Profa. Ana Lúcia Magri Lopes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Cargos e salários (C&S)
Recompensar Pessoas: Cargos e Salários
Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
Empresa Privada – Grandes empresas
Logística Empresarial
Estruturação de cargos e salários
Zelador – remunerado por hora de trabalho ou salário fixo com carteira assinada pela Missão.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 07
Estatística Descritiva
Pesquisa de mercado e comportamento
ESPECIALMENTE CRIADO PARA OS
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Monitorar Pessoas Por Carlos Reis.
REMUNERAÇÃO É o processo que envolve todas as formas de pagamentos ou recompensas dadas aos funcionários decorrentes do seu emprego. Inclui três componentes:
AULA 2 Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Função da Administração:
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO
CONTABILIDADE NACIONAL
Amostragem probabilística Amostragem não-probabilística
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Planejamento PESQUISA SALARIAL Conceito Gráficos Análises
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II
Administração De Salários.
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Cargos e Salários Material para avaliação
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Definição de Estatística
Assistente Administrativo e Financeiro Prof. Edwan Assunção profedassuncao.wordpress.com.
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Teste de Hipótese Usada para se validar ou não uma hipótese, H 0, através de medidas realizadas com uma amostra. Exemplo: Uma empresa diz que um componente.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ORÇAMENTO É uma poderosa ferramenta de planejamento, gestão e controle que envolve todos os setores da instituição. RECEITA DESPESA.
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Monitorando Pessoas Banco de Dados e Sistema de Informações em Recursos Humanos Gestão de Pessoas IV Profa. Maria Cláudia Rondéllo 2009.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Hamilton Silva
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado em Ciências da Saúde Professores: Dra. Lucimare Ferraz SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUALITATIVA.
Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA
Professora: Ana Lúcia Magri Lopes
AVALIAÇÃO DE CARGOS POR MÉTODOS QUANTITATIVOS
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 05_2012
ESTATÍSTICA. Questões básicas de Estatística; Desenvolver os aspectos conceituais e operacionais de estatística aplicados ao conhecimento; Aplicação dos.
CUSTEIO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
REMUNERAÇÃO.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Sindicatos Observações FNU. 1. Critério Temporal para que haja movimentação por mérito: A Eletrobrás está analisando e estruturando mecanismo que contemple.
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
PCC - Caixa - Plano Cargo Comissionado PLANO DE CARGOS EM COMISSÃO DA Caixa (PCC) Grandes Temas.
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL A Política Salarial é a parte estratégica da Administração de Cargos e de Salários. A prática salarial adotada pelas.
PESQUISA SALARIAL. Pesquisa Salarial Identifica o nível de competitividade externa da remuneração, para cada negócio, região e nível de cargo. Objetivo:
Transcrição da apresentação:

Profa. Ana Lúcia Magri Lopes PESQUISA SALARIAL Profa. Ana Lúcia Magri Lopes PONTES, Benedito R. Administração de Cargos e Salários. 11 ed. São Paulo: Editora LTr, 2005. Cap. 11.

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS CONCEITO “Pesquisa salarial é o estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial” (PONTES, 2005, p. 245)

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS A pesquisa salarial não difere das demais pesquisas e deve conter: fases de coleta, tratamento dos dados, e análise de dados, para propiciar tomadas de decisões.

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Através da pesquisa salarial pode-se conhecer: salários praticados por outras companhias, bem como a reação do mercado à política salarial imposta pelo Governo.

ELABORAÇÃO DA PESQUISA SALARIAL Normalmente, é elaborada no momento da implantação do Plano de Cargos e Salários e, Posteriormente, é realizada uma vez por ano, para acompanhamento dos salários do mercado de trabalho.

OBJETIVOS Fornecer dados para o Manual de Avaliação de Cargos; Alcançar o equilíbrio externo, uma vez que pelos dados obtidos é construída a faixa salarial.

AMOSTRA DE DADOS DA PESQUISA A pesquisa é realizada por amostra de cargos e de empresas. Se bem elaborada, permite a inferência sobre os demais cargos e empresas do segmento pesquisado.

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA (escolha de diversos grupos ocupacionais). CONVENIÊNCIA (escolha das empresas que vão compor o conjunto pesquisado; mesmo segmento ou outros critérios que convenham à empresa pesquisadora).

QUALIDADE DA PESQUISA Está relacionada diretamente com a metodologia de coleta de dados. Nada adiantará ter um número significativo de empresas e cargos, se a coleta for mal feita.

QUALIDADE DA PESQUISA Se os dados forem coletados erroneamente, as medidas estatísticas não serão confiáveis; Poderão ser tomadas decisões de políticas salariais erradas.

QUALIDADE DA PESQUISA Uma forma comum de existir erros na coleta de dados: envio de cadernos às empresas sem contato pessoal entre pesquisador e o pessoal da empresa participante.

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS São pesquisados os salários recebidos pelos ocupantes de cada cargo incluído na pesquisa, das empresas participantes.

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS Os dados poderão ser ajustados em função da data-base de cada empresa, dados esses também incluídos na pesquisa. número de salários pagos anualmente aos ocupantes dos cargos; número de horas trabalhadas.

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR MATURIDADE Aplicado a profissionais de nível superior; São pesquisados os salários e respectivas incidências de frequência por tempo de formado, para cada cargo: EX: Administrador com um ano de formado, Administrador com dois anos de formado, Administrador com três anos de formado.

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS Salários + benefícios compõem a remuneração de executivos e, em muitas empresas, a parcela de benefícios é muito significativa. Carro; Manutenção do carro; Assistência médica de livre escolha; Pagamento de escola aos filhos, etc.

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS O pesquisador pode optar por duas metodologias de coleta Pesquisar os benefícios e tabular à parte esses itens; ou Mensurar o valor dos benefícios e somar ao salário para composição da remuneração.

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS Pesquisar os benefícios e tabular à parte: São pesquisados salários e itens de benefícios concedidos e tabulados os salários e itens de benefícios por cargo e empresa.

EXEMPLO DE TABULAÇÃO DE DADOS: SALÁRIO + BENEFÍCIO CARGO: Gerente de RH EMPRESA SALÁRIO BENEFÍCIOS A 17.000 Carro Tipo C, assistência médica diferenciada, telefone celular B 15.000 Carro Tipo B, assistência médica de livre escolha pagamento de escola aos filhos, telefone celular, combustível C 20.000 Assistência médica de livre escolha, telefone celular

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS 2. Mensurar o valor dos benefícios e somar ao salário para composição da remuneração. Os benefícios são mensurados, previamente, pelo pesquisador, somados ao salário e tabulados os valores da remuneração. (salário + benefícios = remuneração)

VALOR MONETÁRIO HIPOTÉTICO EXEMPLO DE MENSURAÇÃO DE BENEFÍCIOS PARA COLETA DE DADOS CARGO: Executivo BENEFÍCIOS VALOR MONETÁRIO HIPOTÉTICO Automóvel padrão A 3.000 Automóvel padrão B 2.500 Automóvel padrão C 200 Manutenção do carro 300 Combustível 500 Assistência médica de livre escolha Pagamento de escola aos filhos Jornais e revistas 50 Cartão empresarial (crédito) Telefone celular 150

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS CÁLCULO DOS BENEFÍCIOS O valor monetário atribuído ao benefício “automóvel”, pode ser calculado pelo valor correspondente a pagamento de leasing do preço do veículo para dois ou três anos.

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS CÁLCULO DOS BENEFÍCIOS O valor monetário dos demais benefícios deve ser correspondente ao seu custo plano de saúde pagamento de escolas

METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS POR CARGOS DE EXECUTIVOS CÁLCULO DOS BENEFÍCIOS Pode ser calculado por limites estabelecidos cartão de crédito cota de combustível telefone celular Quando não há cotas estabelecida, tomar a média do valor, normalmente, utilizado.