A Teoria sistêmica da administração Nathalia, Denivaldo, Rodolfo e |Ronam
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO A teoria geral da administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque desde a abordagem clássica até a abordagem sistêmica. A abordagem clássica havia sido profundamente influenciada por três princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências:
Princípios dominantes em quase todas as ciências e na Abordagem Clássica Reducionismo: É o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais Pensamento Analítico: A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples. Mecanicismo: é uma característica da Administração Científica onde as organizações eram vistas como um arranjo rígido, construídas a partir de um projeto e montadas como peças mecânicas.
Princípios dominantes na Abordagem Sistêmica Expansionismo: É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. Pensamento Sintético: Seria o oposto do pensamento analítico, porque ele trabalha direto com o todo construção das peças para montagem do mesmo. Teleologia: É o estudo do comportamento com a finalidade de alcançar objetivos que passou a influenciar poderosamente as ciências.
Cibernética e ADM Definição de cibernética, é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências.
Os sistemas cibernéticos apresentam três itens principais: São excessivamente complexos Probabilísticos São auto–regulados.
Principais Conseqüências da Cibernética na ADM:. Com a automação surgem fábricas auto geridas isto é, fábricas em que seus grupos de trabalho são formados por robôs, e a mão de obra humana é bem pouco explorada ou empregada
Teoria Geral dos Sistemas A TGS surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. Esta teoria não busca solucionar os problemas e nem tenta soluções práticas, mas sim produzir teorias ou conceitos que possam criar aplicações na realidade
Conceitos e características: Seria um grupo de elementos combinados, que formando um todo organizado pode obter uma maior resultado ou aproveitamento.
Parâmetros dos sistemas: Caracteriza-se um sistema por seus determinados parâmetros, isto é, parâmetros são constantes arbitrárias que se caracterizam por suas propriedades, o valor e a descrição.
Sistema aberto: O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente.
Modelo de Katz e Kahn Danel Katz e Robert L. Kahn desenvolveram um modelo de organização através da teoria dos sistemas à teoria das organizações. Para eles a organização como sistema aberto caracteriza-se pelos seguintes aspectos: Importação, Transformação, Exportação, Negentropia, Diferenciação, Equifinalidade, Limites ou Fronteiras.
Para Katz e Kahn, eficiência e eficácia organizacional seria: A eficiência refere-se a quanto de entrada de uma organização surge como produto e quanto é absorvido pelo sistema. A eficácia seria a procura da maximização do rendimento para a organização, por meios técnicos e econômicos, e por meios políticos.
Obrigado Uma ótima noite a Tod@s.