Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
PLANO DE GESTÃO.
Secretário Nacional de Juventude
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Educação Permanente em Saúde :
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
UMA PARCERIA.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Contexto de atuação do CME
PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Conferência Municipal de Educação
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Ações Integradas do Proinfo RN SEEC – UNDIME APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AÇÕES ESPECÍFICAS Maria Aparecida Inácio de Araújo Coordenadora do ProInfo.
Gestão de Recursos na Escola: Transformando a Comunidade.
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
MAIO 2010.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
OBJETIVO: Fomentar a discussão com as Comunidades Escolares de temas específicos que contribuam para o desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
Transcrição da apresentação:

Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo Sede: Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto A ação local norteando a construção de uma Política Pública para a Educação Integral

Adesão 2014 *Consideramos para a adesão: municípios e suas secretarias de educação e a Secretaria de Estado da Educação. Não computamos os municípios que só possuem escolas estaduais no programa, por ser de competência da Secretaria de Estado da Educação. Fonte dos dados: Plataforma PDDE Interativo e a Secretaria de Estado da Educação.

O território do comitê de São Paulo Quadro demonstrativo do território do comitê e parceiros. Fonte: Termo de adesão e compromisso, assinados pelas secretarias de educação e encaminhados via e-mail à coordenação do comitê.

Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo MDS MEC ME MS MinC Programas e Ações PDDE Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo A ação local norteando a construção de uma Políticas Pública para a Educação Integral Tornar a escola que é pública, em um espaço democrático. Educação de Qualidade 310 Secretarias Municipais de Educação Secretaria de Estado da Educação Comitê Metropolitano de Campinas Comitê Metropolitano da Baixada Santista Comitê Regional de Presidente Prudente Comitê Regional de Limeira MDS MEC MS ME MINC Escola Mobilizar Acompanhar Promover Intercambiar Assessorar Apoiar

Mobilização do comitê na adesão das escolas ao Programa Mais Educação *Escolas com recurso em conta para a execução do Programa Mais Educação. Fonte: SIMEC e PDDE Interativo.

Experiências de Educação Integral - Bebedouro - SP DECRETO nº 5.863 de julho de 2005, os Centros Sociais Urbanos são transformados em Centros Educacionais Municipais–Projeto Semeando o Futuro, passando a ter um caráter de educação/formação em tempo integral com atividades voltadas a educação, esporte, cultura e lazer Desde 2007, as escolas que faziam parte desse projeto são hoje, Escolas de Tempo Integral. As EMEBs, então, incorporaram em seu currículo as oficinas que antes eram desenvolvidas no Projeto Semeando o Futuro, garantindo às crianças da rede municipal uma educação integral e de tempo integral.” Fonte: LOPES, Joana D’arc. SOUSA, Hélio José dos Santos. ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: Experiência do Município de Bebedouro.

Experiências de Educação Integral - Presidente Prudente - SP 1990 Decreto Municipal nº 7.358, de junho de 1990 Objetivos: “participação da comunidade”, do “espírito de cooperação mútua” e de “uma atmosfera de confiança e iniciativa 2010 Decreto da Prefeitura Municipal nº 21.142, de agosto de 2010. Objetivos: Desenvolver a formação integral das crianças da rede municipal de ensino de Presidente Prudente e contribuir para a realização de propostas e práticas curriculares, ampliando a oferta de saberes, atividades socioeducativas, que auxiliem no processo de formação das crianças, por meio de articulação de ações intersetoriais de todas as secretarias e órgãos do Município. (Artigo 1º). Fonte: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRA. Presidente Prudente. 2015.

O que as escolas sabem a respeito do Programa Mais Educação Fonte: 355 escolas consultadas de maneira aleatória e formulário via online e com autorização das respectivas secretarias de educação.

Situação das escolas participantes do Programa Mais Educação (funcionamento das atividades) *Quantidade em números aproximados. No gráfico em vermelho, mostra a quantidade de escolas que estão em funcionamento atualmente, e 45% dessas tiveram suas atividades suspensas pela falta de repasse de recursos pelo Governo Federal ou seja, aproximadamente 1741 escolas. Fonte: Pesquisa realizada pelo Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo em 21 de setembro de 2015 e encaminhada a 310 municípios e à Secretaria de Estado da Educação, por meio de questionário eletrônico.

Situação dos alunos participantes no Programa Mais Educação *Fonte: Diretoria de Currículos e Educação Integral – DICEI/SEB/MEC **Quantidade em números aproximados. No gráfico em vermelho, mostra a quantidade de alunos participantes atualmente do Programa Mais Educação, 45% foram dispensados das oficinas pela falta de repasse de recurso do Governo Federal, ou seja, aproximadamente, 339.493 alunos fora das atividades do Programa Mais Educação.

Aluno das oficinas de Tempo Integral do Município de Bebedouro SP Apresentação do vídeo 1

Diretor da Escola de Tempo Integral do Município de Bebedouro - SP Apresentação do vídeo 2

Descoberta de outros Atores Educativos “Nós descobrimos valores dentro da própria secretaria. Foi muito interessante, a primeira pessoa que nós descobrimos dessa área. Nós estávamos em uma escola onde tinha uma [funcionária de] serviços gerais e ela dizia para nós: ‘Ah, eu gosto da hora que eu posso [...] contar alguma história para a criança’. [...] ‘Então vamos ouvir você contar história’. Aí ela reuniu um grupinho e, contando história, um talento. Investimos nessa menina, tiramos do serviços gerais, proporcionamos alguns cursos para ela. Hoje é uma das melhores contadoras de história que nós temos, a Cida, requisitada pela Cultura, requisitada por todos. Sabe, um talento muito interessante, muito natural.” PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRA. Presidente Prudente (2015, p. 35)

Portfólio do Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo Apresentação do vídeo 3

Contatos Anderson George de Assis Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto Coordenação do Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo Telefone: 16-3977-9117 E-mail: comitedintegral.saopaulo@gmail.com Site: http://comitedintegral-saopaulo.blogspot.com.br