UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA PSICOTERAPIA BREVE 2009 MICHELE MAZZOCATO BONON DINAMISMOS E NÍVEIS DE MUDANÇA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOTERAPIA BREVE 2009 PROFA MICHELE M. BONON
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Periodização do Treinamento
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
Estrutura Organizacional
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos.
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
A MEIA-IDADE E SUAS VIVÊNCIAS. MEIA-IDADE HOMEMMULHER CLIMATÉRIO MASCULINO MENOPAUSA.
GESTÃO DO PAIF.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Comportamento Respondente
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS  Início da década de 1930  Biólogo alemão Ludwing Von Bertalanfy  Os estudiosos dessa teoria procuraram formular generalizações.
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA PSICOTERAPIA BREVE 2009 MICHELE MAZZOCATO BONON DINAMISMOS E NÍVEIS DE MUDANÇA.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Psicologia aplicada ao trabalho
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
Teoria Geral de Sistemas
ALTERAÇÕES DE POSICIONAMENTO REMUNERATÓRIO Lei n.º 12-A/08, de 27/2.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Psicologia na oncologia do HIAE: unidade e quimioterapia Cristiane Ferraz Prade HIAE2008.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Comportamento Organizacional
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Mudança Organizacional. Deflagradores da necessidade de mudança Instabilidade de processos ambientais. Mudanças sociais e econômicas. Globalização. Alternativas.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Oficina Reações Químicas
Padronização e Melhoria
ENCONTRO- Uma abordagem humanista Responder CEPES III Roberto F.C. Farias.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA PSICOTERAPIA BREVE 2009 MICHELE MAZZOCATO BONON DINAMISMOS E NÍVEIS DE MUDANÇA EM PSICOTERAPIAS CAP 9 CAP 9 IN TEORIA E TÉCNICA DE PSICOTERAPIAS HÉCTOR JUAN FIORINI 1

FOCO RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA ATIVAÇÃO DAS FUNÇÕES EGÓICAS EIXOS ORGANIZADORES DO PROCESSO DE MUDANÇAS QUE SE DESENVOLVEM EM UMA PSICOTERAPIA 2

NESTE PROCESSO DAS PSICOTERAPIAS BREVES MOBILIZAM-SEINFLUÊNCIAS EEFEITOS DE MUDANÇA DIVERSOS E VARIÁVEIS 3

PSICOTERAPIAS BREVES “CONJUNTO DE PROCESSOS QUE SE VÃO ENTRECENDO NUM QUADRO ESTABELECIDO POR AQUELES EIXOS (FOCO, RELAÇÃO DE TRABALHO, ATIVAÇÕES EGÓICAS)” (P. 147) 4

CARACTERÍSTICA DAS MUDANÇAS PRODUZIDAS CARACTERÍSTICA DAS MUDANÇAS PRODUZIDAS PELAS PSICOTERAPIAS BREVES HETEROGENEIDADE DAS ZONAS DE MUDANÇA JÁ QUE AS MUDANÇAS PODEM OCORRER DE MODO SIMULTÂNEO OU SUCESSIVO SOBRE ASPECTOS INTRAPESSOAIS, INTERPESSOAIS, SITUACIONAIS 5

POIS O OBJETO DAS PSICOTERAPIAS BREVES NÃO É O SUJEITO CONSIDERADO ISOLADAMENTEMAS INSERIDO EM GRUPOS E SITUAÇÕES CONCRETAS (SUJEITO INDIVIDUAL E COLETIVO) 6

DESTA FORMA FICAM EVIDENTES DIVERSIDADE E HETEROGENEIDADE A DIVERSIDADE E HETEROGENEIDADE INFLUÊNCIAS DE MUDANÇA DAS INFLUÊNCIAS DE MUDANÇA QUE ENTRAM EM JOGO SEUS EFEITOS E SEUS EFEITOS. 7

ENTÃO TODA TENTATIVA DE CONCEITUAR AS MUDANÇAS EM PSICOTERAPIA DEVERÁ PARTIR DESSA PLURALIDADE DE ZONAS E NÍVEIS DA AÇÃO TERAPÊUTICA 8

1. INFLUÊNCIAS E DINAMISMOS DE MUDANÇA NO CAMPO DAS PSICOTERAPIAS INFLUÊNCIAS A PARTIR DO QUE OCORREM AS MUDANÇASDINAMISMOS COMO OCORREM AS MUDANÇAS 9

10

ATÉ ESTE MOMENTO DA OBRA DE FIORINI NOS CAPÍTULOS 5, 6, 7 E 8 “ESTUDAMOS ISOLADAMENTE” 11

TANTO O PAPEL DA RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA + SEUS DINAMISMOS DE INFLUÊNCIAS NAS PSICOTERAPIAS BREVES 12

QUANTO O PAPEL DESEMPENHADO PELO FORTALECIMENTO DAS FUNÇÕES EGÓICAS + DINAMISMOS DE INFLUÊNCIAS NAS PB 13

NESTE CAPÍTULO 9 OBJETIVOÉ RETOMAR ALGUNS DESSES DINAMISMOS DA AÇÃO TERAPÊUTICA PARA ENFATIZAR DOIS ASPECTOS 14

PRIMEIRO O MODO PELOS QUAIS ELES CONCENTRAM E ENTRECRUZAM SUAS INFLUÊNCIAS SEGUNDO PROPOR MODELOS DE ENCADEAMENTO E POTENCIALIZAÇÃO DESSAS INFLUÊNCIAS 15

DESTACOU-SE RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONALIZADA PAPEL DA RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONALIZADA EXPERIÊNCIA EMOCIONAL CORRETIVA COMO EXPERIÊNCIA EMOCIONAL CORRETIVA NA QUAL SE CONCENTRAM DINAMISMOS TRANSFERENCIAIS = PROJEÇÃO NA FIGURA DO TERAPEUTA DE OBJETOS INTERNOS PERSECUTÓRIOS, PROTETORES E REPARATÓRIOS 16 1

DINAMISMOS DIFERENCIAIS = RETIFICAÇÃO DE TRAÇOS NEGATIVOS VINCULADOS ÀS IMAGENS PARENTAIS E ALÍVIO DA PERSEGUIÇÃO DO SUPEREGO PELO COMPORTAMENTO EFETIVAMENTE TOLERANTE E COMPREENSIVO DO TERAPEUTA 17

QUE SÃO ORIGINAIS RELAÇÃO SEM PRECEDENTES POIS SÃO PRÓPRIOS DE UMA RELAÇÃO SEM PRECEDENTES, UM DIÁLOGO PROLONGADO, ABERTO E VARDADEIRO, COM UM ESPECIALISTA QUE SERVE DE GUIA NA CONCENTRAÇÃO DE ATENÇÃO E NA EXPERIMENTAÇÃO DE MÉTODOS DE INDAGAÇÃO SOBRE SI MESMO. 18

UM OUTRO AGENTE DINÂMICO IMPORTANTE CONTINÊNCIA ATUA NA CONTINÊNCIA OFERECIDA VÍNCULO TERAPÊUTICO PELO VÍNCULO TERAPÊUTICO QUE REATIVA ELEMENTOS DE UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA 19 2

TRANQUILIZAÇÃO, APOIO, RECUPERAÇÃO DA AUTO-ESTIMA A PARTIR DO INTERESSE ACOLHEDOR DO TERAPEUTA ALÍVIO DA ANSIEDADE MAIOR DISPONIBILIDADE REPERTÓRIO DE FUNÇÕES EGÓICAS E MAIOR DISPONIBILIDADE DO REPERTÓRIO DE FUNÇÕES EGÓICAS. 20

O VÍNCULO CENTRADO NA PESSOA O RESPEITO E A RECEPTIVIDADE DO TERAPEUTA CONJUGAM INFLUÊNCIAS TRANQUILIZADORAS EM TERMOS DE AUTO-ESTIMA 21 3

FORTALECIMENTO AFETIVO ALÍVIO E GRATIFICAÇÃO ABERTURAS E MOTIVAÇÃO PARA O PROCESSO TERAPÊUTICO 22

O TRABALHO DE INDAGAÇÃO VERBALIZAÇÃO E VERBALIZAÇÃO DO VIVIDO INSTALA UM PROCESSO ORIGINAL DE CRESCENTEOBJETIVAÇÃO SOBRE O QUAL SE CONSOLIDAM TAMBÉM OS REFORÇOS EGÓICOS 23 4

OBJETIVAÇÃO UM DOS ASPECTOS DESSE PROCESSO DE OBJETIVAÇÃO É A EXPERIÊNCIA EMOCIONAL- COGNITIVA DO INSIGHT OUTROS, TALVEZ MAIS FREQUENTES, RESIDEM NOS FENÔMENOS DE ESCLARECIMENTO E DISCRIMINAÇÃO 24

INSTAURA-SE COM ELES UMA APRENDIZAGEM CENTRADA NA EXPERIÊNCIA DE CONHECER – COMPREENDER – OBJETIVAR-SE E ALICERÇADA NO SUPORTE DA LINGUAGEM. 25

EXPERIMENTAÇÃO CONCRETA A EXPERIMENTAÇÃO CONCRETA, NA AÇÃO NA AÇÃO, CONSTITUI OUTRO CANAL DE INFLUÊNCIAS SIGNIFICATIVAS QUE HABITUALMENTE SE VÃO ENTRETECENDO COM OS OUTROS NÍVEIS DE MOBILIZAÇÃO E CRESCIMENTO. 26 5

2. OS EFEITOS DAQUELAS INFLUÊNCIAS E DINAMISMOS DE MUDANÇA “OS EFEITOS OBSERVÁVEIS DO PROCESSO TERAPÊUTICO, DE AMPLITUTE E INTENSIDADE VARIÁVEIS, SEGUNDO AS MODALIDADES DA AÇÃO CORRETIVA EXERCIDA, E SEGUNDO VARIÁVEIS INDIVIDUAIS GRUPAIS E SOCIAIS CONJUGADAS EM CADA SITUAÇÃO, ABRANGEM DIVERSOS NÍVEIS DE MUDANÇA” (P. 150) 28

2.1 SINTOMAS 2.1 MODIFICAÇÕES NO NÍVEL DOS SINTOMAS, SUPRESSÃO OU ALÍVIO DESTES ÚLTIMOS 29

VARIAÇÕES CORRELATAS NO EMPREGO DO REPERTÓRIO DEFENSIVO COM A POSSIBILIDADE DE QUE AS DEFESAS MAIS PRIMITIVAS CEDAM LUGAR A OUTRAS DE MAIOR VALOR ADAPTATIVO 30

2.3 RELAÇÕES INTERPESSOAIS 2.3 CONQUISTA DE UM MAIOR AJUSTAMENTO E GRATIFICAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS -ESPERIÓTIPOS PRÉVIOS + COMUNICAÇÃO EFICIENTE 31

AQUISIÇÃO DE UMA AUTO-ESTIMA MAIS REALISTA VINCULADA A UMA MAIOR COMPREENSÃO DE SUAS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES 32

MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DOS OUTROS PRÓXIMOS CORRELATAS AO NOVO REPERTÓRIO DE MENSAGENS QUE O PACIENTE É CAPAZ DE TRANSMITIR COM BASE NAS MUDANÇAS NELE OPERADAS 33

DESENVOLVIMENTO DE UM HORIZONTE PERSPECTIVO MAIS AMPLO MAIOR EFICIÊNCIA EM TAREFAS ADAPTATIVAS, PRODUTIVIDADE, CRIATIVIDADE, RECREAÇÃO, PLANEJAMENTO 34

2.7CONSCIÊNCIA 2.7 AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE POSSIBILIDADES E ENTRAVES PESSOAIS, UMA CONSCIÊNCIA DE SI MESMO, EM PARTE, NOVA 35

3. ENCADEAMENTO AUTÔNOMO DE INFLUÊNCIAS E EFEITOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO PROPOSIÇÃO DE UM MODELO EM TERMOS DE CICLOS DE CRESCIMENTO AUTÔNOMO EM ESPIRAL INFLUÊNCIAS ENTRE UMA SÉRIE DE INFLUÊNCIAS DE MUDANÇA EFEITOS E UM CONJUNTO DE EFEITOS OPERADOS POR ESSAS INFLUÊNCIAS 36

CICLO ORIENTADO PARA REGRESSÃO OU A DETERIORIZAÇÃO SINAL NEGATIVO - 37

38

CICLO ORIENTADO PARA RECUPERAÇÃO E O CRESCIMENTO SINAL POSITIVO + 39

40

É PRECISO ENTENDÊ-LO ASSIM JÁ QUE COM GRANDE FREQUÊNCIA NÃO HÁ RELAÇÃO PONTUAL NEM PROPORCIONAL ENTRE AS INFLUÊNCIAS DE MUDANÇA ATRIBUÍVEIS ÀS SESSÕES DE UM PERÍODO DE PSICOTERAPIA E ÀS MUDANÇAS QUE EFETIVAMENTE VÃO SURGINDO 41