DIREITO CONSTITUCIONAL III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Tributário Nacional
Advertisements

ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
RESOLUÇÃO CGPC 26/2008 PROPOSTA DA ANAPAR
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Direito Constitucional II
Seguridade Social Saúde Assistência Social Previdência Social
Orçamento na CF/88 Princípios
A aplicabilidade das Leis Complementares 108 e 109
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS

ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Seguridade Social Orçamento da União Fontes de financiamento
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE INTERVENTIVA
Direito Constitucional I
DIREITO CONSTITUCIONAL III
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
Serviços Públicos II.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO Análise do Projeto de Lei n° 1.992/2007 Pedro Delarue Tolentino Filho Presidente do SINDIFISCO NACIONAL Sindicato.
Aula 6– PREVIDÊNCIA SOCIAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Questões Previdenciário.
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
02/08/2006. CONTEXTO PÚBLICO (Sistema PB) assistidos ativos BALANÇO 2005 Contribuições: R$ 840 milhões Contribuições: R$ 840 milhões Benefícios:
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
DIREITO CONSTITUCIONAL III
DIREITO INTERNACIONAL PROFESSOR: ANA LUIZA GAMA
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
UNIDADE 4 – SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Atividades e atos administrativos Aula 10 – 2ª parte Administração direta e indireta.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Direito Previdenciário
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Orientação de Linares QUINTANA para a interpretação dos textos constitucionais: “as palavras que a Constituição emprega devem ser entendidas no seu sentido.
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL III
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS
OS LIMITES AO PODER DE TRIBUTAR
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
AULA 2015 Direito Previdenciário
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
A NOVA LEI DE FILANTROPIA A NOVA LEI DE FILANTROPIA A NOVA LEI DE FILAa nova NTROPIA Legislação de Assistência Social – Impacto nas entidades 23 de outubro.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: IMUNIDADE.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 10 de setembro de 2013 Controle Externo dos RPPS ANEPREM 13º Congresso.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

DIREITO CONSTITUCIONAL III Aula 9– AULA DE REVISÃO

Estrutura: AULA DE REVISÃO Conteúdo Programático desta aula Estrutura: AULA DE REVISÃO

(TRF 1ª Região /Juiz Federal) A partir da análise da ordem social delineada pela Constituição Federal de 1988, formulam-se as seguintes considerações: I – a previdência e a seguridade social se confundem, porque têm como objetivo o bem-estar e a justiça sociais. II – a equidade na forma de participação no custeio é exclusiva da previdência, por impor a observância de critérios que lhe preservam o equilíbrio financeiro atuarial. III – a irredutibilidade do valor dos benefícios, como forma de proteção aos direitos adquiridos, não contraria a ordem social erigida com base no primado do trabalho. IV – o direito à saúde é garantido pela assistência social, porque, para torná-lo efetivo, é exigida a participação da comunidade.

Assim considerado, assinale, dentre as listadas abaixo, a única alternativa correta no que concerne às considerações acima feitas:   a) Todas são falsas. b) São verdadeiras as de números II e III. c) Apenas a de número IV é verdadeira. d) Apenas a de número III é verdadeira.

Resposta: letra C.

(Auditor Fiscal/ Município de São Paulo) A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes a) Somente das contribuições admitidas pela Constituição Federal, mas não de recursos provenientes dos orçamentos da União Federal, Estados-Membros, Distrito Federal e Municípios. b) Somente dos orçamentos da União Federal e dos Estados-Membros e Distrito Federal, e das contribuições admitidas pela Constituição Federal. c) Somente do orçamento da União Federal e das contribuições admitidas pela Constituição Federal. d) Somente do orçamento da União Federal, Estados-Membros, Distrito Federal, e Municípios, e de contribuições admitidas pela Constituição Federal. e) Somente dos impostos federais, estaduais e municipais destinados, constitucionalmente, ao seu financiamento.

Resposta: letra D.

(TRF 3ª Região – Juiz Federal) A participação direta ou indireta de empresas de capitais estrangeiros na assistência à saúde no país: a) É vedada sem exceções; b) É vedada, salvo nos casos previstos em lei; c) Não é vedada; d) É vedada, salvo nos casos autorizados pelo Senado Federal.

Resposta: letra B

(PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL) À luz da Previdência Social definida na Constituição e na legislação infraconstitucional, julgue os itens abaixo. I – No Brasil, existe mais de um sistema de previdência. O sistema público caracteriza-se por ter filiação compulsória. O sistema privado caracteriza-se por ter filiação facultativa. II – O sistema de previdência privada não tem natureza constitucional, estando regulado totalmente em normas infraconstitucionais. III – As entidades de previdência privada podem sofrer intervenção ou liquidação. IV – Toda entidade de previdência privada goza de imunidade tributária concedida às instituições de assistência social.

Todos estão corretos. a) Somente I está incorreto. b) I e IV estão incorretos. c) I e III estão corretos. d) III e IV estão incorretos.

Resposta: letra D.

(OAB/CESPE) Assinale a opção correta, no que toca à regulação constitucional do direito à educação. a) Seria inconstitucional lei municipal que determinasse a obrigatoriedade de frequência em aulas de ensino religioso, no ensino fundamental, mesmo que essa lei garantisse a diversidade religiosa e o estímulo à tolerância com a diferença. b) A educação pública integra a seguridade social, que é custeada mediante impostos estabelecidos especificamente para essa finalidade. c) A instituição da cobrança de mensalidades em universidades públicas pode ser feita mediante lei ordinária, na medida em que a Constituição da República somente prevê gratuidade obrigatória para os níveis de ensino fundamental e médio. d) Desde a promulgação da Constituição da República, em 1988, somente podem instituir universidade estaduais os estados-membros da federação em que o ensino médio for garantido a todas as pessoas em idade escolar.

Resposta: letra A.

(OAB/DF) O cancelamento da concessão ou permissão para emissoras de rádio e de televisão, antes de vencido prazo, depende de: a) Decreto do Presidente da República; b) Deliberação do Senado Federal; c) Resolução do Ministro das Comunicações; d) Decisão judicial.

Resposta: letra D.