Idéias Básicas para o Entendimento de SI Cap. 1 - Desafios Relacionados a Sistemas para Profissionais de Negócio, p. 11-50 Alter, Steven. Information systems.

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Idéias Básicas para o Entendimento de SI Cap. 1 - Desafios Relacionados a Sistemas para Profissionais de Negócio, p Alter, Steven. Information systems : a management perspective. 2ª ed. The Benjamin/ Cummings Publishing Company, Inc

Idéias Básicas Sistemas de Informação são sistemas que usam a tecnologia da informação para capturar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular ou mostrar informação utilizada em um ou mais processos de negócio. Sistemas de Informação são sistemas que usam a tecnologia da informação para capturar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular ou mostrar informação utilizada em um ou mais processos de negócio.

Idéias Básicas SIs bem-sucedidos ajudam o entendimento que qualquer profissional de negócio pode ter, de um ponto de vista de negócios. SIs bem-sucedidos ajudam o entendimento que qualquer profissional de negócio pode ter, de um ponto de vista de negócios. O foco nos processos evita a desatualização dos profissionais de negócio. O foco nos processos evita a desatualização dos profissionais de negócio.

Sistemas de Informação Ambiente de Negócio Empresa Processo de Negócio SI TI

Análise Centrada no Trabalho Produtos Clientes Tecnologia Informação Participantes Processo de Negócio

ADP /1 Sistemas de Informação Empresariais EMPRESA Pessoas Material Políticas Equipamentos Dados Procedimentos Pedido de Bolsa ao CNPq A/Z

ADP /1 Sistemas de Informação Empresariais Proprietários ou Patrocinadores Lucros Dinheiro Outros Retornos EMPRESA Clientes Gerência Diretores e Gerentes Produtos ou Serviços

Papel da Tecnologia Cuidado com modismos. Cuidado com modismos. TI e SI: ferramentas X magia. TI e SI: ferramentas X magia.

ADP /1 Sistemas de Informação Empresariais Como SI Adicionam Valor Processos: conjunto de ações coordenadas para atingir um resultado. Produtos: resultados dos processos Habilidade de mudar processos e produtos Auxílio aos gerentes Solução de problemas e tomada de decisão Vantagem competitiva

ADP /1 A SIn O Domínio de ASIn ASIn: Gerência de Recursos de Sistemas de Informação da Organização *Tecnologias *Aplicações *Dados *Pessoas Gray et all. :Gerência da Constelação de Aplicações de SI Gerência da Tecnologia de SI Gerência do Desenvolvimento de Aplicações de SI Gerência da Função de SI Gerência do Relacionamento Organizacional com SI

CAP 1 - Desafios Business Process 2. Tecnologia 3. Informação 4. Momento Humano 5. Infra-estrutura e Contexto 6. Análise de Riscos 7. Engenharia de Sistemas

1ºD - Business Process Competência Global Competência Global Novas maneiras de se fazer negócios Novas maneiras de se fazer negócios TQM - Total Quality Management TQM - Total Quality Management

2º-Tecnologia Babage - Eniac - Pentium Babage - Eniac - Pentium Conectividade => Internet Conectividade => Internet Interoperabilidade = Wintel Interoperabilidade = Wintel Computação Comunicação Computação Comunicação Interface amigável Interface amigável IA IA

3ºD - Informação dados formatar, filtrar, sumarizar informação interpretar, decidir, agir conhecimento acumular conhecimento resultados

4ºD - Momento Humano Ética Ética Habilidades Habilidades Envolvimento Envolvimento Satisfação no trabalho Satisfação no trabalho

5ºD - Ambiente Infraestrutura Infraestrutura Contexto Contexto

Definition of a business model  An architecture for the product, service and information flows, including a description of the various business actors and their roles;  A description of the potential benefits for the various business actors and  A description of the sources of revenues.

Modelo de Negócio Uniformização de entendimento da forma de trabalho, gerando integração Uniformização de entendimento da forma de trabalho, gerando integração Análise e melhoria do fluxo de informações Análise e melhoria do fluxo de informações Os modelos guiam o novo desenvolvimento de novas aplicações, a seleção do software ou a customização de pacotes. Os modelos guiam o novo desenvolvimento de novas aplicações, a seleção do software ou a customização de pacotes.

Modelo de Negócio Realização de análises organizacionais e de indicadores(processos, financeiros e outros) Realização de análises organizacionais e de indicadores(processos, financeiros e outros) Realização de simulações, apoiando tomada de decisões Realização de simulações, apoiando tomada de decisões Gestão da organização Gestão da organização

Modelo de Negócio Visões Visões Diagramas Diagramas Objetos e Processos Objetos e Processos Físico Físico Abstrato Abstrato

Modelagem Melhoria da gestão organizacional Melhoria da gestão organizacional Redução de tempo e custos dos processos Redução de tempo e custos dos processos

Definition of a marketing model  A business model and  The marketing strategy of the business actor under consideration.

 Know-what, que se refere ao conhecimento sobre fatos.  Know-why, que é o conhecimento associado aos princípios e leis da natureza.  Know-how, que é a habilidade ou capacidade de realização de produtos ou processos.  Know-who é, basicamente, a informação sobre quem tem know-what e/ou know-how.

um "ponto de presença eletrônico", na Internet, deve ser pensado como um sistema integrado, em tempo real, de codificação e distribuição de conhecimento através da rede, onde produtos (know- what), serviços (know-how) e consultoria (know- why) são agregados ao conhecimento do negócio (know-who), de forma a servir como um ambiente de global trading onde informação (ou, de outra forma, conhecimento codificado) é transacionado por vendedores, compradores e, possivelmente, intermediários.

E-COMMERCE: “The sharing of structured or unstructured business information by any electronic means with suppliers, customers and other partners to conduct and execute trade transactions in business-to- business and business-to-consumer activities, without regard to business sectors, size of the enterprises concerned or the value of the transaction.”

 Internet Presence  Search Agent  Incentive Site  Content (Fee-Based, Sponsored)  Online Storefront ou e-shop  Mall ou e-mall

Arquiteturas PARA modelos de negócio:  Desconstruir a cadeia de valor :  identificar seus elementos básicos  os primários  logística de entrada,  a operação interna,  a logística de saída, marketing,  vendas e serviços;  as atividades de suporte são  o desenvolvimento tecnológico,  compras,  administração de recursos humanos e  infraestrutura corporativa

Arquiteturas PARA modelos de negócio:  Definir os padrões de interação, que podem ser  1-a-1,  1-para-muitos,  muitos-para-1 e  muitos-para-muitos.

Arquiteturas PARA modelos de negócio:  Reconstrução da cadeia de valor,  integração e processamento da informação ao longo da cadeia de valor, combinando os elementos envolvidos de acordo com os relacionamentos mencionados anteriormente.

6ºD - Análise de Riscos Vulnerabilidade Potencial

7ºD - Engenharia de Sistemas Início Desenvolvimento Implementação Operação e manutenção O que, como Software + procedimentos SI operante

SGBD- Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Auto-Contenção Auto-Contenção Independência dos dados Independência dos dados Abstração dos dados Abstração dos dados Visões Visões Transações Transações

CMM – Modelo de Maturidade de capacitação Surgiu na década de 80 nos EUA, devido a necessidade da Força Aérea em avaliar os processos de desenvolvimento adotados por empresas que concorriam as licitações. Surgiu na década de 80 nos EUA, devido a necessidade da Força Aérea em avaliar os processos de desenvolvimento adotados por empresas que concorriam as licitações.

CMM – Modelo de Maturidade de capacitação O que é Processo? O que é Processo?

CMM – Modelo de Maturidade de capacitação Sequência de passos realizados para atingir um determinado objetivo Sequência de passos realizados para atingir um determinado objetivo “Processo de software” – Conjunto de atividades,métodos práticas e transformações que são utilizados para desenvolver e manter o software e seus produtos associados. “Processo de software” – Conjunto de atividades,métodos práticas e transformações que são utilizados para desenvolver e manter o software e seus produtos associados.

CMM – Modelo de Maturidade de capacitação Os cinco níveis do CMM Os cinco níveis do CMM

CMM – Modelo de Maturidade de capacitação Nivel 1 – Organização sem repetibilidade de seus processos. Nivel 1 – Organização sem repetibilidade de seus processos. Nivel 2 – Políticas e procedimentos essenciais para gerenciar o desenvolvimento do software estão definidas e obedecidas. Nivel 2 – Políticas e procedimentos essenciais para gerenciar o desenvolvimento do software estão definidas e obedecidas.

CMM – Modelo de Maturidade de capacitação Nível 3: Os processos são estabelecidos e padronizados em toda a organização. Nível 3: Os processos são estabelecidos e padronizados em toda a organização. Nível 4: Organização estabelece metas quantitativas e para seus produtos e processos. Nível 4: Organização estabelece metas quantitativas e para seus produtos e processos. Nível 5: Organização como um todo engajada na melhoria continua de seus processos. Nível 5: Organização como um todo engajada na melhoria continua de seus processos.

SOA – Arquitetura Orientada a Serviços SOA é a sigla em inglês para Arquitetura Orientada a Serviços SOA é a sigla em inglês para Arquitetura Orientada a Serviços É uma estratégia que visa a criação de todos os ativos de software via metodologia de programação orientada É uma estratégia que visa a criação de todos os ativos de software via metodologia de programação orientada

Bibliografia Cap. 1 - Desafios Relacionados a Sistemas para Profissionais de Negócio, p Alter, Steven. Information systems : a management perspective. 2ª ed. The Benjamin/ Cummings Publishing Company, Inc Cap. 1 - Desafios Relacionados a Sistemas para Profissionais de Negócio, p Alter, Steven. Information systems : a management perspective. 2ª ed. The Benjamin/ Cummings Publishing Company, Inc