As Concepções Pedagógicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do Educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade,
Advertisements

Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
A Psicologia Sócio-Histórica
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Orientação Educacional
O Plano de Ação Curricular na Escola
DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Didática? Didáticas? Qual Didática?
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Educação e Práticas Pedagógicas
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A ÉTICA MODERNA.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
EDUCAÇÃO e seus sentidos
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
A sociologia de Florestan Fernandes
O que é ensinar história?
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
História nas atuais propostas curriculares
Tendência Progressista Libertadora
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Sociologia Clássica e Educação II
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Sociologia Clássica e Educação
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O que é Sociologia?.
Karl Marx e o materialismo histórico
Max Weber.
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Transcrição da apresentação:

As Concepções Pedagógicas. Pressupostos: toda pratica educativa é composta conscientemente ou não por determinados pressupostos.

Pressupostos: Visão de aluno. Visão de professor. Visão de escola. Visão de ensino e conteúdo a ser ensinado. Visão de sociedade e do papel da escola na sociedade.

Senso comum/Sistematização Teórica. Durante toda a história da educação estes pressupostos foram sistematizados em concepções teóricas . Os pressupostos organizados de forma coerente compõem diferentes concepções pedagógicas.

As Concepções Pedagógicas Na Modernidade . A modernidade se inicia no século XVI e engloba todos séculos posteriores. A modernidade representou profundas mudanças.

Modernidade. Mudanças econômicas, sociais, políticas. Mudanças na visão de homem, de sociedade e de conhecimento. Mudanças na concepção de educação.

Modernidade. Crise do Regime Feudal. As revoluções burguesas. Implantação e fortalecimento do regime capitalista. A luta de classes (novas classes sociais).

Homem e Conhecimento. Antropocêntrica. Naturalista. Racionalista. A idéia de que o conhecimento científico tirará o homem e a sociedade do atraso. Libertará o homem do místico e do atraso. O homem racional e a sociedade racional.

A Educação e a Escola na Formação do Homem. Ambiente – a cidade. Produção – a indústria. Exigências de novas habilidades,de novos conhecimentos, de novos valores e comportamentos sociais. Produção de novas visões do papel da educação e da escola.

Escola Tradicional Aluno:indivíduo imaturo; passivo; mero assimilador de conteúdos. Professor: transmissor de conhecimentos; intermediário entre o aluno e a cultura acumulada. Escola: difusora de valores e conhecimentos (necessários à ordem social) sociedade: natural e perfectível.

Escola Nova. Aluno: ativo; espontâneo;sujeito de sua ação. Escola: atividades em função das necessidades; desprezo pelo conteúdo. Professor: respeito aos interesses e necessidades da criança. Sociedade: democracia burguesa.

Concepção Progressista. A sociedade está em constante transformação. O homem transforma a natureza e a sociedade.

A Propriedade Privada e as Classes Sociais. A burguesia domina os meios de produção materiais e das idéias. Universaliza suas idéias como idéias de uma época. Mistifica escondendo o caráter de classe da sociedade. Apresenta o Estado e o Poder como instrumento coletivo. Apresenta a exploração ou como natural ou como um problema que será sanado no capitalismo.

Pressupostos da Educação Progressista. A natureza e a sociedade estão em constante transformação histórica. O homem é capaz de conhecer as leis da transformação e agir conscientemente em sociedade no sentido de transforma-la.

Conhecimento e Ensino Crítico. Numa sociedade de classes não existe ciência e conhecimento neutros. É preciso entender os impasses históricos no sentido da transformação social. A sociedade capitalista e a exploração capitalista não são eternas. A sociedade capitalista engendra as possibilidades de sua negação.

A Educação Progressista. Relação histórico social entre teoria e pratica- Praxis. Valorização das atitudes de participação do educando – Elemento fundamental para a formação crítica. Valorização do homem concreto-síntese de múltiplas determinações –do homem social e político pertencente a uma classe social.

Educação Progressista. O educando é cidadão do seu país e do mundo,construtor da sociedade e da história. Não adota o conceito de “natureza humana”mas se parte da “condição humana”. Concreta,com referência a um projeto político de sociedade.

Educação Progressista. Valorização do presente como momento do processo. Valorização do aluno como sujeito enraizado sócio-histórica e politicamente. Valorização do aluno ativo,dinâmico.co-participante do processo educativo.

Educação Progressista. Valorização do professor como sujeito histórico – guia orientador. Valorização da escola como agência difusora de conteúdos vivos,indissociáveis das realidades sociais. A escola é condicionada histórico e socialmente – a educação é política.

Educação Progressista. Valorização prioritária do social,do coletivo sobre o individual. O individual é parte do coletivo. Não se constrói o coletivo sem o individual. Valorização do trabalho humano como categoria universal. O trabalho é núcleo gerador de todos os valores da coletividade.

A Educação Progressista. Valorização de uma relação educação e sociedade crítica. Valorização da educação integrada ao processo sócio-político-cultural,fundada em valores sociais da superação da exploração,da construção de uma sociedade democrática de respeito ao trabalho e da solidariedade de classe.