Situação de microcefalia em Goiás

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo do desenvolvimento intra-uterino anormal
Advertisements

INFLUENZA A (H1N1) REDUZIR RISCO DE TRANSMISSÃO
Malformações congênitas
Síndrome de Edward.
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
SITUAÇÃO EPIDEMIOLOGICA DAS DOENÇAS EXANTAMÁTICAS NO ESTADO DE GOIAS
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA LEPTOSPIROSE NA BAHIA
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
Infraestrutura Regional de Aeroportos
DISTRITO FEDERAL.
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
Amniorrexe Prematura Prof. Rafael Celestino.
Surdos E Mudos Realizado por: Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Infecção urinária febril Maurícia Cammarota
Brasil: Divisão Política
ABORTAMENTO Perda espontânea ou induzida dos produtos da concepção antes que o feto seja viável (20 a 24 semanas de gestação ou atingir o peso fetal de.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Desenvolvimento Humano Evolução de 58 fetos com meningomielocele e o potencial de reparo intra-uterino Turma:
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
EBOLA PLANO DE AÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO Luís Augusto Mazzetto Médico Infectologista GVE XIII - Assis.
Efeitos do tratamento das convulsões neonatais subclínicas detectadas com monitorização contínua eletroencefalográfica amplitude-integrada:ensaio randomizado.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Documentos de Referência Febre do Chikungunya
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
AS REGIÕES DO BRASIL.
Desafios no diagnóstico da toxoplasmose congênita: como sinais e sintomas precoces podem auxiliar o pediatra Elaine Cristina Rey Moura Monografia apresentada.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)
Infecções Congênitas – Citomegalovírus
Vigilância Epidemiológica
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
Microcefalia em Pernambuco
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO: DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTY
Daniel Pereira | Vice-Governador Ciclo Completo de Polícia.
DENGUE A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Doença infecciosa aguda causado por um vírus Há quatro sorotipos do vírus DenV.
FEBRE PELO VÍRUS ZIKA José Wilson Zangirolami Infectologista GVE XXI
Semana epidemiológica 31/2015 a 03/2016
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
Clique para editar o nome do autor Clique para editar o cargo do autor Clique para editar local e data Raquel Lisbôa GGRAS / DIPRO / ANS COSAÚDE – EXTRAORDINÁRIO.
Boletim Epidemiológico No 14 – Semana Epidemiológica 07/2016 (notificações acumuladas até 20/fev/2016 a partir de 08/nov/2015) notificados
DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Dengue, zika e chikungunya
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
Vigilância das Doenças Exantemáticas Sarampo e Rubéola Mônica S.Stavola – técnica da GDITR.
Brasil vem registrando um aumento significativo de recém-nascidos com suspeita de microcefalia, uma malformação congênita grave em que o cérebro não se.
DENGUEZIKA CHIKUNGUNYA Aedes aegypti Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Belo Horizonte, 29 de fevereiro de.
Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?
Docente: Thaís D. A. Conde 2007/02
Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos
Resultados Goiás contra o Aedes Decidimos erradicar o Aedes Janeiro à Abril / 2016 Goiânia, 05 de Maio de 2016.
DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
Medida Provisória nº /03/2016 Amanda Borges.
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Medidas de ocorrência de eventos em saúde Agosto de 2011 Prof. Marcia Furquim de Almeida e Zilda Pereira da Silva Prof as. Marcia Furquim de Almeida e.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
Secretaria de Estado da Saúde
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE Curitiba, 28 de Março de /2016 Semana epidemiológica 31/2015 a 12/2016.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE Curitiba, 19 de Janeiro de /2016 Semana epidemiológica 31/2015 a 02/2016.
. Organização Mundial da Saúde. A OMS é uma agencia especializada subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU) que foi fundada no dia 7 de abril.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Os desafios da Economia Verde no Nordeste Recife, 16 de Novembro de 2011, quarta-feira.
Dengue Chikungunya Zika
Gustavo Emídio dos Santos Microcefalia. Também conhecida como Nanocefalia, caracteriza-se pela deficiência do crescimento do cérebro, tanto pela dimensão.
Transcrição da apresentação:

Situação de microcefalia em Goiás

Situação de microcefalia em Goiás O QUE É MICROCEFALIA - Malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. - Os bebês nascem com perímetro cefálico aferido igual ou menor a 33 centímetros.

Situação de microcefalia em Goiás CAUSAS - Exposição a drogas e certos produtos químicos na gestação. - Malformação do sistema nervoso central - Diminuição do oxigênio para o cérebro fetal - Desnutrição grave na gravidez - Toxoplasmose congênita na gravidez - Infecção congênita por citomegalovírus e outros SEQUELAS - Retardo mental ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor - Déficit cognitivo, visual ou auditivo - Epilepsia

Situação de microcefalia em Goiás CASOS DE MICROCEFALIA EM GOIÁS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Situação de microcefalia em Goiás CASOS DE MICROCEFALIA EM INVESTIGAÇÃO NO BRASIL ESTADO N° DE CASOS/2015 PERNAMBUCO 487 PARAÍBA 96 SERGIPE 54 RIO GRANDE DO NORTE 47 PIAUÍ 27 ALAGOAS 10 CEARÁ 9 BAHIA 8 GOIÁS 1

Situação de microcefalia em Goiás CONTEXTO ATUAL Introdução do zika no Brasil – Copa do mundo 2014? / Olimpíadas de canoagem? - No início de novembro o Ministério da Saúde passou a investigar a relação da microcefalia com a Febre Zika em decorrência do aumento da incidência de casos no nordeste - Encontro do vírus zika em Líquido Amniótico de pacientes com Microcefalia Zika em Goiás 18 Casos notificados (maioria com relatos de viagens ao nordeste) 11 descartados (41 % positivos para dengue) 7 Em investigação Em Goiás não há nenhum caso confirmado de Febre Zika

Situação de microcefalia em Goiás Ações tomadas pela SES-GO Definição de notificação universal de zika pela resolução n° 1 não somente por unidades sentinelas – Aumentando sensibilidade de detecção de novos casos. Encaminhamento de nota técnica às unidades de saúde para formulação do padrão de microcefalias em Goiás no intuito de identificar mudanças na ocorrência das microcefalias. Formulário para notificações de microcefalia