GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Fábio Kleine Albers
Advertisements

Dimensionamento considerando uma demanda
Renato Correia de Barros
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Prof. Sandro César Soares Almeida Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos Gestão dos Recursos – Comprar ou Alugar ? É melhor comprar ou alugar uma.
“ Planejamento de Investimentos: Estruturando o seu Crescimento de Forma Economicamente Sustentável ”
Aplicação dos Recursos Financeiros. A Empresa Economicamente Sustentável Patrimônio (Recursos Financeiros) Rentabilidade Dividendos.
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
GS manutenção.
GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS. Ativo Imobilizado Para funcionar, as empresas precisam de uma série de objetos, como máquinas, equipamentos, mesas, cadeiras.
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Universidade Federal Fluminense
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de transporte de energia eléctrica Gestão de Energia em S.E.E.
Departamento Jurídico-Financeiro
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Conceitos Básicos de Estoques
Macroeconomia do Desenvolvimento
Armazenagem Prof. Eduardo Mangini.
Departamento Jurídico-Financeiro
Função da Administração:
Administração Financeira e Orçamentaria
Tipos de Operações de Crédito
FINANCIAMENTO DE ATIVOS FIXOS ARRENDAMENTO MERCANTIL E LEASING
Administração de Logística e Materiais
Gestão de Frotas e Distribuição Alternativas para Ampliação da Frota
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Logística.
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
O Armazenamento.
Seminário Avançado - Eletiva A
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
Distribuição Física GESTÃO DE FROTAS.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Suporte ao Desenvolvimento
Gestão de Custos na área de saúde
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Análise das Demonstrações Contábeis
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
Gestão Estratégica do Transporte Cap
GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
Etapas do processo orçamentário
GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
Fomento para o Desenvolvimento Regional. Sistema Nacional de Fomento.
Desafios da Logística Brasileira
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
CUSTEIO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
Administração Financeira e Orçamentária I
Sistemas de Planejamento de Produção
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Gestão Estratégica de Transportes
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
FLUXO DE CAIXA.
APRESENTAÇÃO PESQUISA UNIJR Santa Cruz Novos Rumos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS Alternativas para Ampliação da Frota

Alternativas para ampliação da Frota Nem sempre a demanda por serviços de uma empresa transportadora é estável ao longo do tempo; Ela pode variar em função da situação econômica do país; Freqüentemente, ocorrem oscilações no mercado, o que implica a utilização de uma quantidade de veículos diferentes daquela dimensionada.

Alternativas para ampliação da Frota Oscilações no mercado levam as empresas a pensarem em alternativas operacionais, com a finalidade de preservar a produtividade e evitar um aumento significativo nos custos; Em função dessas oscilações, não se deve dimensionar uma frota de caminhões visando atender aos maiores picos do mercado; Nessas condições, uma boa alternativa é operar uma parte da frota com veículos próprios e a outra com veículos de terceiros.

Alternativas para ampliação da Frota Formas alternativas de ampliar a frota de uma empresa, com a aquisição ou a formação de frotas combinadas com terceiros: Parcerias; Terceirização; Franchising; Leasing; Outras formas de aquisição.

Alternativas para ampliação da Frota Parcerias: Ocorre quando duas empresas se unem para a realização de um serviço; São agregados, dessa forma, as demandas e o uso das frotas; A receita é dividida de forma proporcional aos custos ocorridos na operação dos veículos; É um sistema que pode ser descrito como uma racionalização de esforços, pela unificação de serviços de transporte, por parte de empresas que trabalhem em uma mesma região e precisem lutar contra o prejuízo.

Alternativas para ampliação da Frota Parcerias: Transportadoras que operam com carregamentos pouco rentáveis podem obter melhor aproveitamento dos caminhões em um custo operacional menor; Nessas condições há economia de combustível, mão-de-obra e o patrimônio e o patrimônio investido nos caminhões. Exemplo aplicação prática: três empresas (A, B e C) formaram um pool de cargas (compartilhar) em um só caminhão, evitando desperdício e barateando o transporte.

Alternativas para ampliação da Frota Terceirização: É a conveniência de uma empresa fazer uso de serviços de terceiros (locação de veículos, contratação de autônomos, manutenção etc.); É um procedimento bastante comum e conhecido, porém seus reais impactos são freqüentemente ignorados. Eles (impactos) estão relacionados ao tamanho adequado da frota, manutenção, garagem oficina, pessoal etc.; A prática da terceirização torna-se mais conveniente em mercados que apresentam maiores incertezas e/ou oscilações.

Alternativas para ampliação da Frota Terceirização: Exemplos práticos: a empresa X deseja aumentar a capacidade estática de transporte sem ampliar a frota; A empresa X como solução decidiu financiar a renovação dos caminhões de seus agregados; Atualmente a empresa X conta, além dos seus 150 veículos da frota própria, com 100 veículos agregados, de propriedade de ex-funcionários e autônomos, que se tornaram donos de caminhões pesados.

Alternativas para ampliação da Frota Franchising: Uma empresa abre as portas a interessados em atuar em regiões até então situadas fora das rotas de seus caminhões, ostentando seu nome, a tradição e know-how acumulados; É uma prática implantada no planejamento de várias empresas de transporte, principalmente por ser uma solução para a expansão das atividades

Alternativas para ampliação da Frota Franchising: Exemplo prático I: o relacionamento das transportadoras com os agentes de cargas. Estes são nomeados nas praças nas quais as transportadoras não têm condições de prestar atendimento direto; Exemplo prático II: a empresa D possui 46 filiais ou agências e destas, ela tem 21 operando em sistema de franquia, principalmente no sul do país; Os franqueados estão localizados em cidades de médio e pequeno portes, onde os volumes de carga são menores e o investimento inicial em instalações seria muito alto, com retorno muito demorado.

Alternativas para ampliação da Frota Leasing: Muito utilizado pelas empresas; Suas principais características destacam-se a possibilidade de as pessoas jurídicas obterem, nos bancos, longos prazos para pagamento dos veículos; Eles podem ir até 24 ou 36 meses, como se fosse um aluguel, mas com opção de compra; Diferentemente da locação, nesse sistema o cliente tem, desde o início do processo, total responsabilidade sobre o veículo, incluindo-se aí os custos de manutenção.

Alternativas para ampliação da Frota Outras formas de Aquisição: Com o Finame pode-se também obter financiamento para aquisição de veículos, com taxa de juros em torno de 1% ao mês, mais acréscimos referentes a um índice de correção financeira; Uma forma recente de aquisição de veículos, que vem recebendo a atenção do empresariado, é a compra em grandes lotes, por meio de associações, cooperativas ou sindicatos; Os resultados obtidos são satisfatórios e, dependendo do tamanho do lote a ser adquirido, pode-se chegar a uma economia de até 45% do preço de cada veículo.

Gestão de Transporte e Frotas Bibliográfica, Fonte: VALENTE, Amir Mattar; NOVAES, Antonio Galvão; PASSAGLIA, Eunice; VIEIRA, Heitor. Gerenciamento de Transporte e Frotas. 2. Ed. rev. – São Paulo: Cengage Learning, 2008.