de Ensino - A eficiência na ação docente requer planejamento. O professor precisa ser capaz de prever as ações necessárias para que o ensino a ser ministrado por ele atinja os seus objetivos. Isto exige a cuidadosa preparação de um plano de disciplina e de tantos planos de unidade quantos forem necessários.

Conhecimentos e Habilidades Pedagógicas c ) Psicologia da Aprendizagem - O que o professor espera dos seus alunos é que aprendam o conteúdo da disciplina que pretende lecionar. Neste sentido conhecimentos de psicologia poderão ser muito úteis, pois esclarecem acerca dos fatores facilitadores da aprendizagem. d) Métodos de Ensino - A moderna pedagogia dispõem de inúmeros métodos de ensino. Convém que o professor conheça as vantagens e limitações de cada método para utilizá-los nos momentos e sob as formas mais adequadas. e) Técnicas de avaliação - Não se pode conceber ensino sem avaliação. Não apenas avaliação no final do curso, mas também a avaliação formativa, que se desenvolve ao longo do processo letivo e que tem por objetivo facilitar a aprendizagem. Assim, o professor universitário precisa estar capacitado para elaborar instrumentos para a avaliação dos conhecimentos e também das habilidades e atitudes dos alunos.