Evidências da necessidade de mais médicos para o Brasil 2  Conjuntura de regulação incipiente do Estado brasileiro com base constitucional regulatória.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
Advertisements

Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Revenda Legal em números
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Programa Mais Médicos: Resultados e novas demandas dos municípios
Cuidar da pessoa atingida pela Hanseníase
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Ministério da Previdência Social 9º Encontro de Mulheres Pague Menos Fortaleza, 25 de julho de 2009.
Ministério da Previdência Social SIMPLES NACIONAL O empreendedor individual, a micro e a pequena empresa Pernambuco, 22 de outubro de 2009.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
PLANO NACIONAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO OFICINA – AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS NOVEMBRO/2005.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO DCE/SEB/MEC Curitiba, novembro de 2012.
“Aumentar a produtividade
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
1.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
Pressupostos Constituição Federal de 1988 e Leis e de 1990
Associação Brasileira
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
Apresentação Mudanças nas Alíquotas de ICMS e Criação do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza - FECOEP
AS REGIÕES BRASILEIRAS
PSF como Porta de Entrada do SUS
Programa Saúde da Família
Jérzey Timóteo Ribeiro Santos Coordenação Nacional do Mais Médicos Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para qualificação de recursos humanos na área da saúde indígena no contexto da interculturalidade Paulo Abati.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Levantamento Socioeconômico, Cultural e Étnico Racial dos Acadêmicos.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA 1.
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
Aviação Geral Óbices ao Desenvolvimento. A Aviação Civil tem muitos segmentos... Aviação Privada Táxi Aéreo Serviços Aéreos Especializados Aviação Agrícola.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Preços regulados pelo Governo Tarifas elevadas Baixo número de consumidores Competição limitada AVIAÇÃO ATÉ 2002 – Pré Liberdade Tarifária.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Evidências da necessidade de mais médicos para o Brasil 2  Conjuntura de regulação incipiente do Estado brasileiro com base constitucional regulatória.  Contexto nacional de queda geral do desemprego e formalização do mercado de trabalho. Na medicina: pleno emprego, postos não preenchidos, melhor remuneração e proteção social (IPEA, 2013).  Número de médicos por habitante abaixo da média da OCDE, do que países vizinhos e países com sistemas universais de saúde  Expansão dos serviços públicos de saúde

22 estados abaixo da média nacional Fonte: Dados Primários, Conselho Federal de Medicina – 2013 População, IBGE Brasil: 1,83 médicos/mil hab. Haviam poucos médicos; estavam mal distribuídos; Se formavam menos que o mercado de trabalho demandava ano a ano; A atuação de médicos formados fora do Brasil era menos que 2%

Escassez de Médicos X Linha da Pobreza Fonte: Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado (EPSM/NESCON/FM/UFMG). * Considera o número de médicos equivalente a 40 horas nas especialidades de clínica médica, saúde da família e pediatria. Fonte: Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado (EPSM/NESCON/FM/UFMG). * Considera o número de médicos equivalente a 40 horas nas especialidades de clínica médica, saúde da família e pediatria. Índice de escassez de médicos em Atenção Primária à Saúde (APS)* Proporção de domicílios com renda per capita abaixo da linha da pobreza (R$ 137)

Mais assistência para a população médicos em municípios e 34 Distritos Indígenas 72,8% dos municípios brasileiros atendidos milhões de brasileiros 63 milhões de brasileiros beneficiados

Brasil sairá de 374 mil para 600 mil médicos até 2026 Brasil sairá de 374 mil para 600 mil médicos até ,5 mil novas vagas de graduação até ,4 mil novas vagas de residência para formação de especialistas Interiorização da formação Atingindo a meta de médicos por mil habitantes 2,7

Investimento total de 2009 a 2014: R$ 5,6 bi Período julho/14 7 Recursos aprovados para 26 mil obras de construção, ampliação e reforma de UBS. 13 mil estão em obras e quase 10 mil estão concluídas Ampliação e Melhoria da Infraestrutura

Construção e melhoria de UPAS 24 Horas - Brasil 966 unidades 595 em implantação (obras ou ações preparatórias) 371 Concluídas (281 em funcionamento e 90 ainda não funcionando) bilhão de reais 8 Período de

Cenário atual do Mais Médicos médicos em municípios Cerca de 50 milhões* de pessoas beneficiadas Mudar mapa Médicos por UF *Considerando o atendimento de, em média, pessoas/equipe

1.846 médicos brasileiros médicos formados no exterior médicos cubanos Cooperação com a Opas permitiu o alcance da meta e a manutenção do Programa

Mais de 75% dos médicos estão em municípios de alta vulnerabilidade social Perfis Prioritários 20% ou mais da população em situação de extrema pobreza Capital G100 IDHM baixo / muito baixo Médio Alto Uruguai Municípios com população quilombola Região Metropolitana Semiárido Vale do Jequitinhonha Mucuri Vale do Ribeira Saúde Indígena Assentamento Rural municípios beneficiados 100% da demanda atendida

Com o Mais Médicos, garantimos pela primeira vez a presença constante de médicos nos 34 DSEIs Cerca de 666 mil índios espalhados por todo país beneficiados 12 Programa beneficia todos os distritos indígenas

13 Programa beneficia a atenção à saúde das populações remanescentes de quilombo, ribeirinhas e de assentamento rural Atenção à Comunidades Remanescentes de Quilombo UFESF Mais Médicos AC3 AL5 AM6 AP1 BA76 CE31 ES8 GO12 MA49 MG44 MS11 MT7 PA9 PB9 PE48 PI19 PR12 RJ12 RN7 RO9 RR11 RS26 SC7 SE8 SP22 TO4 Total Geral456 Atenção à Comunidades em Assentamentos Rurais UFESF Mais Médicos AC6 AL6 AM5 AP6 BA78 CE90 ES12 GO35 MA25 MG9 MS27 MT26 PA33 PB16 PE36 PI25 PR41 RJ2 RN20 RO12 RR3 RS21 SC21 SE11 SP21 TO17 Total Geral604

14 Programa beneficia a atenção à saúde das populações remanescentes de quilombo, ribeirinhas e de assentamento rural Atenção à Comunidades Remanescentes de Quilombo e em Assentamentos Rurais UFESF Mais Médicos AP1 BA15 CE7 GO6 MA9 MG6 MS5 MT1 PA4 PB3 PE9 PI6 PR2 RN3 RO1 RR1 RS6 SC1 SE3 TO3 Total Geral92 Atenção à Comunidades Riberinhas UFESF Mais Médicos AC3 AM27 AP1 PA28 Total Geral Equipes de Atenção Básica com profissionais do Mais Médicos em todo o Brasil Perfil de Médico ParticipanteMédicos CRM BRASIL110 INTERCAMBISTA COOPERADO1.033 INTERCAMBISTA INDIVIDUAL68 Total Geral1.211

Politica Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (Port /2011) Politica Nacional de Saúde Integral da População Negra (Port. 992/2006) Politica Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Port.2.836/2011) Politica Nacional de Saúde Integral para a População em Situação de Rua (Res. 02/2013 – MS em resposta ao Decreto nº 7.053/2009) 15 Politicas de Promoção de Equidade em Saúde

Mais Médicos e Equidade Fonte: Rede Observatório do Programa Mais médicos

Médicos brasileiros (CRM Brasil) inscritos  930 médicos transferidos do Provab  médicos optaram pelos 10% na prova de residência  escolheram os benefícios do Mais Médicos

Cenário previsto com a expansão Previsão de médicos em municípios e 34 DSEIs Fonte: IBGE e MS. Datum: SIRGAS2000 Elaboração: MS/SGTES/DEPREPS Data: 03/02/2015 Cerca de 63 milhões* de pessoas beneficiadas *Considerando o atendimento de, em média, pessoas/equipe

Mais formação médica para o Brasil Brasil sairá de 374 mil para 600 mil médicos até ,5 mil novas vagas de graduação até já autorizadas Médico especialista 30% da carga horária do internato será desenvolvida na Atenção Básica e em serviços de Urgência e Emergência do SUS De um a dois anos de residência em Medicina Geral de Família e Comunidade para ingressar nas demais especializações Graduação Residência Médica 19

NOVAS VAGAS JÁ AUTORIZADAS (40% da meta) novas vagas de graduação em Universidades Públicas novas vagas de graduação em Universidades Privadas Total: 559 Total: 349 Total: Total: Total: 688 Mais formação médica para o Brasil Graduação

OBJETIVOS Qualificar profissionais de saúde por meio da formação em serviço com ênfase em Atenção a Saúde da população do Campo, considerando raça/etnia, orientação sexual, identidade de gênero. Visa oferecer uma formação ampla e crítica quanto aos processos e transformações sociais, em sua relação aos processos de Saúde- Doença dessa população; Compreensão da saúde em assentamentos e/ou territórios do campo com processos de reforma agrária, que contribuam com o desenvolvimento sustentável desses territórios; Propiciar a compreensão da realidade, considerando a diversidade e complexidade do contexto filosófico-social-histórico-cultural, através do conhecimento técnico, postura ética e construção de práticas humanizadas, embasadas nos saberes humanísticos, popular e científico; Fomentar a capacidade de análise crítica e de avaliação que possibilitem a realização da atenção integral à saúde da população do campo, através da construção de práticas interdisciplinares; Estimular e assessorar a condução de processos participativos, democráticos de cooperação e organização comunitária afins ao desenvolvimento rural e a segurança alimentar. RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA COM ÊNFASE NA SAÚDE DA POPULAÇÃO DO CAMPO

Objetivo É provocar a reflexão entre os participantes, em especial, os profissionais de saúde, sobre de que maneira as condições de trabalho e os modos de vida das populações do campo, da floresta e das águas podem interferir nos processos de saúde-doença e assim, contribuir com a transformação das práticas de cuidado e a melhoria no acesso aos serviços de saúde por essas populações. Carga horária 45 horas Inscrições Curso virtual gratuito na modalidade de EaD, encontra-se disponível no site da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) Curso a distância para os trabalhadores do SUS Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas; Negra e LGBT

Disponível no site da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) Curso a distância para os trabalhadores do SUS Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas; Negra e LGBT

Grata!!!!! Fátima Cristina Cunha Maia Silva DAGEP/SGEP/MS