Lenylda Albuquerque ISO 12207 Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.

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Transcrição da apresentação:

Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Agenda: 1. Histórico 2. Definição 3. Motivação 4. Objetivos 5. Conceitos Básicos 6. Organização da Norma ISO Considerações Finais

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Histórico: A Norma ISO/IEC foi lançada em agosto/1995, consistindo na primeira Norma Internacional que descreve em detalhes os processos, atividades e tarefas que envolvem a aquisição, fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software.

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Definição: A Norma Internacional NBR ISO/IEC – Tecnologia da Informação – Processos de Ciclo de Vida de Software define os processos e as atividades básicas que compõem o processo de desenvolvimento de software

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Motivação: Surgiu devido a uma série de problemas inerentes a produção de software como: complexidade, custos, diversidade de técnicas de desenvolvimento, demanda de qualidade pelos adquirentes de software. Objetivos: Esta norma provê um processo que pode ser utilizado para definir, controlar e melhorar os processos de ciclo de vida de software.

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Arquitetura do Ciclo de Vida do Software Conceitos Básicos A estrutura cobre o ciclo de vida do software desde a concepção de idéias até a descontinuação do software. A arquitetura é construída com um conjunto de processos e inter-relacionamentos

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Natureza das Avaliações Conceitos Básicos Nesta Norma a avaliação é uma função elementar e usada de várias maneiras pelos processos. As avaliações são conduzidas em várias entidades com objetivos de validar critérios definidos.

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Documentação Conceitos Básicos O padrão necessita que determinadas atividades sejam documentadas, mas não especifica formatos, conteúdo, etc.. Métricas de Software A Norma não é um padrão de métrica de software. Ela requer as especificações de gerenciamento dos indicadores e atributos de software, mas não os define ou especifica.

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Pré-requisitos Treinamento Conhecimento das políticas da Organização Conhecimento dos ambientes de projetos Entendimento do Padrão ISO 12207

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Organização da Norma ISO Introdução Escopo Referências Normativas Definições Aplicação da Norma Processos Fundamentais de Ciclo de Vida Processos de Apoio de Ciclo de Vida Processos Organizacionais de Ciclo de Vida Anexos

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Introdução Tem havido uma proliferação de normas, procedimentos, métodos, ferramentas e ambientes de desenvolvimento e de gerência de software. A disciplina de software necessita mudar desta proliferação para uma estrutura comum, onde todos “falem a mesma língua” na criação e gerência de software. Esta Norma provê tal estrutura comum.

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Esta Norma estabelece uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida do software, com terminologia bem definida, que pode ser referenciada pela indústria de software. 1.1 Objetivo 1. Escopo

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 1. Escopo Aplica-se à Aquisição de sistemas, produtos e serviços de software; ao fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software, quer sejam executados interna ou externamente a uma Organização. Esta norma não foi concebida para produtos de software de prateleira a menos que eles estejam incorporados dentro de um produto encomendado. 1.2 Campo de Aplicação

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 1. Escopo Esta norma contém um conjunto de processos, atividades e tarefas projetado para ser adaptado de acordo com cada projeto de software. 1.3 Adaptação da Norma É a execução de todos os processos, atividades e tarefas selecionadas para o projeto de software. 1.4 Conformidade

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 1. Escopo 1.5 Limitações Não prescreve um modelo específico de ciclo de vida ou método de desenvolvimento de software Não especifica os detalhes de como implementar ou executar as atividades e tarefas incluídas no processo. Não prescreve o nome formato ou conteúdo explícito da documentação a ser produzida.

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 2. Referências Normativas ISO/AFNOR/1989 – Dictionary of Computer Sience ISO/IEC /1993 – Information Technology – vocabulary – Part 1: Fundamental Terms ISO/IEC /1990 – Information Technology – vocabulary – Part 20: System Development NBR ISO/8402/1994 – Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade – Terminologia NBR ISO/9001/1994 – Sistema da Qualidade – Modelo para garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados NBR 13596/1996 – Tecnologia de Informação – Avaliação de produto de software – Características de Qualidade e Diretrizes para o seu uso.

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 3. Definições Garantia de Qualidade – conjunto de atividades planejadas e sistemáticas, implementadas no sistema da qualidade e demonstradas como necessárias, para provê confiança adequada de que uma entidade atenderá os requisitos para a qualidade [NBR ISO 8402/1994,3.5] Processo – um conjunto de atividades inter-relacionadas, que transforma entradas em saídas [NBR ISO 8402/1994,1.2] Para o produto desta Norma as definições contidas na NBR ISO/8402, ISO/IEC , ISO/IEC , aplicam-se em conjunto com algumas definições:

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 4. Aplicação da Norma Apresenta os processos de ciclo de vida de software que podem ser empregados para adquirir, fornecer, desenvolver, operar e manter produtos de software. Objetiva fornecer um guia para os usuários se orientarem quanto a sua aplicação.

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Processos do Ciclo de Vida Organização da Norma Estão divididos em 3 grandes classes: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Início e execução do desenvolvimento, operação ou manutenção do software durante o seu ciclo de vida. PROCESSOS DE APOIO Auxiliam um outro processo, de acordo com funcionalidades específicas. PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Implementam uma estrutura constituída de processos de ciclo de vida e pessoal associados, melhorando continuamente a estrutura e os processos.

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Estrutura dos Processos...

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Processos de Ciclo de Vida do Software Processos Fundamentais Aquisição Fornecimento Desenvolvimento Operação Manutenção Processos de Apoio Documentação Gerência de Configuração Garantia de Qualidade Verificação Validação Revisão Conjunta Auditoria Resolução de Problema Processos Organizacionais Gerência Infra-estrutura Melhoria Treinamento Anexos Processo de Adaptação Orientação para adaptação Orientações sobre processos e organizações Bibliografia

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Processos Fundamentais 1. Processo de Aquisição 1.1 Proposta de Aquisição 1.2 Seleção do Fornecedor 1.3 Gerenciamento do Fornecedor 1.4 Aceitação do Cliente 2. Processo de Fornecimento 2.1 Iniciação 2.2 Preparação de resposta 2.3 Contrato 2.4 Planejamento 2.5 Execução e Controle 2.6 Revisão e Avaliação 2.7 Entrega e Conclusão

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Processos Fundamentais 3. Processo de Desenvolvimento 3.1 Implementação do Processo 3.2 Análise dos Requisitos 3.3 Projeto da Arquitetura Sistema 3.4 Análise dos Requisitos Software 3.5 Projeto Arquitetura Software 3.6 Projeto Detalhado Software 3.7 Codificação e Testes do Software 3.8 Integração do Software 3.9 Teste de Qualificação do Software 3.10 Integração do Sistema 3.11 Teste de Qualificação do Sistema 3.12 Instalação do Software 3.13 Apoio à Aceitação do Software

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Processos Fundamentais 4. Processo de Operação 4.1 Implementação do Processo 4.2 Teste Operacional 4.3 Operação do Sistema 4.4 Suporte ao Usuário 5. Processo de Manutenção 5.1 Implementação do Processo 5.2 Análise do problema e da modificação 5.3 Implementação da modificação 5.4 Revisão/Aceitação da manutenção 5.5 Migração 5.6 Descontinuação do Software

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 1. Processo de Documentação 1.1 Implementação do Processo 1.2 Projeto e Desenvolvimento 1.3 Produção 1.4 Manutenção 2. Processo de Gerência de Configuração 2.1 Implementação do Processo 2.2 Identificação da Configuração 2.3 Controle da Configuração 2.4 Relato da situação da Configuração 2.5 Avaliação da Configuração 2.6 Gerência de liberação e distribuição Processos de Apoio

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Processos de Apoio 3. Processo de Garantia da Qualidade 3.1 Implementação do Processo 3.2 Garantia do Produto 3.3 Garantia do Processo 3.4 Sistema de Garantia da Qualidade 4. Processo de Verificação 4.1 Implementação do Processo 4.2 Verificação 5. Processo de Validação 4.1 Implementação do Processo 4.2 Validação

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Processos de Apoio 6. Processo de Revisão Conjunta 6.1 Implementação do Processo 6.2 Revisões de Gerenciamento do Projeto 6.3 Revisões Técnicas 7. Processo de Auditoria 4.1 Implementação do Processo 4.2 Auditoria 8. Processo de Resolução do Problema 8.1 Implementação do Processo 8.2 Resolução do Problema

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 1. Processo de Gerência 1.1 Iniciação e definição do escopo 1.2 Planejamento 1.3 Execução e Controle 1.4 Revisão e Avaliação 1.5 Conclusão 2. Processo de Infra-Estrutura 2.1 Implementação do Processo 2.2 Estabelecimento da Infra-Estrutura 2.3 Manutenção da Infra-Estrutura Processos Organizacionais

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 3. Processo de Melhoria 3.1 Estabelecimento do Processo 3.2 Avaliação do Processo 3.3 Melhoria do Processo 4. Processo de Treinamento 4.1 Implementação do Processo 4.2 Desenvolvimento do material de treinamento 4.3 Implementação do plano de treinamento Processos Organizacionais

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 1. Processo de Adaptação 1.1 Identificação do ambiente do projeto 1.2 Solicitação de informações 1.3 Seleção de processos,atividades e tarefas 1.4 Documentação de decisões e motivos da adaptação Anexos Anexos A (normativo)

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 1. Orientação para adaptação 1.1 Orientação geral de adaptação 1.2 Adaptação do processo de desenvolvimento 1.3 Adaptação das atividades relacionadas Anexos Anexos B (informativo)

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software 1. Orientações sobre processos e organizações 1.1 Processos sobre pontos de vista relevantes 1.2 Processos, organizações e relacionamentos Anexos Anexos C (informativo)

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Quadro Comparativo

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Quadro Comparativo

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Todas as Normas e modelos de qualidade para software têm por objetivo buscar organização e melhoria contínua no processo de desenvolvimento de software. Com esses processos documentados e gerenciados, o desenvolvedor pode assumir projetos de alta complexidade, aliados a técnica e criatividade. Melhor capacitado e provedor de metodologias que levam ao desenvolvimento de software com qualidade, o desenvolvedor poderá criar soluções que atendam as necessidade e os requisitos da empresa. Dessa forma, o desenvolvedor contribuirá para criação de vantagens competitivas, sustentando as bases estratégicas da Organização. Considerações finais

ISO 12207Processos de Ciclo de Vida do Software Referências Bibliográficas ISO/IEC – Software Life Cycle Process ROCHA, Ana Regina Cavalcanti et al. – Qualidade de Software – www. qualidadesoftware.hpg.ig.com.br Qualidade e Produtividade – disponível em: MANOEL, Marcus Teli – Capability Maturity Model – disponível em: Qualidade de Software: Visões de Produto e Processo de Software – disponível em: X SIMPEP Simpósio de Engenharia de Produção – Importância da Norma ISO nas Empresas de Desenvolvimento de Software – disponível em: ISO/IEC 12119: 1994, Information Technology - Software packages – Quality requirements and Testing