Jogos Online Inclusão social ou aptidão à solidão?
Tema 67,5 milhões de brasileiros possuem acesso à internet (Ibope) 23,8 % dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet (IBGE) 42 empresas especializadas em games no Brasil em 2008 (Abragames) R$ 87,5 milhões movimentou o mercado brasileiro de games em 2008 (Abragames) 28 % foi o crescimento do mercado brasileiro de games de 2006 para 2007 (Abragames) 31 % foi o crescimento do mercado brasileiro de games de 2007 para 2008 (Abragames) 1,73 bilhões de libras movimentou o mercado britânico de games em 2009 (Telegraph)
Tema Em 1996, Kimberly Young inicia tratamentos a “dependentes de internet” Cristiano Nabuco de Abreu trata, no Brasil, dependentes à internet no Hospital das Clínicas Na China, existem quarteis do exército que “tratam” dependentes à internet Definição de “virtual” e “cibercultura” são criadas por Pierre Levy Steven Johnson defende aumento de inteligência da população em geral causado pelos video-games Na Coreia do Sul, em 2010, governo estipula normas para uso de internet (jogos bloqueados entre 0h e 8h e diminuição de velocidade para conexões longas)
Objetivos Prover informações relevantes a usuários e familiares; Servir de parâmetro para estudos psicológicos e sociológicos; e Elucidar sobre a complexidade das comunidades digitais presentes em jogos eletrônicos.
Problema Dedicar muitas horas à frente do computador prejudica a vida social?
Hipóteses? Negativa: intenção de isolar-se da sociedade, evitar contato físico e possíveis transtornos; e Positiva: facilita inclusão em círculos sociais, bem como com apostas, compras e substâncias
Justificativa Social Esclarece comportamento adotado por jovens; Diminui preconceito e ignorância a respeito de jogos eletrônicos; e Contribui para estudos científicos
Metodologia Pesquisa bibliográfica; Formulários e questionários; Entrevistas longas e detalhadas com personagens; e Entrevistas com profissionais para embasamento teórico
Prático Livro-reportagem; Estilo literário; Descrição de ambientes e comportamentos; e Narração de situações típicas
Rodrigo Capelo E grande elenco.