A escola como organização educativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
A profissão de contador
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
Maria Angela Campelo de Melo
APO Administraçao por objetivo
2 Legislação Previdenciária.
Conceitos básicos sobre organizações
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Segundo Émile Durkheim
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Ferramentas da Administração
Educação.
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
CEM DIREITOS DOS MÉDICOS É direito do médico: II - Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DE SISTEMA
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
HERMENÊUTICA JURÍDICA
CULTURA JURIDICA.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Princípios do Direito do Trabalho
Aula 2 Acesso à Justiça.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Institucionalismo Histórico
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Estruturas Organizacionais
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
PODER, LINGUAGEM E AÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Características Classificação Validade
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Leitura e interpretação de texto
Estrutura e Dinâmica Social
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Servidor como Agente da Ação Estatal
A Sociedade humana: generalidades Existência do Controle Social
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Língua Portuguesa Discurso direto e discurso indireto.
Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
Ética.
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. Desenvolvimento dos meios de comunicação: Intercambio social; Intercambio civil; Intercambio mercantil. Pessoas físicas.
A JUTIÇA E O ÓTIMO. As instituições e as normas jurídicas, como variáveis do sistema econômico, afetam o desenvolvimento econômico. A incerteza relacionada.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Interpretação: Processo de definição do sentido e alcance da norma.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Sociologia das Organizações
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Avaliação de Impacto Regulatório Sessão 6. O que é? Avaliação sistemática da regulação como parte do processo de elaboração regulatória –Efeitos planejados.
Transcrição da apresentação:

A escola como organização educativa PROBLEMAS DE FOCALIZAÇÃO NO ESTUDO DA ESCOLA O modo de funcionamento díptico da escola como organização Anarquia organizada: não significa má organização mas uma organização em contraste com a organização burocrática. Há existência de desconexões e inconsistências entre estruturas e atividades, objetivos e procedimentos, decisões e realizações, etc..

Conjunção & disjunção Na escola, ora se ligam objetivos, estruturas, recursos e atividades e se é fiel às normas burocráticas, ora se promove a sua separação e se produzem regras alternativas; ora se respeita a conexão normativa, ora se rompe com ela e se promove a desconexão de fato. Esse é o modo de funcionamento diptico. A estratégia de compartimentação é especialmente congruente com a desmobilização dos atores ou grupos, isola os componentes organizacionais e, fragmentando a ação organizacional de cada elemento, impede os indivíduos de sentimentos de envolvimento e de responsabilidade

Regras formais, não-formais e informais Regras formais legais, de caráter impositivo, estruturadas e codificadas, geralmente em linguagem jurídica; estão inscritas em suportes oficiais : racionalidade a priori do sistema  dever ser Regras não-formais, de caráter não oficial, de circulação restrita e alcance limitado, mas que podem tomar forma escrita. Regras informais, não estruturadas, sua existência raramente será detectada e afirmam um grau de autonomia possível

Produção e reprodução de regras: normativismo e infidelidade normativa A palavra “legislação” tem, nas escolas, um sentido largo que destaca sobretudo o caráter normativo e impositivo das orientações recebidas Processos de consulta: negociação, participação não vinculante ou participação na fase preparatória do processo. Aquiescência, resistência e rebelião Escola: locus de reprodução de regras formais Desconexão normativa  infidelidade normativa Infidelidade normativa: fenômeno típico que se contrapõe à conformidade normativa-burocrática, mas que é fiel aos objetivos, interesses e estratégias dos atores envolvidos.

Participação e não participação na escola Participação consagrada e participação decretada Ser parte, ou tomar parte, é participar? Participação não formal (regulada por regras não-formais), participação informal (regulada por regras informais) e participação formal (decretada)

Participação praticada critérios e formas Democraticidade: direta e indireta Regulamentação: formal, não formal e informal Envolvimento: ativa, reservada, passiva Orientação: convergente e divergente

Não Participação Plano das orientações para a ação organizacional: consagrada e decretada Plano da ação organizacional: imposta, induzida e voluntária